Baixo desempenho ao desconectar a fonte do notebook/Ubuntu 13.10

Iniciado por teocabrall, 24 de Fevereiro de 2014, 12:43

tópico anterior - próximo tópico

teocabrall

Bom dia pessoal,

Recentemente fiz a instalação do ubuntu 13.10 no notebook LG S460.

Após muito pelejo, consegui fazer funcionar o dual boot com o windows 8 na uefi.

Após a instalação do ubuntu, percebi que o sistema ficou notavelmente lento, mas após analisar um pouco mais, percebi que só ficava lento quando eu desconectava a fonte do notebook. Quando o notebook está carregando, o sistema voa, mas assim que tiro a fonte, o desempenho é péssimo.

Já instalei o laptop-mode-tools e o TLP, porém nenhum dos dois resolveu o meu problema.

Não sou nenhum gênio do linux, sou apenas um iniciante precisando de uma força.
Alguma idéia?

rihoem

Instale o pacote cpufreq-utils (sudo apt-get install cpufreq-utils), rode o comando 'sudo cpufreq-info' e reporte o resultado aqui.

Apesar de não ser o comportamento mais recomendado, talvez o laptopmode esteja deixando a cpu sempre no mínimo ("powersave"), o que prejudica o comportamento.

Se confirmada a hipótese, podemos trabalhar para corrigir isso.

Aproveite e rode o comando 'sudo cpufreq-set -g ondemand', que vai restaurar o comportamento padrão do processador, e veja se o desempenho melhora.

teocabrall

Rihoem,

Instalei o pacote "cpufrequtils indicator-cpufreq". (apt-get install cpufrequtils indicator-cpufreq)

E coloquei o indicator-cpufreq como aplicativo de sessão para carregar junto a inicialização do sistema. Assim, quando o sistema carrega, o indicator-cpufreq sobre junto e cria um ícone na bandeja do sistema, nesse ícone eu posso alterar os modos de execução dos clocks do processador, "moderado","sob demanda","economia de energia" e "Desempenho". Além disso posso definir manualmente qual a capacidade do processamento eu quero. Conforme você me explicou, selecionei a opção Sobre demanda, e o sistema está funcionando perfeitamente com ou sem a fonte.

Problema resolvido.

Muito obrigado, sua dica foi valiosa.

Abraço.

rihoem

Que bom que deu certo.

Mas fica uma dica quanto aos pacotes que você instalou. Até onde eu sei, o TLP entra em conflito com o laptopmode-utils, de modo que é recomendável deixar apenas um deles (talvez foi daí que surgiu o problema). Pessoalmente recomendo o TLP, pois é mais simples e menos problemático. Para desinstalar o laptopmode, use o comando 'sudo apt-get remove --purge laptopmode-utils' e reinstale o TLP para garantir que as configurações dele estejam corretas.

Falo isso pois o laptopmode não é muito bem visto no Ubuntu por problemas do passado, e o TLP parece ser um sucessor mais preparado. Mais do que isso, deixar o processador em 'on demand' sempre, mesmo na bateria, é mais recomendável. O modo 'powersave' na verdade não economiza tanta energia, e o sistema fica muito lento. Deixando em 'on demand', pelo que eu li a respeito, acaba economizando mais energia.

Valeu

teocabrall

Pois é,

tinha instalado os dois antes, tinha ficado um lixo, ai percebi o conflito.

Mas ai depois que abri o tópico, desinstalei ambos e depois instalei somente o pacote que você me falou.

Agora ficou perfeito.

Mais uma vez, obrigado.

platao

Dica extra* vc tbm pode desligar uma nucleo ou mais do seu processador multi-core se vc quiser, para economizar bateria quando estiver fora da tomada, pode baixar a frequencia para 800mhz desligar um ou mais nucleos;

no terminal;

sudo su

agora coloque esse comando;

echo 0 >> /sys/devices/system/cpu/cpu1/online

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rihoem

Citação de: platao online 24 de Fevereiro de 2014, 19:21
Dica extra* vc tbm pode desligar uma nucleo ou mais do seu processador multi-core se vc quiser, para economizar bateria quando estiver fora da tomada, pode baixar a frequencia para 800mhz desligar um ou mais nucleos;

no terminal;

sudo su

agora coloque esse comando;

echo 0 >> /sys/devices/system/cpu/cpu1/online

Uma coisa que me intriga é não haver esse tipo de gerenciamento automaticamente, seja pelo próprio sistema ou no processador. Muitas vezes mesmo no ócio, dá para desligar alguns núcleos sem prejuízo.

Bom, discussões à parte, valeu pela dica. Dessa eu nem sabia. Você sabe dizer se há alguma diferença para processadores com núcleos virtuais? No meu caso, meu processador tem 2 núcleos físicos mas 4 virtuais.  Eu teria que desligar os dois últimos?