Planilha do LibreOffice abre no Ubuntu mas abenda LO no Windows

Iniciado por RamonB, 11 de Março de 2014, 10:33

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Sou usuário do LibreOffice há anos desde os tempos do Star Office (ou algo assim) da Sun, antes ainda do OpenOffice. Quando me aposentei, aposentei também o MS-Office e desde então o LibreOffice é a única suite de escritórios que uso.

Meu problema é o seguinte: eu tenho uma planilha grande no formato ODS. Ela tem 1.1 MBytes, com várias planilhas dentro dela (uma delas com mais de 6.000 linhas).

Eu consigo trabalhá-la no Ubuntu mas, quando vou no Windows e tento abri-la, começa a carregar e, no meio da carga, vem uma notificação de que "O LibreOffice parou de funcionar" e encerra o LO (abortando inclusive outras planilhas ou docs que eu tiver abertos naquele momento). A planilha é apenas grande e não tem nada "sofisticado" nela (tipo macros, p.ex.). Ou seja, ela só tem algumas coisas tipo formatações condicionais, cálculos totalizadores que contam conteúdo de células, etc.

Já tentei gravar a planilha no formato XLS para ver se conseguia ler no Windows mas ao salvá-la no Ubuntu veio uma mensagem (não lembro exatamente o conteúdo mas dizia algo do tipo que a planilha não foi salva inteira).

Eu evito trabalhar com o XLSX e o DOCX do LO porque já aconteceu de ele não salvar corretamente os arquivos (perde formatos, salva com alguns errinhos, etc) mas mesmo assim tentei. Consegui abrir tanto no Ubuntu quanto no Windows mas veio com erros (formatos, bagunça nas anotações das células, etc).

Isto já aconteceu com alguém que tenha uma dica para me ajudar? (*rs* ==> Não vale dizer para usar só no Ubuntu por 2 razões: (1) isso pode ser uma indicação de que a planilha está corrompida e, se eu continuar trabalhando com ela só no Ubuntu, de repente pode aparecer o erro também nesse SO; (2) de vez em quando eu passo a planilha para uma pessoa que só tem Windows.)

Ou tem alguma forma/ferramenta de verificar a planilha para ver se ela tem algum problema de integridade?

Grato e um abraço.


Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Sergio Benjamim

Não se salva em xls (ou eventualmente em doc e ppt, para textos e apresentações), pois esse formato é legado e nem a Microsoft suporta atualmente (tente editar no office online deles, para descobrir o que estou falando). Sem contar esse formato tem menos recursos que o ODF, naturalmente haverá perdas, até nos M$ Office mais antigos havia perda na hora da conversão do xlsx para xls.

Está usando exatamente quais versões no ubuntu e no windows? Está usando a versão oficial, de repositórios ou o download do site, no ubuntu?

Provavelmente o erro está no Libre, não no seu arquivo. Mesmo usando versões iguais mas em plataformas diferentes pode ocorrer algo inesperado ou ter um comportamento diferente. Um tempão atrás eu conseguia lidar com desenhos vetoriais do tipo .svg dentro de documentos .odt, mas na hora de passar para o windows não aparecia as figuras. E usava a mesma versão do Libre tanto no ubuntu como no windows.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

RamonB

Sergio Benjamim, antes de mais nada, obrigado pela resposta.

Estou usando o LibreOffice 4.2.2.1 no Ubuntu e o 4.2.0.4 no Windows. No Ubuntu, a versão vem do repositório http://ppa.launchpad.net/libreoffice/ppa/ubuntu.

Quanto ao XLS (e DOC ou PPT) eu de fato não os uso. Só quando tenho que passar o arquivo para outra pessoa que não tem LibreOffice. Normalmente, uso ODS e ODT. E o arquivo que está dando problema (o que abro no Ubuntu mas aborta o LO no Windows) está em ODT.

Quando a Microsoft anunciou que não daria mais suporte a XLS e DOC, comecei a usar os formatos XLSX e DOCX para passar arquivos para outras pessoas. Mas começou a dar problemas (no DOCX, havia alteração de estilos de formatação, inserção de <tabs> em notas de rodapé e opção de mostrar alterações ativada que eu não conseguia desativar). Por isso, desisti de usar o formato.

Quanto ao meu problema, vou continuar testando e, se conseguir resolver, posto aqui.

Um abraço e mais uma vez obrigado.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Sergio Benjamim

Atualize a versão do windows, pode ser esse o problema.

Uma dica: as versões 4.x.4 à 4.x.6 ou eventualmente 4.x.7 são mais estáveis, há mais correções de bugs.

Esses docx da vida também são problemáticos... existe um negócio chamado ooxml, que é um segundo padrão de documentos aprovado pela ISO (com muita controvérsia). Teoricamente a M$ deveria estar usando esse formato no docx, pptx e xlsx. Mas até hoje eles usam uma versão parecida... e essa versão é menos documentada do que o ooxml. Então ninguém consegue implementar 100% esses documentos, com excessão da M$.

Passa em formato ODF para seus colegas, e peça para instalar o libreoffice. É de graça e não machuca ninguém. Sem contar que o ODF é padrão aprovado pela ABNT, teoricamente tinha que ser o formato padrão no Brasil.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Agora que fui notar, a TDF está usando os termos "Stable" e "Fresh" para diferenciar o libre estável do não tão estável. Prefira as versões "Stable".
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !