Ubuntu 13.04 travado

Iniciado por Leuloch, 14 de Agosto de 2013, 15:07

tópico anterior - próximo tópico

Leuloch

Pessoal, depois de uns meses usando o ubuntu 13.04, estou experimentando momentos de terror agora!!!

Bom, o SO está instalado em um Notebook VAIO x64 Intel Core i3-2310M junto com o Windows 7 basic. (Favor, informar se precisam de mais informações)

O ubuntu começou apresentando problemas de lentidão, como se algo estivesse consumindo o processador, e travou várias vezes. Em seu último travamento tive que desliga-lo de forma forçada apertando o botão power. Depois disso, não consegui mais entrar na tela de login do Ubuntu, ele fica travado na tela lilás (com o logo Ubuntu no centro).

Minha dúvida é como recuperar meus arquivos (pois estava há um mês trabalhando em um projeto web e não tenho backup deles :( ) e o que pode ser feito para recuperar o sistema.

Sergio Benjamim

Só dar boot com um Live pen drive ou Live CD/DVD do Ubuntu ou outra distro, daí é só acessar a partição em que a /home/seu_usuario está. Se tiver espaço suficiente no seu pen drive, você passa os arquivos para ele, ou passa para outro pen drive, ou usa um sistema de armazenamento em nuvens, como o Ubuntu One (ele vai fazer upload de todos seus arquivos em um servidor remoto, como o Dropbox).

É estranho o Ubuntu começar a dar problema assim do nada. Pode ser que você tenha atualizado o kernel do sistema e esse novo kernel esteja dando o problema. Ou pode ser que algum problema do hardware, como sobreaquecimento. Faz o seguinte: na tela do grub, seleciona "Previous Linux versions", lá tem como dar boot com o kernel mais antigo do sistema.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Leuloch

Citação de: Sergio Benjamim online 14 de Agosto de 2013, 15:29
Só dar boot com um Live pen drive ou Live CD/DVD do Ubuntu ou outra distro, daí é só acessar a partição em que a /home/seu_usuario está. Se tiver espaço suficiente no seu pen drive, você passa os arquivos para ele, ou passa para outro pen drive, ou usa um sistema de armazenamento em nuvens, como o Ubuntu One (ele vai fazer upload de todos seus arquivos em um servidor remoto, como o Dropbox).

É estranho o Ubuntu começar a dar problema assim do nada. Pode ser que você tenha atualizado o kernel do sistema e esse novo kernel esteja dando o problema. Ou pode ser que algum problema do hardware, como sobreaquecimento. Faz o seguinte: na tela do grub, seleciona "Previous Linux versions", lá tem como dar boot com o kernel mais antigo do sistema.

Bom, já havia tentado o boot com kernel mais antigo, e trava do mesmo jeito. Vou tentar a sua primeira opção, um boot com pendrive!

Leuloch

Não teve jeito, tive que reinstalar o Ubuntu do zero!

Usei a instalação pelo pendrive, e primeiro escolhi a opção de reinstalar sem apagar o conteudo, mas não funcionou (continuou travando na tela com o logo do Ubuntu).

Depois que consegui fazer backup de meus arquivos, optei pela reinstalação completa (removendo arquivos e programas).

Agora é configurar tudo de novo!!!  :'(

Leuloch

Bom pessoal, estou passando aqui para informar que o meu Ubuntu 13.04, depois de dois meses após minha última reinstalação travou novamente, apresentando exatamente o mesmo defeito, ou seja, depois de ligar e selecionar o ubuntu para inicializar, a tela fica travada no logo do ubuntu.

Nossa, estou mto desanimado com isso! (dessa vez fui mais cuidadoso e fiz backup dos meu trabalhos!)

Não sei se dou uma chance pro 13.10 ou tento outra distribuição linux...