Lubuntu 10.04: ressuscitando computadores mortos

Iniciado por xluisfernando, 11 de Janeiro de 2014, 11:49

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Uma tempestade acontecida na semana passada estragou cinco computadores do setor. Como os mesmos foram para a manutenção, para não ficar sem nada, resolvi olhar o depósito e vi algumas máquinas empoeiradas.

Comecei ligando as mesmas e vi que uma delas passou do teste da bios. Então, analisei essa máquina e vi que era uma Celeron D, montado numa placa VIA com 256MB de memória DIMM, que estava com uma etiqueta de danificado.

Lembrando que o kernel 3.0 marcou o fim do suporte a coisas antigas, baixei a imagem do Lubuntu 10.04 e usei como live-usb (tentei antes com o ubuntu 12.04LTS, mas o vídeo ficou distorcido e absurdamente lento...).

Fiz a instalação e ao conclui-la constatei que o tempo de carregamento do sistema, depois do carregamento da memória é de 20 segundos, já pronto para uso. O comportamento do sistema é tranquilo e só lembramos as limitações quando abrimos mais de duas janelas de aplicativos (256MB... até celular chines tem mais que isso)

Conclusão: Se você tem um PC velho encostado e precisa de uma opção básica de acesso (facebook para filhos, edição de textos e navegação na internet), é bom considerar isso antes de gastar com um aparelho novo.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Turritopsis nutricula

Cara... se você quizer ressuscitar computadores velhos, te recomendo o Debian pra isso. Ele possui Kernel até pra um 486.

julianofischer

Existem várias distribuições que são ótimas para computadores antigos.
Lubuntu é uma delas!

Puppy e VectorLinux também. =)

zoroastro