Configuração servidor DHCP

Iniciado por LucasSux, 26 de Fevereiro de 2014, 20:30

tópico anterior - próximo tópico

LucasSux

Boas amigos ,
como já tentei diversas formas e tutoriais , todos sem sucesso , decidi fazer de forma diferente,
formatei o meu sistema do servidor (Ubuntu v13.04) para começar novamente.

Recebo internet (gvt) de um modem powerbox, meu servidor tem 2 placas de rede , quero usar uma pra receber internet , e a outra para enviar ip para outras máquinas ..
configuração local é a seguinte.

O modem envia IP na faixa : 192.168.25.1~192.168.25.244
máscara de subrede : 255.255.255.0
gateway : 192.168.25.1

A ideia é que esse servidor seja configurado para receber a internet e enviar para outras máquinas com algumas restrições , exemplo :facebook..
inicialmente ficarei satisfeito se conseguir fazer que ele receba internet ( não precisa ser ip fixo) , e envie para outras máquinas..

LucasSux

Caso seja necessário alguma outra informação por favor deixem aqui que eu providencio.

zekkerj

Citação de: LucasSux online 26 de Fevereiro de 2014, 20:30
Boas amigos ,
como já tentei diversas formas e tutoriais , todos sem sucesso , decidi fazer de forma diferente,
formatei o meu sistema do servidor (Ubuntu v13.04) para começar novamente.

Recebo internet (gvt) de um modem powerbox, meu servidor tem 2 placas de rede , quero usar uma pra receber internet , e a outra para enviar ip para outras máquinas ..
configuração local é a seguinte.

O modem envia IP na faixa : 192.168.25.1~192.168.25.244
máscara de subrede : 255.255.255.0
gateway : 192.168.25.1

A ideia é que esse servidor seja configurado para receber a internet e enviar para outras máquinas com algumas restrições , exemplo :facebook..
inicialmente ficarei satisfeito se conseguir fazer que ele receba internet ( não precisa ser ip fixo) , e envie para outras máquinas..

Vc sabe que isso não é necessário, não? Seu powerbox é mais que capaz de fazer esse serviço pra você.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

g4p

Você quer utilizar o serviço de Squid transparent no caso?

Vai ser necessário o uso das 2 placas de rede, uma configurada com a rede local do próprio modem e a outra para participar da rede das estações isolada.

Ex:

eth0: 192.168.1.0 = Internet
eth1: 192.168.2.0 = Rede Local

As duas placas de rede podem ser IP Fixo.

Você vai precisar compartilhar a interface eth0, para que a eth1 também tenha acesso a internet. Redireciona os pacotes que chegarem na eth1 na porta 3128 para porta 80. Depois roda o Squid com seus bloqueios. Roda um serviço de DHCP com range na rede 192.168.2.0 setando o gateway para a máquina servidor.

Ta feito.

LucasSux

sim , dessa forma irei receber internet normal em uma placa de rede , e enviar para as máquinas que estarão como cliente do meu server em outra?

Arthur Bernardes

Se você não dispor de duas placas de rede, dá pra usar uma "virtual ethernet", já usei aqui sem problemas e pode defini-la no arquivo /etc/network/interfaces

Código (/etc/network/interfaces) Selecionar
auto eth1:0
iface eth1:0 inet static
address 192.168.1.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.1.0
broadcast 192.168.1.255

Lembre-se que o nome da interface antes do :0, tem que ser sua interface física!

Pode descobri-la com o ifconfig -a