Atalho ubuntu

Iniciado por luizpaulofranz, 09 de Outubro de 2013, 16:51

tópico anterior - próximo tópico

luizpaulofranz

Olá, estou com um problema que não estou entendendo. Uso o ubuntu 13.04 e não sei como criar atalhos na área de trabalho, pelo que pesquisei, isso foi retirado pela canonical o0, como assim?

Então, instalei o netbeans 7.3.1 e na primeira vez, instalei ele com sudo, então o atalho da área de trabalho gerado pela instalação não funcionou, então que achei que fosse pelo simples fato de faltar permissão de root, tudo bem desinstalei e instalei denovo na pasta do meu usuário e novamente eu não consigo executar o atalho, sendo que está na minha pasta, e eu sou proprietario dos arquivos, não entendi isso, pra mim isso não esta fazendo sentido nenhum, é assim com dois programas que eu uso, o Astah, tem que executar com  sudo e com o Netbeans, que tem que executar com sudo pra funcionar

sudo sh /home/eu/apps/netbeans7.3.1/bin/netbenas

aí tem que ficar dois shell aberto só pra ter os programas rodando, isso não faz sentido nenhum!

como vcs viram, o arquivo esta na minha pasta, porque é obrigatório ser super user pra executar?

Obrigado pela atenção.

Tota

Ola

O que não entendi, pois voce não postou, é como está tentando criar o atalho

Leia isto, e vai ter uma ideia de como fazer

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,109256.msg606248.html#msg606248

Sergio Benjamim

Eu instalei o Netbeans 7.3.1 aqui, usei sudo para executar o arquivo, daí eu escolhi instalar ele em /opt (melhor lugar do que na /home/eu/apps). Se for para instalar aplicativos na /home, não precisa usar sudo.

Depois de instalado foi criado uma entrada do Netbeans no menu do sistema, digita netbeans no painel do Unity e veja se não aparece nada.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

xluisfernando

O modo mais simples depende de dois aplicativos: ubuntu tweak e gnome-panel

Com os dois instalados é possível ativar a função de lançadores de scripts pelo tweak. Depois, clica com o botão direito na área de trabalho, escolhe a opção scripts/criar lançador e depois preenche as informações. Se salvar o nome do arquivo com um ponto antes (algo como .atalho) ele ficará oculto e então você arrasta ele para o dash que ele fica lá.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

luizpaulofranz

Então, eu não usei sudo para instalar, instalei na minha home, naquela pasta app justamente pra poder executar sem ser sudo, eu não criei atalho, o próprio instalador criou, criou um arquivo dentro da minha pasta desktop NetBeans IDE 7.3.1.desktop, se eu der um nano nele, o seguinte conteúdo é exibido:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=NetBeans IDE 7.3.1
Comment=The Smarter Way to Code
Exec=/bin/sh "/home/paulo/apps/netbeans-7.3.1/bin/netbeans"
Icon=/home/paulo/apps/netbeans-7.3.1/nb/netbeans.png
Categories=Application;Development;Java;IDE
Version=1.0
Type=Application
Terminal=0

xluisfernando

O método que citei é intuitivo e gráfico. Tem a opção de escolher o ícone, escrever o comando ou mesmo apontar o script
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

luizpaulofranz

Agradeço a resposta de todos, mas a questão não é criar atalhos, o atalhos já existe, o próprio instalador gerou, a questão é que ele não funciona, não funciona nem por linha de comando se eu digitar:

sh /home/paulo/apps/netbeans7.3.1/bin/netbeans

ele abre e inicia o carregamento do netbeans, mas fecha logo em seguida, e está na minha pasta.

Só funciona se tiver o "sudo" na frente, e no atalho, a linha

Exec=/bin/sh "/home/paulo/apps/netbeans-7.3.1/bin/netbeans"

teria de ser:
Exec=sudo /bin/sh "/home/paulo/apps/netbeans-7.3.1/bin/netbeans"

E lembrado, o arquivo tem permissão de execução.

para funcionar, mas não tem como colocar senha em um atalho. Espero ter esclarecido. Obrigado.

luizpaulofranz

Tá, tudo bem, xluisfernando como eu faço pra ativar a função de lançadores de scripts pelo tweak? Eu instalei ele aqui e não apareceu nenhuma opção com esse nome. Obrigado.