Qual melhor distro para servidores

Iniciado por Marcelo_walmart, 06 de Janeiro de 2014, 09:41

tópico anterior - próximo tópico

Marcelo_walmart

Citação de: zekkerj online 07 de Janeiro de 2014, 11:56
O Samba simula a rede do Windows. Então vc só precisa instalar o samba se quiser simular um servidor windows.

No meu caso só vou trabalhar com linux mesmo.
Então no caso primeiramente eu instalo o linux na máquina que vai ser o servidor certo tipo o ubuntu server, mas já vou avisando
vou instalar ambiente gráfico nele também, hehehe.
depois de instalado o sistema qual seria o próximo passo ?

Tota

Ja foi dito.

Instalar o samba (já deve vir instalado)

O samba utiliza o protocolo de redes criado pela Microsoft, mas não tem nada a ver com uma rede windows, é só o protocolo.

Assim, maquinas "convidadas" ou que rodem Windows poderão ter acesso à sua rede Linux

Criar os grupos de trabalho e suas pastas

Criar os usuários nos grupos

Definir as quotas de disco a cada um

Verificar as permissões de usuários e grupos

Instalar os periféricos (impressoras, scanners, tornos CNC, microscópio eletrônico de varredura, sistema de monitoramento por câmeras, etc.)

Testar o sistema

Se tudo ok, criar os links necessários nas maquinas da rede, tanto de rede como de compartilhamento

Configurar o firewall (iptables) para que um usuário/grupo não "veja" as pastas as quais não têm permissão

Checar o acesso à internet dos usuários com credenciais para isto

Instalar os pacotes de programas que rodarão no servidor

Definir políticas de backup do servidor e das maquinas da rede

Testar tudo novamente e se ok colocar em produção (disponibilizar o servidor na rede)

Marcelo_walmart

sim Tota mas ai é que tá, eu não manjo dessas coisas de grupos de trabalho e coisa e tals
preciso de ajuda nesse sentido.
Instalar o Ubuntu eu sei, mas dai a criar a rede e coisa e tal é que eu não sei, não manjo de criar os
grupos, dar permissões aos grupos e ou outros é para isso que estou pedindo ajuda.

gustavmahler

Estou usando Ubuntu Server 13.10 num servidor HP Proliante G7 N54l estou satisfeito...