Problema na instalação do Ubuntu 9.04

Iniciado por renandame, 30 de Setembro de 2013, 16:26

tópico anterior - próximo tópico

renandame

Olá, estou tentando instalar a versão 9.04 do Ubuntu (estou instalando essa versão pois vou precisar compilar arquivos em C para um kit ARM e sei que nessa versão funciona) em dualboot com o XP. O boot é feito por um pen drive e vai tudo normalmente até a etapa de particionar o HD. Estou seguindo um tutorial que indica a partição manual e logo nos primeiros passos, quando estou selecionando o tamanho da partição que ficará o Ubuntu ele indica um erro de "espaço muito pequeno" e não realiza a operação. Tenho um HD de 250 GB, com 90 livres e pretendia destinar algo em torno de 30 GB para a instalação do Ubuntu e de outros arquivos que eu utilizarei. Nos tutoriais que vi as partições eram feitas com 5 GB e a instalação era corria normalmente. Alguém sabe por que isso ocorre? Estou baixando a versão 12.04 para ver como se comporta, mas gostaria de instalar a 9.04, preferencialmente.

Tota

Ola

Não importa a versão do Ubuntu, e sim como está fazendo o particionamento.

1) o disco está formatado inteiro em fat/ntfs?

2) se sim, entre no windows e mova uma partição para criar um espaço não alocado no final do disco

3) este espaço não alocado deve ter pelo menos 10 gigas (8/9 gigas para o Ubuntu e o restante para swap)

4) no modo live cd (testar o ubuntu) invoque o pacote gparted (gerenciador de discos)

5)crie uma partição (primaria ou extendida, tanto faz) para o Ubuntu

6) crie uma segunda partição para swap

7) instale o ubuntu indicando estas duas partições usando o "particionamento avançado" quando o imstalador o soliciar

8) no "particionamento avançado" escolha a partição do ubuntu e marque como raiz "/"

9) a swap marque como formato swap

10) instale o ubuntu e selecione a partição para o grub em sda

[]'s

renandame

Mesmo problema com a versao 12.04. Sim, o HD esta todo em NTFS. Tentei entrar no modo live cd e iniciar a instalacao por la e o ubuntu indicou um problema no HD, dizendo que ele estaria em falha iminente.
Como eu faria para mover a particao no windows?

Valeu a ajuda.

pylm69

Citação de: renandame online 30 de Setembro de 2013, 19:12
Mesmo problema com a versao 12.04. Sim, o HD esta todo em NTFS. Tentei entrar no modo live cd e iniciar a instalacao por la e o ubuntu indicou um problema no HD, dizendo que ele estaria em falha iminente.
Como eu faria para mover a particao no windows?

Valeu a ajuda.
Usa o gparted, que já vem no livecd, pra editar as partições, pronto.
Rolling Release é o máximo \o/

jkmsjq

Citação de: renandame online 30 de Setembro de 2013, 19:12

[...] o ubuntu indicou um problema no HD, dizendo que ele estaria em falha iminente.
[...]

[brincadeira]
tic-tac, tic-tac, tic-tac...
Contagem regressiva para o surgimento do féritro HD.
[/brincadeira]

Falando sério agora... compre um HD novo e faça uma instalação limpa do Windows (caso queria) e depois faça um dual boot com o Ubuntu.

Esse erro é aviso de que o HD já está dando sinais que não durará muito tempo.

Vi um HD dar esse aviso e não durou mais que 4 meses...

PS: é altamente recomendado realizar pelo menos duas vezes a defragmentação do HD antes de realizar o reparticionamento do mesmo!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz