Erro, presumivelmente derivado de instalação de Ubuntu em cima de Windows!

Iniciado por Psantos001, 31 de Outubro de 2013, 12:50

tópico anterior - próximo tópico

Psantos001

Boa tarde a todos,

Aderi ao Ubuntu há dias, depois de me ter fartado de vez com os problemas windows...

Tenho estado, em modo auto-didacta, a safar-me, no entanto, instalei o Ubuntu por cima do Windows, e como tal creio que tal explicao problema que tenho agora e que está contido nesta mensagem de erro que recebo :Unable to synchronize mmap - msync (28: No space left on device), E:The package lists or status file could not be parsed or opened.

Aparentemente, tenho o disco cheio...não entendo muito bem, se é uma partição automática que ele cria....não consigo instalar nem desinstalar nada. Agradecia bastante que me dessem um ajuda.

Obrigado

Psantos001

Não estou certo de que o problema seja este, contudo, se não for, pelo menos fico a entender o processo.
Entretanto segui aí umas instruções que vi por aí e parece que o erro se foi. No entanto, como pode voltar, agradecia que me elucidassem sobre este tipo de erro. Não conseguia instalar ou desinstalar, dizia-me que tinha o device cheio...

Através do Gparted, parece que tenho o disco vazio, por isso não sei...

Obrigado pela atenção, e desculpem a infracção da regra...

Felix

Tota

Citação de: Psantos001 online 31 de Outubro de 2013, 12:50
Aparentemente, tenho o disco cheio...não entendo muito bem, se é uma partição automática que ele cria....não consigo instalar nem desinstalar nada.

Ola

Entre em => Consola (terminal)

Digite ali

sudo fdisk -l(com a letra éle no final do comando)

Copie e cole aqui no forum o resultado.

[]'s

Psantos001

Disk /dev/sda: 500.1 GB, 500106780160 bytes
240 heads, 63 sectors/track, 64601 cylinders, total 976771055 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes
I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes
Disk identifier: 0x354e0bdb

Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *          63   976751999   488375968+   7  HPFS/NTFS/exFAT
Partition 1 does not start on physical sector boundary.

Psantos001

Isto não terá a ver com o facto de ter o windows também instalado? Não há maneira de mandar o windows embora ? :)

Psantos001

A questão é: instalei o Ubuntu dentro do Windows XP...e pelos vistos a coisa fica com pouco espaço para o Ubuntu...o que me recomendam fazer!?

xluisfernando

Existem duas possibilidades:
1) Ficar só com o ubuntu;
2) Instalar um dual-boot, que é uma instalação em que windows e linux são instalados efetivamente em partições separadas.

Pela resposta do comando fdisk -l, percebe-se que instalação fora feita pelo wubi, dentro do windows, o que não é lá muito recomendado, justamente pelos problemas de espaço.

Assim, recomendo:
1) Baixe e instale a distribuição do ubuntu num pen-drive (de preferência o 12.04LTS, que é mais estável);
2) Inicie pelo pen-drive, usando o modo experimentar e estabeleça uma conexão de internet;
3) Se a intenção for instalar o ubuntu, com a intenção de remover o windows, sugiro a leitura desse tutorial: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,90799.0.html para entender como usar a opção avançada de particionamento.
4) Se a intenção e ficar com os dois sistemas sugiro que faça antes a restauração do windows, usando o DVD de recuperação do sistema ou a função de restaurar a configurações de fábrica, para remover as configurações da instalação feita anteriormente (wubi). Depois, basta seguir a opção que o instalador aponta como instalar o ubuntu ao lado do windows.
4)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Psantos001

Pois, a instalação foi feita pelo Wubi! Já removi, e tentei instalar pelo boot, via pendrive, mas não consigo, ainda não entendi bem porquê. Já fui à BIOS definir a prioridade e não dá...

Eu por mim, fico apenas com o Ubuntu. Entretanto voltei a instalar pelo Wubi. Terei que desinstalar outra vez? Através do Gparted não é possível aumentar a capacidade do HD para o Ubuntu?

Psantos001

Já instalei através de CD, substituindo o windows pelo Ubuntu 12.04. A instalação corre toda direitinho, só que depois, no reiniciar, o Ubuntu não arranca. Fica na tela cor de vinho sem mais nada...

Quando tinha a instalação Wubi, acontecia isso, só entrava colocando 2d. Penso que tenha a ver com isso. Mas agora nem esse menu onde fazia essa alteração aparece.

Poderá ter a ver com placa gráfica? Tenho uma ATI Radeon...já percebi que elas não se dão muito bem com o sistema...pelo que tenho lido por aí...

Agradeço a ajuda.

Psantos001

ok. Coloquei para fazer log in com pass e já entro em 2d. Para entrar em 3D, será possível? Terá a ver com a placa gráfica? Uma ATI Radeon HD 4550.

King11

Quando for fazer o log in clica no símbolo do Ubuntu, irão aparecer as opções Unity e Unity 2D, aonde Unity é 3D. Se não aparecer nenhuma opção é porque sua placa não suporta o 3D, e entra direto no 2D!

Psantos001

Sim, aparecem as duas opções, mas se eu clicar no Unity, o sistema não arranca...o ecrã fica com a cor de vinho de fundo, e não aparece mais nada...

King11

Mesmo aparecendo a opção mostra que sua placa de vídeo não suporta 3D. Se a 2D funciona normalmente, ótimo!

De qualquer maneira informe as configurações do PC!

Psantos001

Agora não estou nele. Mais logo posto. Muito obrigado pela ajuda.

Mas já agora, não rodar em 3d, pode significar que a placa gráfica não é suportada? Na outra instalação que tinha (Wubi) não consegui instalar drivers...contudo, tenho pesquisado por aí e já me perdi no meio de tanta informação sobre placas ATI e Ubuntu...que me recomenda?