Desinstalar Ubuntu Linux. (Dúvida boot)

Iniciado por Phillipe, 29 de Setembro de 2006, 18:12

tópico anterior - próximo tópico

Phillipe

Olá pessoal.

Tenho algumas dúvidas quanto a desinstalação do linux. Tenho um hd de 200 particionado da seguinte maneira: 15 pro winXP 15 pro ubuntu e o restante para arquivos... Quero excluir a partição do linux e jogar este espaço para o de arquivos... Ma daí me surgiram algumas questões. O sistema está em dual boot pelo gerenciador padrão do Ubuntu (Grub, eu acho). Se eu deletar a partição do linux eu vou conseguir entrar normalemente pelo win xp ou vou ter de dar um comendo para desativar esse gerenciador de boot antes? Deletando essa partição linux, eu perco todas as outras partições? Ou seja, se eu deletar essa linux vou precisar formatar as outras duas?

PS: Pretendo ainda voltar com o ubuntu, mas quando eu for zerar o HD todo e começar tudo do zero, porque até agora meu pc está uma salada.

Valeu.
AMD Sempron, 1800 MHz (9 x 200) 3000+
Asus K8V-X SE  (4 PCI, 1 AGP, 2 DDR DIMM, Audio, LAN)
1024 MB  (PC2700 DDR SDRAM)
NVIDIA GeForce FX 5200 (128 MB)
HD's
Maxtor 6L200R0  (200 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
SAMSUNG SP0822N  (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
DVD
HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B

arlei

Amigo,

acredito que se formatar a partição onde vc tem o Ubuntu e por consequência o Grub, não sera mais possivel vc bootar no teu Windows XP imediatamente. Mais isso é muito simples de contornar, basta vc ter o CD de instalação do XP e bootar pelo mesmo. Não me recordo bem como chegar até esse console, mais em um ponto do boot tem como vc acessar um modo de console para recuperação do sistema windows no caso de problemas. Só sei que neste console basta vc digitar fixmbr ou fixboot e vc novamente tera como bootar no WinXP como era antes de instalar o Linux.
Para saber o comando correto basta digitar help no console e vc tera acesso a uma explicação de todos comandos possiveis neste modo de recuperação.

T+
Arlei