Geração Ubuntu: a morte do movimento Software Livre no Brasil

Iniciado por Sergio Benjamim, 11 de Fevereiro de 2014, 09:10

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Artigo bacana de ler e refletir.

CitarEsta é uma constatação dolorida, triste, daquelas que deixam marcas na alma, como toda morte: o movimento Software Livre morreu. Ao menos no Brasil. Não me entenda mal, estou me referindo ao movimento, não há mais movimento, não há mais ativismo organizado. Alguns "quixotes" continuam na sua ébria redoma de purismo atacando os moinhos de vento, nada mais. [...]

Mais:

É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Turritopsis nutricula

Se teve que morrer foi melhor assim!
Antes do Ubuntu tinha era que decorar um monte de comando e compilar por conta própria coisas que não tinham nos repositórios!
Os puristas xiitas reclamam dos repositórios PPA, mas eles facilitaram a vida dos desenvolvedores e dos usuários. Hoje eu uso LibreOffice 4 no Ubuntu 12.04 LTS.

E eu já percebi que tudo que faz sucesso no mundo da informática, os xiitas criticam. Antigamente atacavam o Windows. Agora é o Windows e Ubuntu. Ninguém chuta cachorro morto colegas.

Não preciso ficar indo em fórum ou irc pra ficar pedindo ajuda. Agora sou quase autossuficiente.

agente100gelo

Havia um grupo que queria mudar o mundo através do software livre. Incentivar outras pessoas a aprenderem.
Eu era deste grupo mas hoje quero apenas que o danado do computador funcione.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

assembler

Citação de: Sergio Benjamim online 11 de Fevereiro de 2014, 09:10
Artigo bacana de ler e refletir.

CitarEsta é uma constatação dolorida, triste, daquelas que deixam marcas na alma, como toda morte: o movimento Software Livre morreu. Ao menos no Brasil. Não me entenda mal, estou me referindo ao movimento, não há mais movimento, não há mais ativismo organizado. Alguns "quixotes" continuam na sua ébria redoma de purismo atacando os moinhos de vento, nada mais. [...]

Mais:

Quando realmente existiu software livre?
Richard Stallman recomenda tanto a GPL e faz uma versão do emacs pra windows? referências:http://www.gnu.org/software/emacs/windows/
                                                                                                                                http://br-linux.org/linux/deraadt-sobre-stallman-mentiroso-hipocrita

Turritopsis nutricula

Se dependesse do Richard Stallman, o Gnu/Linux só seria uma tela preta com linhas de comando. Ele criou a GPLv3 só de birra.
Tudo que é novo no mundo Linux, xiitas fazem birra até aceitar.

Fui no irc do Debian só de teste perguntar ajuda sobre o comando badblocks. O cara disse assim mesmo "se vira!"

Se fosse no fórum do Ubuntu ou o finado Kurumin seria diferente a resposta.
Citação de: Renan Rischiotto online 12 de Fevereiro de 2014, 19:28
Citarhoje quero apenas que o danado do computador funcione

+1

Uso o Linux porque é de graça e não tenho dinheiro para comprar o Windows, que tem muito mais suporte e facilidades.
Depende da distro. Procurar ajuda em português para o Fedora é um parto. A comunidade BR dele dificilmente alguém dá resposta. Agora se tu pedir ajuda para o o Ubuntu e depois o Debian, tá recheado de ajuda. Sites como OMG! Ubuntu e Webupd8 são uma mão na roda! Ou é isso ou é Windows e Mac OSX

assembler

Citação de: Turritopsis nutricula online 12 de Fevereiro de 2014, 19:33
Se dependesse do Richard Stallman, o Gnu/Linux só seria uma tela preta com linhas de comando. Ele criou a GPLv3 só de birra.

Existiu realmente Gnu/Linux?
Linus Torvalds disse que "De certo modo, espero que a admissão de que pode haver diferenças de opinião acabe com tensões estúpidas, e que a FSF possa até parar de usar o nome GNU/Linux."

Alan Cox disse que "Não existe GNU/Linux... O Linux não é um projeto da FSF, a maioria de seus desenvolvedores não crê na orientação política da FSF, e o Linus escolheu originalmente esta licença por acreditar que ela era adequada ao projeto, e não por ser um fã do Manifesto GNU." referência:http://br-linux.org/linux/gplv3-o-linuxjournal-perguntou-direto-a-fonte-stallman-torvalds-alan-cox-hartman-morton-e-miller

Turritopsis nutricula

Torvalds tá ganhando muito dinheiro com o Kernel. E falar Gnu/Linux é feio pra caramba! O nome Linux tem uma sonoridade melhor que a do Gnu.
Citação de: agente100gelo online 12 de Fevereiro de 2014, 19:23
Havia um grupo que queria mudar o mundo através do software livre. Incentivar outras pessoas a aprenderem.
Mas existe pessoas que querem aprender. Estão estudando ciência da computação, sistemas de informação, engenharia da computação, análise e desenvolvimento de sistema...
Citação de: assembler online 12 de Fevereiro de 2014, 19:39

Existiu realmente Gnu/Linux?
Linus Torvalds disse que "De certo modo, espero que a admissão de que pode haver diferenças de opinião acabe com tensões estúpidas, e que a FSF possa até parar de usar o nome GNU/Linux."

Alan Cox disse que "Não existe GNU/Linux... O Linux não é um projeto da FSF, a maioria de seus desenvolvedores não crê na orientação política da FSF, e o Linus escolheu originalmente esta licença por acreditar que ela era adequada ao projeto, e não por ser um fã do Manifesto GNU." referência:http://br-linux.org/linux/gplv3-o-linuxjournal-perguntou-direto-a-fonte-stallman-torvalds-alan-cox-hartman-morton-e-miller
Se o linux-libre substituísse o Linux original que contêm binary blobs estaria nele. No dia que os crackers fizerem engenharia reversa de todos binary blobs do Linux e colocarem 100% funcional, tendo a mesma qualidade que a versão fechada estarei nele.

Sergio Benjamim

hoje quero apenas que o danado do computador funcione

+1

Uso o Linux porque é de graça e não tenho dinheiro para comprar o Windows, que tem muito mais suporte e facilidades.

Me dá uma dor no coração toda vez que eu vejo uma argumentação desse tipo. Se é para usar algo de graça, então usa uma versão pirata do janelas ué...

Nada nesse mundo é de graça. Alguém pagou de alguma forma todo o desenvolvimento do Linux e outros softwares para você usar de graça. Seja por linha de códigos, doações, apoio e etc...

Não querendo ofender, mas esse pensamento não é muito sanguessuga/parasitário?

E pode parecer que não, mas se você pensar bem, você não recebe nenhuma distro Linux de graça, pois você vai perder um tempo aprendendo a usar, vai interagir com a comunidade, vai fazer perguntas relevantes em fóruns e responder também. Ou seja, o tempo que nós "perdemos" aqui no fórum é como uma forma de pagamento. Você vai despender um tempo que poderia estar usando para outra coisa. E tempo é dinheiro!

Fica outro artigo para refletirmos:

Ubuntu: inimigo nº 1 do software livre no Brasil

Concordo com alguns pontos do autor. A filosofia está se esvaindo...

Acho que nem precisa concordar totalmente com a filosofia do software livre, mas é importante conhecer pelo menos... a ponto de saber a diferença do "de graça" e software livre.

Meu intuito não é dar lição de moral, mas fica um negócio para a gente refletir.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

irtigor

Turritopsis nutricula

Citação de: irtigor online 13 de Fevereiro de 2014, 02:21
Ele criou a GPLv3 só de birra.

Não, entre outras coisas, a GPLv3 impede tivoization.
Então o que Stallman está esperando para terminar o Gnu Hurd hein?

platao

Para mim nao mudou nada, a unica coisa que ja ouvi e que os desenvolvedores do kernel e do debian dizem e que falta gente nova para manter o kernel, sao sempre os mesmos, e que ja estao ficando velhos ; ) ... sempre vai ter gente entrando e saindo de projetos colaborativos, o que o pessoal quer mesmo é aparecer, esta cheio de projetos interessantes para se engajar, e estao sempre querendo criar um "novo".

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rruella

Citação de: agente100gelo online 12 de Fevereiro de 2014, 19:23

+1
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

kenner

Li o texto e discordo. O que o Ubuntu fez foi apenas "abocanhar" a parcela que não se interessaria de forma alguma pelo software livre por suas definições. Quem buscava as filosofias e o aprendizado gerados pelos softwares open source não deixaram seus princípios de lado devido a nada disso.

Confesso que de início essa popularização do Ubuntu causa uma certa estranheza e um certo receio, mas é só pensar que sempre existiram dois grupos, os aventureiros e os persistentes.

Os aventureiros eram aqueles que testavam uma distro linux, simpatizavam, mas por algum motivo voltavam para o windows.
Os persistentes eram aqueles que testavam uma distro linux, simpatizavam, pesquisavam sobre a filosofia open source e descobriam um mundo novo.

Hoje as duas classes ainda existem, só que os motivos que os "aventureiros" tinham para voltar ao windows aos poucos estão sendo eliminados. Hoje em dia temos suporte (quase) total a todos os tipos de hardware, um suporte crescente aos jogos e extrema facilidade no que diz respeito aos codecs de mídia.

Turritopsis nutricula

O Ubuntu deu sucesso porque a Canonical aprendeu que o sistema tem que se adaptar ao povo e não o inverso.

Imagine se pra eu usar roupas novas eu teria obrigatoriamente ter que aprender a costurar?