Baixo desempenho ao desconectar a fonte do notebook/Ubuntu 13.10

Iniciado por teocabrall, 24 de Fevereiro de 2014, 12:43

tópico anterior - próximo tópico

teocabrall

Bom dia pessoal,

Recentemente fiz a instalação do ubuntu 13.10 no notebook LG S460.

Após muito pelejo, consegui fazer funcionar o dual boot com o windows 8 na uefi.

Após a instalação do ubuntu, percebi que o sistema ficou notavelmente lento, mas após analisar um pouco mais, percebi que só ficava lento quando eu desconectava a fonte do notebook. Quando o notebook está carregando, o sistema voa, mas assim que tiro a fonte, o desempenho é péssimo.

Já instalei o laptop-mode-tools e o TLP, porém nenhum dos dois resolveu o meu problema.

Não sou nenhum gênio do linux, sou apenas um iniciante precisando de uma força.
Alguma idéia?

rihoem

Instale o pacote cpufreq-utils (sudo apt-get install cpufreq-utils), rode o comando 'sudo cpufreq-info' e reporte o resultado aqui.

Apesar de não ser o comportamento mais recomendado, talvez o laptopmode esteja deixando a cpu sempre no mínimo ("powersave"), o que prejudica o comportamento.

Se confirmada a hipótese, podemos trabalhar para corrigir isso.

Aproveite e rode o comando 'sudo cpufreq-set -g ondemand', que vai restaurar o comportamento padrão do processador, e veja se o desempenho melhora.

teocabrall

Rihoem,

Instalei o pacote "cpufrequtils indicator-cpufreq". (apt-get install cpufrequtils indicator-cpufreq)

E coloquei o indicator-cpufreq como aplicativo de sessão para carregar junto a inicialização do sistema. Assim, quando o sistema carrega, o indicator-cpufreq sobre junto e cria um ícone na bandeja do sistema, nesse ícone eu posso alterar os modos de execução dos clocks do processador, "moderado","sob demanda","economia de energia" e "Desempenho". Além disso posso definir manualmente qual a capacidade do processamento eu quero. Conforme você me explicou, selecionei a opção Sobre demanda, e o sistema está funcionando perfeitamente com ou sem a fonte.