Como fazer uma rede com fio Desktop > Notebook?

Iniciado por Crazy Cat, 15 de Outubro de 2013, 16:50

tópico anterior - próximo tópico

Crazy Cat

Lubuntu 12.04 lts ambos aparelhos
Mexi tanto aqui que acho que vou ter que zerar todas as configurações rsrsrs e não consegui fazer a rede funcionar :(
Tenho um desktop que recebe a Internet via rádio (antena externa joga através de um cabo com pigtail numa placa Wireles Ralink)... a conexão é pppoe (não uso modem ou roteador).
Veja imagem das redes disponíveis (me conecto hora na Simonet 3 hora na simonet 1)

(eu configurei a internet aqui no padrão [sudo pppoeconf -wlan0], funciona direitinho).
Aqui detalhes da conexao sem fio principal, mac etc...

Aqui a aba mostrando a conexão principal

Aqui as configurações IPv4 (note o método manual, pois só conecta assim), ips, mascara, etc e dns open e do google.

Aqui como está configurada a rede com fio (cabo cross over).

Isso no destop... ressalto que aqui o último número do IP é um algarismo a mais que o número do IP da conexão principal sem fio; a máscara é idêntica, e o gatway é o mesmo número de IP da conexão sem fio; enquanto o DNS é o do google (sem usar o opendns como na imagem da principal)
.
Já no notebook eu mudei o IP para um algarismo a mais que o da conexão cabeada do desktop e sendo assim 2 numeros a acima do IP principal. O gatway é o mesmo IP da conexão cabeada do desktop, ou seja um número acima da conexão principal e um número abaixo do IP do notebook... o dns também é 8.8.8.8
.
Resultado:
Em ambos pc informa Conexão cabeada ativa
Consigo pingar do desktop para o ip do Notebook e há resposta
Mas quando tento pingar do Notebook para o IP da cabeada do desktop o resultado é:
Destination Host Unreachable
.
Qual procedimento devo fazer para ter a bendita internet no Notebook?

selvaking

Na configuração IPV4 da placa de rede do desktop com a cabo crossover vc deve configurar como "Compartilhado com outros computadores" e no outro computador colocar Automático (DHCP).
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Crazy Cat

Vc fala na aba Rede Com Fio? (no desktop)
Se for, já está no modo Compartilhado com outros computadores!!
Mas no notebook, apesar de mostrar conectada, ele fica girando, girando "Requisitando um endereço na rede com fio "Conexão cabeada 1"...

Crazy Cat

Gente, uma pergunta: porque é mais fácil fazer uma rede Linux > WindowsXp, do que uma rede Linux> Linux??? Nâo faz sentido!!
Instalei o windows xp no mesmo notebook citado acima, e a configuração da rede foi superfácil, deixei no modo automático, ele procura o dns e recebe a internet do Lubuntu numa boa... agora quando entro pelo também Lubuntu no notebook a rede não funciona de jeito nenhum... já segui vários tutoriais e nada, putz!

zekkerj

Provavelmente a máquina Lubuntu não está reconhecendo a placa de rede.

Com o detalhe de vc está tendo esse trabalho todo só pq não quer/pode ligar a segunda máquina direto ao roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D