Placa de vídeo

Iniciado por maurilo25, 13 de Fevereiro de 2014, 12:04

tópico anterior - próximo tópico

maurilo25

Estou usando o ubuntu 13.10 (64bits) no notebook Dell Inspiron 14r 3660 com a placa de vídeo NVIDIA GeForce®; GT 730M DDR3 com 2GB;Tecnologia NVIDIA® Optimus. No windows, temos que ativar a placa de vídeo dedicada, mas no ubuntu não estou conseguindo fazer isso. Estou usando apenas a onboard.
Alguma dica pra ativar a placa dedicada no ubuntu também?

Grato

Sergio Benjamim

Você tem que instalar o driver nvidia-319-updates e o bumblebee, para poder fazer uso das duas placas.

Daí você tem que configurar 2 arquivos, /etc/bumblebee/bumblebee.conf e /etc/bumblebee/xorg.conf.nvidia (esse último não precisei alterar, depende de cada situação). Tem que adicionar seu usuário no grupo bumblebee também: sudo su -c "useradd -G bumblebee USERNAME" , onde USERNAME é o seu nome de usuário.

O passo à passo bem detalhado se encontra neste link:

Nvidia Optimus on Linux

Depois disso, você tem que chamar o programa que você quer que use a placa da nvidia pelo terminal, com o auxílio dos comandos optirun ou primusrun. Por exemplo, eu chamo o dolphin-emu (emulador de game cube) assim:

primusrun dolphin-emu

Você pode alterar as entradas dos menus com o Alacarte, ou criar um atalho no desktop, para rodar o programa sem precisar do terminal.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Sergio Benjamim

Dá uma editada no título desse tópico, "placa de vídeo" é muito genérico  ;)

Sergio Benjamim

Olha como é importante a questão do título: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111363.0.html

Fica fácil procurar solução no fórum com um título auto-explicativo, e evita tópico repetido.