XAMPP não consegue iniciar o Apache

Iniciado por fatecano, 04 de Outubro de 2013, 01:40

tópico anterior - próximo tópico

Solid One

Citação de: zekkerj online 07 de Outubro de 2013, 09:21
Aplicativos como o synapctics te dão a lista dos pacotes a instalar, de forma que vc pode baixar offline.
E nesse caso, como são poucos pacotes a instalar (apache, mysql-server, php5, libapache2-mod-php5, phpadmin), basta fazer a lista e baixá-los do site http://package.ubuntu.com.

Não são poucos não. A lista de pacotes para se instalar o LAMP no Ubuntu por completo, junto com o phpmyadmin, somam mais de 30. Segue a lista, separada por espaços (ao menos no 13.04):

Citarapache2-utils apache2 apache2-mpm-prefork apache2-utils apache2.2-bin apache2.2-common libapache2-mod-php5 libapr1 libaprutil1 libaprutil1-dbd-sqlite3 libaprutil1-ldap libcap2 libclass-isa-perl libdbd-mysql-perl libdbi-perl libhtml-template-perl libmysqlclient18 libnet-daemon-perl libplrpc-perl libswitch-perl libwrap0 mysql-client-5.5 mysql-client-core-5.5 mysql-common mysql-server mysql-server-5.5 mysql-server-core-5.5 perl perl-modules php5-cli php5-common php5-mysql phpmyadmin ssl-cert tcpd

Isso sem falar que alguns deles darão quebra de pacotes se instalado na ordem indevida. Se for instalar um por um via interface gráfica, vira um trabalho chato à beça.

Por outro lado, talvez se todos os arquivos .deb estiverem em uma mesma pasta, o comando abaixo instale-os todos de uma vez sem gerar a quebra de pacotes:

$ sudo dpkg -i *.deb

Arthur Bernardes

Suas últimas linhas foram úteis Solid One, esqueceram que o apt tem a sintaxe download, onde você apenas baixa os arquivos para a pasta corrente no terminal, e assim, leva-se para a outra máquina e executa o sudo dpkg -i *.deb

fatecano

Pessoal, peço desculpas pela demora em retornar ao tópico.

Estou com pai e mãe enfermos.

Complicado. :/

Vou ver se consigo retornar com calma hoje a noite.

Abraços

Arthur Bernardes

Citação de: fatecano online 07 de Outubro de 2013, 15:14
Pessoal, peço desculpas pela demora em retornar ao tópico.

Estou com pai e mãe enfermos.

Complicado. :/

Vou ver se consigo retornar com calma hoje a noite.

Abraços

Que pena amigo, desejo melhoras para eles.

Então, tente instalar o LAMP, é mais fácil de gerenciar, e não dá esses erros nervosos que o XAMPP dá, além de ter uma configuração chata.

sudo apt-get install lamp-server^ phpmyadmin

fatecano

Pessoal, peço desculpas pela demora.

Acabei me atrapalhando com esses problemas de saúde por aqui.

CitarVc reinstalou o XAMMP por cima ou desinstalou ele e instalou de novo?

Na verdade, eu fiz uma coisa que sei que não é muito recomendada.

Usei o instalador para instalar por cima.

O motivo disso é que tinha uma pequena esperança de que ele apenas corrigisse a instalação, em vez de apagar todo o banco de dados.

Tentei fazer backup do banco de dados, mas não consegui porque não consigo acessar o PHPMyAdmin.

CitarFatecano, você não pode fazer backup do seu projeto e portar pro LAMP?! É melhor que esse XAMPP aí.

É o mesmo!  ;)

O site do Apache Friends diz isso aqui:

CitarA propósito: No passado este software era chamado de LAMPP, mas para evitar confusões, renomeamos para »XAMPP para Linux«. Se você estiver procurando por LAMPP, você estará no caminho certo. ;)

CitarDigita o comando top para ver se não há outro processo do apache rodando.

Não entendi como isso funciona ... :D

Digitei apenas top e o retorno foi esse aqui:

rodrigo@meu-notebruik:~$ top

top - 13:59:01 up 3 days, 19:41,  3 users,  load average: 0,23, 0,36, 0,43
KiB Mem:   3911616 total,  3445276 used,   466340 free,    40788 buffers
KiB Swap:  4057084 total,  1136620 used,  2920464 free,  1101684 cached

PID USER      PR  NI  VIRT  RES  SHR S  %CPU %MEM    TIME+  COMMAND                                                                          
6544 root      rt   0     0    0    0 S   0,0  0,0   0:00.00 migration/1                                                                      
6545 root      rt   0     0    0    0 S   0,0  0,0   0:00.02 migration/2                                                                      
6546 root      rt   0     0    0    0 S   0,0  0,0   0:00.00 migration/3                                                                      
6547 root     -51   0     0    0    0 S   0,0  0,0   0:00.00 irq/43-mei                                                                        
6689 root      20   0 21920  628  332 S   0,0  0,0   0:00.00 udevd                                                                            
6690 root      20   0 21920  212  196 S   0,0  0,0   0:00.00 udevd                                                                            
6867 root      20   0 10240  992  772 S   0,0  0,0   0:00.01 dhclient                                                                          
8173 root      20   0     0    0    0 S   0,0  0,0   0:01.12 kworker/1:1                      

fatecano

CitarComo você disse que é iniciante, rode o comando:

netstat -anp | grep :80 | grep OUÇA

[...]

Ao localizar o serviço que está impedindo o uso do seu Xampp de iniciar você pode dar um kill no processo ou remover como exemplo:
apt-get remove httpd
ou:
apt-get remove apache2

A saída foi essa aqui:

rodrigo@meu-notebruik:~$ sudo netstat -anp | grep :80 | grep LISTEN
tcp6       0      0 :::80                   :::*                    LISTEN      1761/apache2   
rodrigo@meu-notebruik:~$ sudo apt-get remove apache2
Reading package lists... Done
Building dependency tree       
Reading state information... Done
The following packages will be REMOVED:
  apache2
0 upgraded, 0 newly installed, 1 to remove and 0 not upgraded.
After this operation, 29,7 kB disk space will be freed.
Do you want to continue [Y/n]?
(Reading database ... 314038 files and directories currently installed.)
Removing apache2 ...
rodrigo@meu-notebruik:~$

Infelizmente, não deu certo desinstalar o Apache2.

Tentei reiniciar o XAMPP e o retorno foi esse:

rodrigo@meu-notebruik:~$ sudo /opt/lampp/lampp reload
Reload XAMPP for Linux 1.8.3-1...
XAMPP: Reload Apache...not running.
XAMPP: Reload MySQL...not running.
XAMPP: Reload ProFTPD...ok.
rodrigo@meu-notebruik:~$

Eu não me apego a programa nenhum.

Se tiver como aproveitar o banco de dados e usar numa instalação apenas do PHPMyAdmin, não tem o menor problema.

O que me preocupa é que não consigo acessar o painel do PHPMyAdmin para pegar algum arquivo de exportação.

fatecano

Se eu entro com localhost no browser, aparece isso aqui:

CitarIt works!

This is the default web page for this server.

The web server software is running but no content has been added, yet.

fatecano

Pessoal, esse negócio está muito difícil e o esforço para corrígi-lo não está compensando nesse momento, já que estou com outras coisas mais urgentes para resolver.

Então vou chutar o balde mesmo.  :-\

Vou apagar tudo e começar do zero!

O mais importante para mim nesse momento é o tema do WordPress e os plugins e isso eu tenho aqui.

Irei instalar o PHPMyAdmin a partir desse repositório:

https://launchpad.net/~nijel/+archive/phpmyadmin?field.series_filter=raring

Creto

Olá fatecano,

Posso me meter um pouco? Não, não sou nenhum gênio  :P , mas instalo sites em servidores web, tanto quanto em localhost e tudo o que faço é antigo, mas nada mudou nesse caso:

Siga esse tutorial...

Fonte: Ubuntu Dicas | Instalando o LAMP no Ubuntu para novatos

Sempre o usei e me dei bem ;)

Espero que te sirva.

T+