Instalação ubuntu com 2 hds

Iniciado por rlcastrobh, 13 de Novembro de 2013, 13:27

tópico anterior - próximo tópico

rlcastrobh

Pessoal estou instalando o ubuntu 12.04 em uma máquina com 2 hds. Configurei no primeiro hd o seguinte:

swap
/
/home

Tentei colocar /home no segundo, mas o sistema não deixa.
O que devo fazer?

Abraços.

Eliseu Carvalho

Acho que se tem dois HDs aí, não precisa necessariamente por a /home em partição separada. Basta usar um HD pro sistema e outro pros teus arquivos. É o que eu vinha fazendo no meu PC de mesa e que devo fazer no meu futuro ultrabook. Se for o caso, pode apagar as pastas "Documentos", "Imagens" e outras e trocar por atalhos pra todas as pastas equivalentes do outro HD. Acho que assim dá muito menos dor de cabeça.

rlcastrobh

Pensei em fazer isso, mas, seria um desperdício gastar 160gb do primeiro hd para a instalação do sistema. Se eu deixar o outro hd em branco,terei como usa-lo depois?

Editado:

A solução é obvia e simples, não precisa editar nada na instalação. Depois basta ir em utilitários de unidade e montar o volume.

JFMMão de Ferro

Também estou fazendo algo no género, um SSD de 60 Gibs a dividir ao meio 30 para o S. O. os outros 30 restantes para uma Home, mas ao mesmo tempo preciso de ter a home principal que terá quase 1 Terabyte de tamanho, ae ainda não sei como resolver.

Mas para o colega julgo que o que indico a seguir poderá ajudar:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/unindo_particoes_com_o_mhddfs.php#.UoOyUtdQOXV

JFMMF

rlcastrobh

Citação de: JFMMão de Ferro online 13 de Novembro de 2013, 15:14
Também estou fazendo algo no género, um SSD de 60 Gibs a dividir ao meio 30 para o S. O. os outros 30 restantes para uma Home, mas ao mesmo tempo preciso de ter a home principal que terá quase 1 Terabyte de tamanho, ae ainda não sei como resolver.

Mas para o colega julgo que o que indico a seguir poderá ajudar:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/unindo_particoes_com_o_mhddfs.php#.UoOyUtdQOXV

JFMMF

Oi mão de ferro:

Eu optei por colocar a home no primeiro hd, depois eu particionei o segundo hd após o sistema estar instalado. Obrigado pela dica, quando tiver um tempo tento aplica-la, mas, por enquanto ja resolvi o meu problema.

Abraços.

selvaking

Citação de: rlcastrobh online 13 de Novembro de 2013, 13:27
Pessoal estou instalando o ubuntu 12.04 em uma máquina com 2 hds. Configurei no primeiro hd o seguinte:

swap
/
/home

Tentei colocar /home no segundo, mas o sistema não deixa.
O que devo fazer?

Abraços.

Vc criou uma /home no primeiro HD e logo em seguida quis criar uma /home no segundo HD? Foi isto?

Se foi isto que vc fez, posso te assegurar que:

A /home pode existir em HD separado. Mas só pode haver uma. OU no primeiro ou no segundo HD. Nos dois ao mesmo tempo não dá.

Assim como todas as outras pastas do sistema. ;)
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049