Duvidas sobre partições

Iniciado por Lurok, 01 de Abril de 2014, 01:28

tópico anterior - próximo tópico

Lurok

Olá, sou novo no fórum e também no Ubuntu. Eu instalei o sistema seguindo alguns tutoriais mas como sou meio paranóico quero ter certeza se o fiz de forma correta, se é necessário refazer a instalação ou modificações na atual.  

Minha duvida esta focada na criação de partições, gostaria de saber se esta correta.
Print das partições no programa "GParted": http://imagizer.imageshack.us/v2/1600x1200q90/716/6l67.png

Minha duvida não é apenas o tamanho delas mas também nas minhas escolhas de "Sistema de arquivos", "Ponto de montagem", se a partição de swap esta correta e também o pq de ter espaço não alocado. Eu armazeno meus arquivos em um HD externo então não preciso economizar espaço neste notebook...

Meu uso comum com este notebook é: Estudar, editores de texto, ouvir musicas e acessar alguns sites. Se for necessário outras informações é só falar, não tenho pressa e espero que não haja muitos erros de minha parte na criação do tópico.

Meu notebook:
HD 500 GB
RAM 4 GB
Processador core i3

Versão do Ubuntu: 13.10 Saucy Salamander (amd64)

Renan Rischiotto

Olá,

Basicamente você só precisa de 2 partições:

/ - com o tamanho quase inteiro do seu HD (se não for dual/multi boot), deixando 2GB para swap.

swap - uns 2GB

Quanto ao sistema de arquivos, sempre escolha o mais recente, atualmente é o ext4.

Em resumo, basta deixar que o Ubuntu faça automaticamente isso pra você quando for instalar.

Abraços.

Sergio Benjamim

Citação de: Renan Rischiotto online 01 de Abril de 2014, 01:57
Olá,

Basicamente você só precisa de 2 partições:

/ - com o tamanho quase inteiro do seu HD (se não for dual/multi boot), deixando 2GB para swap.

swap - uns 2GB

Quanto ao sistema de arquivos, sempre escolha o mais recente, atualmente é o ext4.

Em resumo, basta deixar que o Ubuntu faça automaticamente isso pra você quando for instalar.

Abraços.

Renan, a instalação automática do ubuntu cria 2 partições somente, swap e /.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

selvaking

Vc não precisa da partição /boot separada.
A memória utilizada pra SWAP deve ser no mínimo de 1 vez a 1,5 maior que sua memória RAM, ou seja, no seu caso de 4 a 6 GiB.
Isto é necessário caso vc queira mandar seu micro suspender ou hibernar.
Eu utilizaria uns 5 GiB. Que não é muita coisa num HD de 500 GiB. Só 1%.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Tota

Citação de: selvaking online 01 de Abril de 2014, 11:32
Vc não precisa da partição /boot separada.

Concordo.

É muito complicado manter uma pasta /boot separada, principalmente no Ubuntu ou distros que usam "testing".

Com as varias e constantes atualizações de kernel, a pasta /boot pode ficar sem espaço muito depressa exigindo conhecimentos avançados e um bom planejamento para se fazer /boot separada. ( ou não atualizar o kernel a toda hora, caso de servidores)

Renan Rischiotto

CitarRenan, a instalação automática do ubuntu cria 2 partições somente, swap e /.

Exato.

Lurok

Obrigado pelas respostas. Acho que vou refazer a instalação então é melhor tirar minhas duvidas agora, levando em consideração que vou usar apenas o Ubuntu, o que seria melhor pra mim?

Raiz: 100 gb
Swap: 5 gb ou colocar logo o dobro da minha ram?
Home: Restante do HD

Mantenho o Sistema de arquivos como "ext4"?
As partições devem ser logicas ou primarias?

Renan Rischiotto

/ - 20GB (não é necessário muito espaço, pois se você vai ter uma partição /home separada, os arquivos pessoais ficarão nela, a não ser que você vai instalar muitos programas)

swap - uns 4GB acho que ficaria bom.

/home - resto do HD.

Sistema de arquivos - ext4

Partição raiz (/) primária, /home lógica, swap lógica.

Mas eu ouvi falar* que esse negócio de /home separada não traz vantagem.

*Veja á partir de 21:20.

Tota

Se já usa o Ubuntu a muito tempo pode ser.

Se não usa o Ubuntu deixe o windows e tire ele depois. Ou instale o windows e use o Ubuntu em um pendrive por uns dois s três meses para conhecer bem o sistema.

Irá surgir um momento onde você não saberá o que fazer no Linux e o Windows vai te salvar. Deixe só Ubuntu para mais tarde.

O esquema proposto anteriormente deve ser o ideal para você.

Com dois discos, (assumindo que seu hdd tem pelo menos 320 vigas) dá para ficar com os dois sistemas sem problemas, já que o windows usa 30 gigas.

(Discordo do Renan só pelos dois discos em uso, se fosse um disco apenas concordaria)

SSD atual, aceita journaling sem problemas (como aceita NTFS 2 do win 7, que tem journaling), logo não se preocupe e use Ext4 no Linux pela segurança.

Como vai usar dois discos, esqueça partição estendida, não vai precisar.

[]'s

Lurok

Renan, ter a /home dentro da /raiz parece fazer sentido, alias eu guardo meus arquivos importantes e backups em um hd externo... para manter a /home dentro da /raiz é só não criar a /home?

Tota, é que tenho muitos problemas com o Windows neste notebook que variam de mal desempenho a problemas com minha chave OEM e Windows Update, e já notei muita diferença positiva com o uso do Ubuntu, além disso possuo também um desktop com Windows.

Renan Rischiotto

Citarpara manter a /home dentro da /raiz é só não criar a /home?

Isso.

Tota

Citação de: Lurok online 01 de Abril de 2014, 15:16
Tota, é que tenho muitos problemas com o Windows neste notebook que variam de mal desempenho a problemas com minha chave OEM e Windows Update, e já notei muita diferença positiva com o uso do Ubuntu, além disso possuo também um desktop com Windows.

Então, em bom paulistanês, "enfia o pé na jaca".... Vá só de Ubuntu.

Uma partição raiz no ssd

Uma /home no HDD

uma /Swap no HDD

Já que a maquina vai ficar "limpa", dê uma lida (para conhecer) sobre dm-cache => http://blog.kylemanna.com/linux/2013/06/30/ssd-caching-using-dmcache-tutorial/

Ele é muito parecido com o Fusion-Drive da Apple.

Lurok

Obrigado pela a ajuda de todos, vou anotar as dicas e aplica-las. O tópico pode ser fechado. o/