Permissão negada

Iniciado por Maurício Parkour, 05 de Abril de 2014, 21:52

tópico anterior - próximo tópico

Maurício Parkour

Então galera, estou começando agora com Ubuntu 13.04
Enfim...
Instalei o Ubuntu sem maiores problemas, mas como a maioria aqui em casa só aceitam usar o windows,
gostaria de passar o meu windows para ser prioritário no dual boot.

Vamos ao meu problema:
entre no terminal
sudo -i
digitei senha normalmente

passou a ser

root@maquina#:
dei o comando $cp/boot/grub/grub.cfg boot/grub/grub_bkp.sfg

e após isto editaria no gedit para mudar a opção do dual boot, porém quando entrei com o comando de backup, deu permissão negada mesmo após o boot, alguém poderia me auxiliar a corrigir tal erro?

Tota

Existe um erro em seu comando

O comando copy (cp) exige um espaço antes do endereço

Errado:

cp/boot/grub/grub.cfg boot/grub/grub_bkp.sfg

Certo:

cp /boot/grub/grub.cfg boot/grub/grub_bkp.sfg

E o caractere $ não faz parte do comando, ele apenas indica que o comando pode ser executado pelo usuario

Exemplo:

Usuario pode executar:
$ cp /boot/grub/grub.cfg boot/grub/grub_bkp.sfg

Apenas quem é root (sudo) pode executar:
# cp /boot/grub/grub.cfg boot/grub/grub_bkp.sfg

Em ambos os casos, o caractere $ e # não fazem parte do comando, não devendo ser digitados.

Leia o guia foca linux, gratuito, para saber mais sobre isto e sobre o comando copy

No Ubuntu 13.04 este arquivo grub.cfg não serve para ser editado (tem um alerta dentro dele avisando sobre o fato)

Isto era para o grub1, e seu Ubuntu usa o grub2, para editar o correto é o arquivo localizado em /etc/default com o moe grub, tento a seguinte sintaxe:

sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub_bkp

Lembrando ainda que o Linux não precisa o uso de extensões no nome do arquivo

E que no grub2, qualquer modificação no arquivo grub em /etc/default deve ser acompanhado do comando update-grub

[]'s

Renan Rischiotto

Olá,

Lembrando que o Ubuntu 13.04 já perdeu suporte. Seria apropriado instalar o Ubuntu 12.04 ou 13.10.

Abraços.