[Resolvido] Permissão de execução para partição NTFS

Iniciado por gnilson, 19 de Fevereiro de 2014, 21:14

tópico anterior - próximo tópico

gnilson

Boa noite amigos!!
Tenho aqui no meu computador um SSD de 120 giga onde fica instalado o Ubuntu 12.04 LTS e o Windows Seven e um HD de 1 tera para arquivos diversos, a partição do linux no SSD já esta cheia, o que me obriga a instalar no HD, quando tento instalar um jogo no HD de 1 tera apresenta a seguinte mensagem:

"A nova pasta da Biblioteca Steam tem de estar num sistema de ficheiros montados com permissões de execução"

Vejam como esta meu fstab:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0  
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1  
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0  
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0  
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0  
#/dev/sdc1                                  /media/sdc1  vfat  defaults                            0  0  

Pesquisando no google sobre fstab descobri que deveria adicionar o "exec", mas não deu muito certo, devo não ter feito da forma correta. Onde ficaria o exec, depois do users?
Será que alguém por ai que utiliza Steam no linux já teve o mesmo problema?

gnilson

Após muitas pesquisas no google, varias tentativas e testes consegui resolver o problema. Fiz a seguinte alteração no fstab, troquei "ntfs" por "ntfs-3g" ficando assim:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc        proc  nodev,noexec,nosuid                 0  0 
# / was on /dev/sda5 during installation
UUID=1c609153-058c-4543-89ee-df8ca8052311  /            ext4  errors=remount-ro                   0  1 
# swap was on /dev/sda6 during installation
UUID=0d3ab18e-505f-4fd9-a239-22230f09ff9b  none         swap  sw                                  0  0 
/dev/sda2                                  /media/sda2  ntfs  nls=iso8859-1,users,umask=000,user  0  0 
/dev/sdb1                                  /media/sdb1  ntfs-3g  nls=iso8859-1,umask=000             0  0 

Fica a dica para quem futuramente tiver o mesmo problema  ;D