Iniciar Virtualbox automaticamente após o login [Resolvido]

Iniciado por Arthur Bernardes, 17 de Novembro de 2013, 09:18

tópico anterior - próximo tópico

Arthur Bernardes

Olá amigos!!

Estou com um problema, preciso iniciar uma máquina virtual (VirtualBox) automaticamente após o login, sei que tenho que colocar no "Aplicativos de Sessão", e o comando do atalho que inicia a máquina virtual é esse:

/usr/lib/virtualbox/VirtualBox --comment "Mikrotik L6" --startvm "69c5d1ed-6603-4eb4-8fe9-cdb7e2abd61c"

Coloquei esse comando no "Aplicativos de Sessão", mas ao efetuar login, a máquina não inicia, sendo necessário ligá-la manualmente, há uma forma de fazer no VirtualBox ou vou ter que migrar pro Vmware Player?

Obrigado!

lueneberg

escrevi este artigo em 2009 pode ser que ainda sirva de referencia:

http://goo.gl/ulZg1l

Podemos incluir iniciar uma maquina virtual do Virtualbox com Windows ou outro Sistema como uma sessão do Ubuntu, com um clique trocamos o Ubuntu para uma sessão Virtual do Windows ou outro qualquer , ou colocamos como default para iniciar junto com o Ubuntu e entrar em tela cheia já a maquina virtual, para isso vamos ao terminal:

cd /usr/share/xsessions

criamos um arquivo com este conteúdo

sudo gedit winxp.desktop <- ou outro nome qualquer

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Windows XP
Comment=This session will run your VirtualBox
Exec=/usr/local/bin/XP.sh"
Icon=
Type=Application

depois de criar o arquivo vamos criar o script que chama a maquina virtual

sudo gedit /usr/local/bin/XP.sh

com este conteúdo :

VBoxSDL -fullscreen -vm "XP2009″

** o texto em negrito troca pelo nome da tua maquina virtual **

para finalizar:

sudo chmod +x /usr/local/bin/XP.sh

pronto, temos uma sessão que roda o XP virtualmente em tela cheia...

se quiser algo mais simples cria um atalho com este comando:

VBoxSDL -fullscreen -vm "Nome da MaquinaVirtual"

Fonte Original:  http://goo.gl/XkKBW0

Arthur Bernardes

Amigo, não era o que eu queria. Eu não desejo que o VirtualBox se torne uma sessão do Ubuntu, mas sim que a VM inicie junto com minha sessão, assim como eu coloquei para iniciar o Transmission, apenas colocando o comando no "Aplicativos de Sessão", mas tem uma parte do seu tutorial que vou conseguir aproveitar, só com uma dúvida.

Esse comando faz a máquina virtual iniciar em modo Full Screen, mas não desejo isso, é só remover essa linha?!! Vou testar.

Não deu certo, a máquina não inicia!! :(

lueneberg

Citação de: Arthur Bernardes online 17 de Novembro de 2013, 17:28
Amigo, não era o que eu queria. Eu não desejo que o VirtualBox se torne uma sessão do Ubuntu, mas sim que a VM inicie junto com minha sessão, assim como eu coloquei para iniciar o Transmission, apenas colocando o comando no "Aplicativos de Sessão", mas tem uma parte do seu tutorial que vou conseguir aproveitar, só com uma dúvida.

Esse comando faz a máquina virtual iniciar em modo Full Screen, mas não desejo isso, é só remover essa linha?!! Vou testar.

Não deu certo, a máquina não inicia!! :(
ok agora entendi,  mais de mais uma olhada nos  comandos,  vou ver se acho algo

***Editado***
Testei agora e deu certo simplesmente tirando a opção -fullscreen
, coloquei desta maneira:   VBoxSDL -vm slitaz

slitaz = maquina virtual que criei, tem que colocar exatamente o nome da maquina criada

Arthur Bernardes

Exatamente, era isso que eu queria, testei aqui e deu certo!! Muito obrigado amigão!! :D

lueneberg

Citação de: Arthur Bernardes online 17 de Novembro de 2013, 22:18
Exatamente, era isso que eu queria, testei aqui e deu certo!! Muito obrigado amigão!! :D

opas, disponha, afinal meu engano no entender a pergunta acabou ajudando

;D