Nao consigo detectar rede wi-fi no Ubuntu

Iniciado por obelix75, 25 de Dezembro de 2013, 11:11

tópico anterior - próximo tópico

obelix75

Boas pessoal,

Sou novo por aqui e é a primeira vezes que instalei um Ubuntu no computador.

Instalei o Ubuntu 12.04 LTS no meu computador (Fujitsu Siemens Amilo Li 1818) o ubuntu funciona bem mas nao detecta redes de wi-fi (o botao esta ligado para ligar o wi-fi) e por cabo consigo ligar a internet.

Alguem me pode ajudar?

Obrigado
Leonel

jkmsjq

Olá.

Digite cada comando a seguir, um por um, no terminal (Ctrl + Alt + T), e poste aqui o resultado completo de cada comando aqui no fórum:

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

obelix75

Citação de: jkmsjq online 25 de Dezembro de 2013, 14:37
Olá.

Digite cada comando a seguir, um por um, no terminal (Ctrl + Alt + T), e poste aqui o resultado completo de cada comando aqui no fórum:

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nm-tool
rfkill list wifi

*-network               
       description: Ethernet interface
       produit: RTL-8139/8139C/8139C+
       fabriquant: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       identifiant matériel: 5
       information bus: pci@0000:06:05.0
       nom logique: eth0
       version: 10
       numéro de série: 00:03:0d:5d:7e:0f
       taille: 100Mbit/s
       capacité: 100Mbit/s
       bits: 32 bits
       horloge: 33MHz
       fonctionnalités: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too driverversion=0.9.28 duplex=full ip=192.168.2.101 latency=32 link=yes maxlatency=64 mingnt=32 multicast=yes port=MII speed=100Mbit/s
       ressources: irq:16 portE/S:2000(taille=256) mémoire:b0200000-b02000ff

lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

eth0      Link encap:Ethernet  HWaddr 00:03:0d:5d:7e:0f 
          inet adr:192.168.2.101  Bcast:192.168.2.255  Masque:255.255.255.0
          adr inet6: fe80::203:dff:fe5d:7e0f/64 Scope:Lien
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Metric:1
          Packets reçus:4849 erreurs:0 :0 overruns:0 frame:0
          TX packets:3514 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 lg file transmission:1000
          Octets reçus:5964296 (5.9 MB) Octets transmis:448083 (448.0 KB)

lo        Link encap:Boucle locale 
          inet adr:127.0.0.1  Masque:255.0.0.0
          adr inet6: ::1/128 Scope:Hôte
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Metric:1
          Packets reçus:144 erreurs:0 :0 overruns:0 frame:0
          TX packets:144 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
          collisions:0 lg file transmission:0
          Octets reçus:13391 (13.3 KB) Octets transmis:13391 (13.3 KB)

NetworkManager Tool

State: connected (global)

- Device: eth0  [Connexion filaire 1] ------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            8139too
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:03:0D:5D:7E:0F

Capabilities:
    Carrier Detect:  yes
    Speed:           100 Mb/s

Wired Properties
    Carrier:         on

IPv4 Settings:
    Address:         192.168.2.101
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         192.168.2.1

DNS:             192.168.2.1

rfkill list wifi - nao me da nenhuma informaçao

Obrigado

galactus

Olá Leonel. Essa placa de Rede Wifi é da Sis! Só vai funcionar no Ubuntu usando o Driver do Windows XP através do ndiswrapper.

Se o Driver ainda estiver disponível no site da Sis, baixe a versão sis163uhttp://www.sis.com/download/.

Depois você vai ter que usar o terminal para fazer alguns passos nem tão simples para fazer essa placa funcionar.

As pessoas que resolveram o problema seguiram as dicas do Wiki do Ubuntu ou do Fórum da França:

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam/Old/FujitsuAmiloLi1818  (instruções no final da página, em "Notes", tudo em Inglês)

http://forum.ubuntu-fr.org/viewtopic.php?pid=8793071 (é a primeira resposta, mostra de maneira mais clara os comandos para fazer esse driver funcionar)

http://forum.ubuntu-fr.org/viewtopic.php?pid=10410561

Já tentou outras versões mais recentes do Ubuntu, pra ver se ela não funciona logo de primeira?

Boa sorte!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

zekkerj

galactus, onde vc viu adaptador wireless na máquina dele? Eu só vi uma placa RTL8132 cabeada, que aliás só é usada em máquinas desktop montadas, não em máquinas fabricadas ou  Notebooks.

obelix75, vc tem mesmo algum adaptador wireless em sua máquina?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

galactus

Meu caro zekkerj, eu não vi nada listado também. Assim como o pessoal dos tópicos que coloquei os links acima. Você sabe que não vai mostrar nada se nem foi carregado nenhum módulo do kernel.  Já passei por uma dessas também. A placa de rede funcionava no Windows e nem sequer era listada no linux, mas estava lá e funcionava.  Agora, o autor do tópico poderia dizer se a wifi dele funciona no Janelas!

Arthur Bernardes

galactus

Gente, tá lá nas configurações do Notebook, no wiki do Ubuntu e nos dois tópicos do fórum francês! Agora, se o autor do tópico trocou a placa de rede original por outra, aí são outros 500!

obelix75

Citação de: zekkerj online 26 de Dezembro de 2013, 07:03
galactus, onde vc viu adaptador wireless na máquina dele? Eu só vi uma placa RTL8132 cabeada, que aliás só é usada em máquinas desktop montadas, não em máquinas fabricadas ou  Notebooks.

Boas desde ja os meus agradecimentos pela a sua ajuda...

Em resposta a sua pergunta, nao tenho nenhum adaptador wireless.

Obrigado

obelix75

Citação de: galactus online 26 de Dezembro de 2013, 09:31
Meu caro zekkerj, eu não vi nada listado também. Assim como o pessoal dos tópicos que coloquei os links acima. Você sabe que não vai mostrar nada se nem foi carregado nenhum módulo do kernel.  Já passei por uma dessas também. A placa de rede funcionava no Windows e nem sequer era listada no linux, mas estava lá e funcionava.  Agora, o autor do tópico poderia dizer se a wifi dele funciona no Janelas!

No windows o wifi funciona...

Obrigado pela sua ajuda

zekkerj

Citação de: galactus online 26 de Dezembro de 2013, 09:31
Aí é que está, galactus, a maioria dos dispositivos aparece na saída do "lshw" mesmo sem driver carregado --- é por isso que eu normalmente peço a saída desse comando, ao invés do "lsusb" ou do "lspci". Tem uns poucos equipamentos (na verdade eu só vi isso nos Microboard "MUB") que não aparecem, ou que só aparecem se a chave de hardware estiver ativa, mas esses com certeza são exceção.

Citação de: obelix75 online 26 de Dezembro de 2013, 14:25
Citação de: zekkerj online 26 de Dezembro de 2013, 07:03

Boas desde ja os meus agradecimentos pela a sua ajuda...

Em resposta a sua pergunta, nao tenho nenhum adaptador wireless.

Obrigado

Mas nem interno??? Agora você me impressionou. Como sua máquina windows consegue acessar wifi, sem um adaptador wifi? :?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D