Suporte do H.264 no Firefox - Ubuntu 14.04

Iniciado por Sergio Benjamim, 20 de Maio de 2014, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

Sergio Benjamim

Fui descobrir isso por estar tendo problemas de alto uso de processamento em vídeos que usam html5 do youtube. Meu processador chega à 120% ou mais quando escolho usar o HTML5 no lugar do Flash, a temperatura aqui passa dos 80ºC fácil. Daí vasculhando na web, descobri que não o único: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=970308.

A Mozilla incluiu suporte ao H.264, muito usado em vídeos que usam html5 no youtube e outros sites, através do gstreamer0.10-ffmpeg, isso já faz um tempo. Provavelmente o problema que tenho está nele, ou dentro do código do firefox que conversa com esse pacote.

Daí fui testar no ubuntu 14.04, e para minha surpresa o processador parou de esquentar tanto, o uso da CPU foi bem menor nos vídeos do youtube. Quando entrei no youtube.com/html5, me deparei com o H.264 desabilitado. A resposta para isso se deve ao pacote gstreamer0.10-ffmpeg não estar mais presente no Ubuntu 14.04. No lugar dele, o gstreamer1.0-libav que vem no repositório deveria substituir, já que o libav é um fork do ffmpeg.

Você pode instalar o gstreamer0.10-ffmpeg por meio de um PPA, se um programa seu reclamar da falta deste pacote (como o Arista):

sudo add-apt-repository ppa:mc3man/trusty-media
sudo apt-get update
sudo apt-get install gstreamer0.10-ffmpeg

Obs: Tirei a dica daqui

Eu testei aqui, funcionou, voltei a poder ver a maioria dos vídeos do youtube, mas... com o mesmo problema da CPU esquentar muito. Então fica a dica, quem não for usar Flash e usar HTML5 no lugar prepara o cooler :)

Outra solução para o Firefox é esperar sair a versão 30, parece que foi implementado o suporte ao GStreamer 1.0 e libav para decodificar o H.264: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=806917. Mas essa versão só sai em Junho...

Edit: Só para agregar, tem uma análise aqui mostrando a história do ffmpeg e do libav, prós e contras de cada um, e as "tretas" por trás. Talvez seja melhor ideia usar o ffmpeg no futuro, isso se criarem um gstreamer1.x-ffmpeg, pelo que parece o GStreamer dá preferência pelo libav. Basicamente, o ffmpeg acaba pegando todas as modificações do libav e incorporando no próprio código, então parece que ele tem mais recurso.

Edit2: Mais: http://askubuntu.com/questions/432542/is-ffmpeg-missing-from-the-official-repositories-in-14-04
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !