Ubuntu não inicializa (RESOLVIDO)

Iniciado por RicardoF, 03 de Fevereiro de 2015, 23:36

tópico anterior - próximo tópico

RicardoF

Senhores.

Ao tentar instalar o PopCorn-Time, executei essa linha de comando " sudo ln -sf /lib/x86_64-linux-gnu/libudev.so.1 /lib/x86_64-linux-gnu/libudev.so.0 ", o sistema agora não inicializa, entrei pelo recover e diz " libudev.so.0 cannot open shared".

Entrei pelo root e fui no /lib/x86_64-linux-gnu/ o arquivo libudev.so.0 esta lá em vermelho, tentei remover, renomear e nada, sempre diz que é apenas de leitura, usei o SUDO na frente e nada.

O que faço mais?

Se eu instalar a versão mais nova poderei recuperar meus aquivos ?

Ricardo

druidaobelix

CitarSe eu instalar a versão mais nova poderei recuperar meus aquivos ?

Talvez eu não tenha entendido muito bem a questão, imagino que os arquivos que você queira recuperar sejam seus arquivos pessoais (documentos, fotos, textos autorais, etc).

Então, se for isso, não é o caso de apenas iniciar o sistema a partir de um live-iso e aí copiar os seus arquivos para onde quiser?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

RicardoF

Então se eu fizer um pendrive com o 14.04 poderei acessar e salvar meus arquivos ? É isso?

druidaobelix

CitarEntão se eu fizer um pendrive com o 14.04 poderei acessar e salvar meus arquivos ? É isso?

Em princípio sim, basta isso.

Claro que estamos partindo do princípio que você não apagou ou formatou todo o seu disco.

Se você estava apenas fazendo uma instalação de um software qualquer, todos os arquivos continuam intactos lá no disco, basta acessá-los a partir de um live-pendrive (ou live-cdroom, o que tive a mão) e aí copiá-los para qualquer outro lugar (outro pendrive, um disco usb, um disco virtual dos vários serviços gratuitos existentes, OneDrive, da Microsoft, Driver, do Google, Adrive, etc),

Se seu sistema for dual-boot então você ainda tem um sistema operacional na máquina, basta usá-lo para criar um live-iso.

Caso não tenha um dual-boot então irá depender de fazer o live-iso em algum outro computador.

Possivelmente seu sistema (disco rígido e arquivos)  ainda está diretamente acessível através do Recovery Mode, porém é melhor fazer antes um backup via live-iso antes de qualquer coisa, pois ter a tranquilidade de um backup é essencial.

www.arredondar.org.br

druidaobelix

CitarEntrei pelo root e fui no [...]

A julgar pelo que você diz, tudo indica que você está tendo acesso completo ao disco iniciando pelo Modo de Recuperação (Recovery Mode) e ficando na condição de root, então, perceba que possivelmente sequer é necessário um live.iso para recuperar seus arquivos pessoais, basta que você vá pelo modo texto até as pastas dos documentos, que estão em /home, e a partir de lá copie-os para um pendrive usando o comando cp (comando de cópia), sem maior dificuldade.

Fazer um live-iso (live-pendrive ou live-dvdroom) apenas irá lhe dar imediatamente um ambiente gráfico, eventualmente mais confortável para trabalhar o backup dos seus arquivos pessoais, porém é perfeitamente possível fazer isso inteiramente também a partir do modo texto na condição de root iniciando pelo Recovery Mode.

Citar[...] tentei remover, renomear e nada, sempre diz que é apenas de leitura, usei o SUDO na frente e nada.

Aqui a questão é bem mais simples, isto é, o fato de você receber a mensagem que o(s) arquivo(s) que pretendia remover ou renomear estarem na condição somente leitura.

Quando se inicia pelo Modo de Recuperação e a partir dele se vai para root o sistema sempre será montado no modo "somente leitura".

Isso é assim por precaução, para evitar que um problema no sistema de arquivos seja agravado com gravações ou alterações subsequentes.

O que é necessário fazer é alterar o modo de "somente leitura" (read only, ro) para "leitura e gravação" (read write, rw).

Alterando o modo para rw será possível fazer as alterações que queira.

Tendo iniciado pelo Recovery Mode e estando na condição de root, para alterar para rw, execute o seguinte comando:

mount -o remount,rw /dev/sdax /

Como você já está como root então não é necessário o sudo.

sdax do comando acima troque pela específica identificação de partição do seu sistema (por exemplo, sda1, sda2, sda3, sdb1, sdb2, etc.)

Por exemplo, caso seu sistema esteja em sda3, fica assim:

mount -o remount,rw /dev/sda3 /

O comando vai desmontar e remontar a partição sda3 em /, que é o raiz.

Caso tenha dúvidas e queira ver as partições do seu disco use

fdisk -l

(sinal de hífen mais letra ele no final do fdisk, também não precisa do sudo pois já é root)

De toda sorte, antes de fazer qualquer alteração sempre é melhor você se preocupar em fazer um backup dos seus arquivos pessoais, pois que aparentemente você não tem backup, o que é fortemente inadequado.

www.arredondar.org.br

RicardoF

Ao entrar via pendrive, consegui recuperar o libudev.so.0.

Tudo funcionando normalmente.

Obrigado por tudo amigo, valeu mesmo.