Instalar drivers atualizados para chip gráficos da Intel

Iniciado por jkmsjq, 30 de Setembro de 2013, 20:28

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jkmsjq

Para quem usa chip gráfico Intel e considera que o desempenho da sua máquina está um tanto "limitada", pode tentar instalar os drivers mais atuais para o Ubuntu seguindo esses três comandos básicos no terminal [Ctrl + Alt + T]


sudo apt-add-repository ppa:glasen/intel-driver
sudo apt-get update
sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel


Depois é só reiniciar o máquina e pronto!

FONTE: Technology Linux Word

Indicado pelo membro: Solid One
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz


Arthur Bernardes

Nunca usei um computador com uma placa de vídeo Intel, afina, raramente vejo um Intel Core i5 vir com Intel HD, só vi o Intel Core i3, minha namorada comprou um agora, e tem essa bendita placa Intel HD3000 (algo assim), e vou usar essa dica!! Valeu. ;)

adiaswin

#3
Citação de: Arthur Bernardes online 30 de Setembro de 2013, 20:53
Nunca usei um computador com uma placa de vídeo Intel, afina, raramente vejo um Intel Core i5 vir com Intel HD, só vi o Intel Core i3, minha namorada comprou um agora, e tem essa bendita placa Intel HD3000 (algo assim), e vou usar essa dica!! Valeu. ;)
ola

essa placa não e ruim(pelo menos para mim) eu ja rodei nela o pes 2011, nfs hot pursuit, f1 2010 no windows numa qualidade media

claro que se quiser jogos mais pesados convem uma placa off board
ubuntu 12.04

hugoleal85

#4
Citação de: jkmsjq online 30 de Setembro de 2013, 20:28
Para quem usa chip gráfico Intel e considera que o desempenho da sua máquina está um tanto "limitada", pode tentar instalar os drivers mais atuais para o Ubuntu seguindo esses três comandos básicos no terminal [Ctrl + Alt + T]


sudo apt-add-repository ppa:glasen/intel-driver
sudo apt-get update
sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel


Depois é só reiniciar o máquina e pronto!

FONTE: Technology Linux Word

Indicado pelo membro: Solid One
Utilizando esse procedimento a SNA fica ativa?

Por aqui utilizo o comando abaixo, o qual atualiza os drivers e já deixa a SNA ativada por padrão:
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y



Citação de: adiaswin online 30 de Setembro de 2013, 21:01
Citação de: Arthur Bernardes online 30 de Setembro de 2013, 20:53
Nunca usei um computador com uma placa de vídeo Intel, afina, raramente vejo um Intel Core i5 vir com Intel HD, só vi o Intel Core i3, minha namorada comprou um agora, e tem essa bendita placa Intel HD3000 (algo assim), e vou usar essa dica!! Valeu. ;)
ola

essa placa não e ruim(pelo menos para mim) eu ja rodei nela o pes 2011, nfs hot pursuit, f1 2010 no windows numa qualidade media

claro que se quiser jogos mais pesados convem uma placa off board

Aí é que está: os drivers para Windows da Intel têm um desempenho bem melhor do que os do Linux. Aqui, só consegui melhorar um pouco o desempenho de minha HD3000 com o xorg-edgers (e SNA ativo). Ainda assim, o desempenho fica abaixo do que obtenho com o SO da MS. Por exemplo, Trine 2 roda tranquilo no Janelas, mas no Mint/Ubuntu ... praticamente impossível.

Já os drivers NVidia têm desempenho bastante semelhante, tanto no Windows quanto no pinguim, conforme pode ser verificado no link abaixo:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_windows8_geforce&num=1
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Arthur Bernardes

Nvidia, tem o melhor suporte/desempenho (na minha opinião).

adiaswin

#6
ola

Citardrivers para Windows da Intel

eu achava que a intel tinha um suporte otimo para o linux mas pelo visto me enganei

bem talvez eu parta para um custom build aqui em casa meu computador esta com problemas para algumas tarefas importantes....
ubuntu 12.04

hugoleal85

#7
Citação de: adiaswin online 30 de Setembro de 2013, 21:53
ola

Citardrivers para Windows da Intel

eu achava que a intel tinha um suporte otimo para o linux mas pelo visto me enganei

bem talvez eu parta para um custom build aqui em casa meu computador esta com problemas para algumas tarefas importantes....

Os drivers Intel têm um ótimo nível de compatibilidade com o pinguim. O desempenho, porém, é inferior aquele obtido no "Janelas", especialmente porque no Linux ainda utiliza OpenGL 3.2, enquanto no Windows já tem suporte ao OpenGL 4.X.




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irtigor

Citação de: hugoleal85 online 30 de Setembro de 2013, 21:18
Aí é que está: os drivers para Windows da Intel têm um desempenho bem melhor do que os do Linux. Aqui, só consegui melhorar um pouco o desempenho de minha HD3000 com o xorg-edgers (e SNA ativo). Ainda assim, o desempenho fica abaixo do que obtenho com o SO da MS. Por exemplo, Trine 2 roda tranquilo no Janelas, mas no Mint/Ubuntu ... praticamente impossível.

Fui ver os requisitos desse jogo, e está lá que ele foi escrito usando o directx, com o shader proprietário da Microsoft (HLSL). No mínimo fizeram cross compiling pro GLSL, mas independente da forma que eles resolveram, já não dá pra afirmar que é o mesmo código, não é de se espantar que o desempenho não seja o mesmo, e considerando que a tua placa era o requisito mínimo, a coisa faz todo o sentido.

hugoleal85

Citação de: irtigor online 30 de Setembro de 2013, 22:03
Citação de: hugoleal85 online 30 de Setembro de 2013, 21:18
Aí é que está: os drivers para Windows da Intel têm um desempenho bem melhor do que os do Linux. Aqui, só consegui melhorar um pouco o desempenho de minha HD3000 com o xorg-edgers (e SNA ativo). Ainda assim, o desempenho fica abaixo do que obtenho com o SO da MS. Por exemplo, Trine 2 roda tranquilo no Janelas, mas no Mint/Ubuntu ... praticamente impossível.

Fui ver os requisitos desse jogo, e está lá que ele foi escrito usando o directx, com o shader proprietário da Microsoft (HLSL). No mínimo fizeram cross compiling pro GLSL, mas independente da forma que eles resolveram, já não dá pra afirmar que é o mesmo código, não é de se espantar que o desempenho não seja o mesmo, e considerando que a tua placa era o requisito mínimo, a coisa faz todo o sentido.

Placas NVidia têm desempenho equivalente, tanto no Linux quanto no Windows (até porque em ambos os SOs há suporte ao OpenGL 4.4). Infelizmente o mesmo não ocorre com a Intel. :(
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irtigor

Cara, você definitivamente não leu, ou não entendeu, porque a sua argumentação não faz o menor sentido. De qualquer forma, pelo que está no faq do jogo, a versão pra Linux ainda é beta, então talvez daqui um tempo eles acertem o novo código necessário... e pra mim deu, não vou repetir a mesma coisa quinhentas vezes, hoje. Abraços, até.

hugoleal85

#11
Citação de: adiaswin online 30 de Setembro de 2013, 21:53
ola

Citardrivers para Windows da Intel

eu achava que a intel tinha um suporte otimo para o linux mas pelo visto me enganei

bem talvez eu parta para um custom build aqui em casa meu computador esta com problemas para algumas tarefas importantes....
O suporte da Intel para o Linux não é ruim, longe disso. Por exemplo, o nível de compatibilidade das placas desse fabricante com o Linux é muito superior a de qualquer outra concorrente. Agora o desempenho, esse sim não é o mesmo observado quando utilizamos SOs proprietários.

Já a NVidia, essa sim entrega atualmente(faço questão de destacar o advérbio de tempo, pois algum tempo atrás as queixas eram bem mais frequentes em relação a esta companhia) drivers com mesmo nível de desempenho, tanto no Linux quanto no Windows.






Citação de: irtigor online 30 de Setembro de 2013, 22:10
Cara, você definitivamente não leu, ou não entendeu, porque a sua argumentação não faz o menor sentido. De qualquer forma, pelo que está no faq do jogo, a versão pra Linux ainda é beta, então talvez daqui um tempo eles acertem o novo código necessário... e pra mim deu, não vou repetir a mesma coisa quinhentas vezes, hoje. Abraços, até.

Lógico que li, e inclusive concordo com você. O que não dá pra entender é do que você está falando.  ???

Não entendi qual argumentação eu fiz e não faz o menor sentido. Poderia me explicar? Quer dizer então que o desempenho da Intel no Linux é igual ou melhor do que no Windows? Se for isso, basta me provar com dados convincentes e mudo de opinião.

Só um detalhe: no MAC OSX o Trine 2 também roda com uma Intel HD3000 (tal qual no Windows), conforme pode verificar lá no site da Valve. E adivinha por que. Caso não saiba, basta dar uma lida no link abaixo:
http://www.geeks3d.com/20130611/apple-adds-opengl-4-support-in-os-x-10-9-mavericks/

Em resumo, os drivers Intel para o pinguim são bem inferiores aos disponibilizados para os SOs proprietários. Isso é um fato incontestável, reconhecido inclusive por especialistas, conforme pode ser verificado aqui.

Agora, por favor, diga-me qual é a minha argumentação sem sentido, ok.

Abraço.






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irtigor

Então eu vou fazer - uma tentativa - de explicar de outro jeito, simplificando, são dois programas diferentes (um usa directx, e o outro opengl), então não servem pra esse tipo de comparação. Eu não falei nada de desempenho, apesar do seu link te contradizer, já que a avaliação foi igual: "good" pro mesa/intel e "good" pro driver da intel pra windows. E se funciona bem no Mac, ou não, é irrelevante, nem dá pra saber se eles estão usando a mesma técnica, que foi empregada no Linux, e se for pra abraçar as suposições, eu tenho uma bem mais simples, o código do jogo, especifico pra versão Mac, existe a mais tempo, e já deve ter sido otimizado, enquanto o do Linux está em fase inicial.

hugoleal85

#13
Citação de: irtigor online 30 de Setembro de 2013, 22:59
Então eu vou fazer - uma tentativa - de explicar de outro jeito, simplificando, são dois programas diferentes (um usa directx, e o outro opengl), então não servem pra esse tipo de comparação. Eu não falei nada de desempenho, apesar do seu link te contradizer, já que a avaliação foi igual: "good" pro mesa/intel e "good" pro driver da intel pra windows. E se funciona bem no Mac, ou não, é irrelevante, nem dá pra saber se eles estão usando a mesma técnica, que foi empregada no Linux, e se for pra abraçar as suposições, eu tenho uma bem mais simples, o código do jogo, especifico pra versão Mac, existe a mais tempo, e já deve ter sido otimizado, enquanto o do Linux está em fase inicial.

Eles terem classificados ambos os drivers como "good" de forma alguma significa que ambos têm o mesmo desempenho. Aliás, em nenhuma parte do artigo eles afirmaram isso. O "good", como pode ser verificado lá, é porque ambas as versões (Windows e Linux) do driver Intel são inferiores a que é entregue pela NVidia, a única considerada excelente, e portanto a melhor de todas (que é exatamente o que venho afirmando desde o início, ou seja, os drivers NVidia atualmente são superiores a todos os demais). Simplesmente não sei porque você insiste em discordar disso, já que indiquei vários links que comprovam esse fato, e você até agora não me mostrou nenhum que demonstre o contrário.

Em todos os testes que fiz por aqui, o desempenho das placas Intel no Linux também foi inferior ao que é observado no Windows. Aliás, desafio qualquer usuário que tenha uma placa Intel HD a me provar o contrário.

Pessoal, sou um defensor ferrenho do pinguim, contribuo divulgando-o em blogs, twitter e Fóruns, porém não vou fechar os olhos para as poucas falhas ou problemas existentes. Pelo contrário, exatamente por gostar muito do SO livre, eu quero que seu desenvolvimento seja sempre o melhor possível, daí o porquê ser tão exigente.

Quanto a seu argumento de que o game funciona melhor no Mac por seu código ser mais maduro, concordo que isso pode influenciar sim o desempenho. Muito bem observado.

O que não entendo é como você pode discordar do meu argumento de que uma versão do driver gráfico com suporte a tecnologias e ferramentas mais antigas (driver Intel para Linux) tem desempenho inferior a outra com suporte a tecnologias e ferramentas mais recentes (driver Intel para Windows), o que é um raciocínio óbvio (os testes estão aí para comprovar este fato) e certamente também contribui para o desempenho inferior do game no pinguim. Como disse antes, comprovei isso na prática, o que pode ser feito com o teste do parágrafo abaixo.

Teste de desempenho: baixe um pacote de ferramentas para benchmarking (como o disponibilizado no Phoronix) ou tente rodar um game (por exemplo o Trine 2 de que estamos falando) e utilize a versão original do Mesa do Ubuntu 12.04 (Mesa 8.04). Em seguida, atualize o Mesa para a versão 9.02, via xorg-edgers, e repita o teste, observado o novo desempenho e a diferença existente.

Infelizmente não temos uma versão do driver Intel para Linux com suporte a OpenGL 4.4 e OpenCL 1.2 para podermos incluir neste teste, o que demonstraria ainda mais claramente o que venho afirmando. Porém, o teste acima já é mais do que suficiente para demonstrar o que venho dizendo.

"Gostar de algo não é tapar os olhos para os defeitos, pelo contrário, é querer sempre o melhor, indicando quais são eles para que possam ser melhorados e/ou corrigidos."
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jkmsjq

@hugoleal e irtigor

Gente, na boa. Vocês vão retomar essa discussão aqui, de novo?

Isso não seria duplicação de post de discussão?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
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