Problema Gráfico, consequente lentidão

Iniciado por Livergalt, 19 de Setembro de 2013, 02:40

tópico anterior - próximo tópico

Livergalt

Saudações,

Algumas horas atrás migrei do Windows 7 para o Linux (Ubuntu 13.04). Instalei no notebook, sem problema algum, tudo ocorreu perfeitamente, estou inclusive usando-o nesse momento. Minutos depois - com o mesmo DVD - decidi formatar o Desktop, porém o resultado obtido (infelizmente) não foi o mesmo.

Problemas Gráficos e uma lentidão para iniciar o Ubuntu estão infernizando essas últimas horas, decidi me render e procurar ajuda de usuários mais experientes. O vídeo mostra o problema e (por sorte) consegui iniciar o Ubuntu - a maioria das vezes fica só o gráfico - então, como devo prosseguir?

A placa de vídeo que uso para o Desktop é Radeon HD 6570.

http://www.youtube.com/watch?v=3kU1AvOq8G4&feature=youtu.be

Renan Rischiotto

Olá!

Bem-vindo ao Linux e ao fórum!

- Você instalou o driver proprietário da AMD depois que instalou o sistema?

- Você atualizou o sistema depois da instalação?

- Qual versão do kernel está usando? Rode uname -r no Terminal e poste o resultado aqui.

Abçs!

Livergalt

Olá Renan!

Tentei instalar os drivers da placa pelo CD e não consegui, acredito que o ubuntu não abra arquivos de extensão .exe, também tentei baixar no site, mas só encontrei a mesma coisa do CD...

Após colocar uname -r no Terminal (estou usando o desktop) o resultado foi

3.8.0-30-generic

Renan Rischiotto

Faça o seguinte, rode estes comando abaixo um por um:

sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install fglrx-13

Isso vai instalar o driver proprietário da AMD.

Ah! Esqueçi de dizer, após isso reinicie o sistema.

Abçs!

Livergalt

Então, segui todas as instruções e realmente tive a impressão que o proposto foi instalado. Porém quando reiniciei o computador o problema persistiu...

Deixe-me lhe contar algo, não sei se tem muito a ver mas... Decidi migrar do Windows entre outros motivos devido a um possível vírus que deixava meu computador trabalhando 100%... Quando abria o gerenciador de tarefas quem estava usando esse todo da CPU era a Present Font Cache, quando eu finalizava este (que inicializava junto com o Windows) algo com "Kernel System" continuava a tomar uma boa parte da CPU... Passei 30 dias com o problema (até que hoje decidi formatar), estive pensando: será que não danificou internamente?

Renan Rischiotto

Eu acho que não, mas eu não sei ao certo para lhe dizer...

Sobre o problema ainda persistir, entre no Grub pressionando e segurando a tecla Shift do teclado durante o boot do sistema, daí você vai em "Previous Linux versions", então você entra com a versão atual do seu kernel, mas no modo de recuperação.
Depois aparecerá uma lista, vai na opção que tem pra corrigir gráficos ou algo assim.

Abçs!

Sergio Benjamim

A gente precisava saber o geral do seu desktop, roda os comandos e posta o resultado para a gente:

lspci
lsusb
sudo lshw -C video
cat /proc/cpuinfo | grep "model name"
cat /proc/meminfo | grep "MemTotal"

Dependendo de sua configuração, o Ubuntu 13.04 com o Unity fica lento mesmo, talvez seja melhor você testar outros derivados mais leves, como Linux Mint com Mate, Xubuntu, Lubuntu... O Ubuntu 12.04.3 é mais indicado, se você quiser continuar com o Unity, ele é bem mais leve e tem a opção de escolher o Unity 2D.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Livergalt

Renan,

Não consegui acessar nada...

Sérgio,

Seguem os dados

Comando lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 82G33/G31/P35/P31 Express DRAM Controller (rev 10)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation 82G33/G31/P35/P31 Express PCI Express Root Port (rev 10)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation NM10/ICH7 Family High Definition Audio Controller (rev 01)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation NM10/ICH7 Family PCI Express Port 1 (rev 01)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 01)
00:1d.1 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 01)
00:1d.2 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 01)
00:1d.3 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 01)
00:1d.7 USB controller: Intel Corporation NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Controller (rev 01)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev e1)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GB/GR (ICH7 Family) LPC Interface Bridge (rev 01)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 01)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SATA Controller [IDE mode] (rev 01)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation NM10/ICH7 Family SMBus Controller (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Turks PRO [Radeon HD 6570/7570]
01:00.1 Audio device: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] Turks/Whistler HDMI Audio [Radeon HD 6000 Series]
02:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros Attansic L2 Fast Ethernet (rev a0

Comando lsusb

Bus 003 Device 002: ID 04f3:0230 Elan Microelectronics Corp. 3D Optical Mouse
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Comando sudo lshw -C video

sudo: unable to change to sudoers gid: Operation not permitted

Comando cat /proc/cpuinfo | grep "model name"

model name : Pentium(R) Dual-Core  CPU      E5400  @ 2.70GHz
model name : Pentium(R) Dual-Core  CPU      E5400  @ 2.70GHz

Comando cat /proc/meminfo | grep "MemTotal"

MemTotal:        2064576 kB

............
Reformatei e o problema continua  >:(

dessa vez dei o comando de -C video e saiu:

livergalt@livergalt:~$ sudo lshw -C video
  *-display               
       description: VGA compatible controller
       product: Turks PRO [Radeon HD 6570]
       vendor: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI
       physical id: 0
       bus info: pci@0000:01:00.0
       version: 00
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=radeon latency=0
       resources: irq:43 memory:d0000000-dfffffff memory:feae0000-feafffff ioport:e000(size=256) memory:feac0000-feadffff

Sergio Benjamim

Tenta usar as versões que eu falei, eu acho que o Unity é muito pesado para sua máquina, tem só 2 GB de ram, e é necessário instalar o fglrx, para ter o driver de vídeo da AMD instalado.

Você formatou, qual versão está usando?

Livergalt

Formatei e coloquei a mesma versão 13.04 LTS... Como eu instalo o fglrx? No Windows 7 eu tinha o Ubuntu 12.04 virtualizado e funcionava perfeitamente...

Renan Rischiotto

Citação de: Sergio Benjamim online 19 de Setembro de 2013, 14:52
Tenta usar as versões que eu falei, eu acho que o Unity é muito pesado para sua máquina, tem só 2 GB de ram, e é necessário instalar o fglrx, para ter o driver de vídeo da AMD instalado.

Você formatou, qual versão está usando?

Meu PC roda o Ubuntu com Unity de boa (fica um pouco lento sim, mas não é nada exagerado), e tem só 2GB de RAM também...

Abçs!

Renan Rischiotto

Citação de: Livergalt online 19 de Setembro de 2013, 18:11
Formatei e coloquei a mesma versão 13.04 LTS... Como eu instalo o fglrx? No Windows 7 eu tinha o Ubuntu 12.04 virtualizado e funcionava perfeitamente...

Já te passei os comandos, é o mesmo procedimento.
Ou alternativamente, você pode ir em Programas e atualizações (pesquise no Dash) --> aba Drivers adicionais, e verificar se existe algum driver ali disponível.

Abçs!

Sergio Benjamim

Citação de: Livergalt online 19 de Setembro de 2013, 18:11

Cara, se você sabe que o ubuntu 13.04 (que não é LTS, ou você quis dizer 12.04?) fica lento no seu computador, por que vc não tenta usar outra versão mais leve? A gente já falou anteriormente. Desktops como Xfce, Mate ou Lxde são ideias para sua máquina.

Não adianta esperar que um fusca tenha a mesma performance de uma ferrari.

Aliás, qual arquitetura você está usando no SO? 32 ou 64 bits? Pode ser que o ubuntu ou um derivado dele funcione melhor em 32 bits nessa sua máquina. Com o comando uname -a dá para saber qual você está usando atualmente.