ubuntu em multi terminal

Iniciado por fabiopfnir, 26 de Setembro de 2013, 09:13

tópico anterior - próximo tópico

fabiopfnir

seguinte pessoal, sou responsavel pelo laboratório de informática da escola da qual eu trabalho, e gostaria de saber como eu faço para colocar o ubuntu 13.04 em multiterminal, estive pesquisando sobre o assunto e vi que o userful que um programa quase que padrão para esse trabalho de multiterminal nao e suportado pelo ubuntu 13.04, mediante esses problemas eu gostaria de saber como eu faço para instalar o ubuntu 13.04 em multiterminal.

jkmsjq

Ola!

O Ubuntu 13.04 tem suporte oficial apenas por 9 meses, ou seja, terminará agora em janeiro de 2014. A melhor alternativa é baixar a versão 12.04 quem terá suporte oficial por 5 anos, ou seja, até abril de 2017.

Já pensou em instalar o Linux Educacional que tem suporte a multiusuários, e que é baseado no Ubuntu?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

fabiopfnir

sim mais no linux educacional 5 que é a ultima versão tambem nao tem suporte a multiterminal, so o linux educacional 4 que nao tem mais suporte. e no ubuntu 12.04 como eu faço?
desde ja grato pelas informações.

jkmsjq

CitarConfigurando multiterminal não-Userful no Ubuntu 12.04.1

Adicionado por Laércio de Sousa 11 meses atrás

Caros colegas,

Há algum tempo eu relatei uma experiência na tentativa de configurar um multiterminal no Ubuntu 11.10/12.04, sem utilizar o software da Userful, em computadores do pregão 71/2010.
http://redmine.c3sl.ufpr.br/boards/1/topics/150?r=373

O estudo ficou um tempo parado, mas esta semana eu resolvi retomá-lo, seguindo os novos tutoriais disponíveis em https://help.ubuntu.com/community/MultiseatX.

Para minha surpresa, o sistema está funcionando razoavelmente bem. Os arquivos de configuração ficaram mais simples e não tenho mais aquele problema com o teclado (seta para cima disparando o programa de captura de tela, etc.).

Alguns efeitos colaterais, no entanto, são os seguintes:

Pelo menos um dos terminais precisa ser configurado para login automático, senão o LightDM trava (bug conhecido).
    Independentemente da porta USB utilizada, qualquer pendrive espetado no computador fica acessível a todos os usuários.
    O ajuste de volume dos Audio HUBs deve ser feito necessariamente pelo programa pavucontrol. O controle de volume nativo do Ubuntu não deve ser utilizado.
    Um usuário consegue, pelo pavucontrol, modificar o volume de áudio dos outros.

Eu ainda não tentei configurar um terceiro terminal, utilizando a saída de vídeo ociosa da TN502, mas acredito que não será fácil.

Estou disponibilizando meus arquivos de configuração no GitHub, para quem se interessar:

https://github.com/lbssousa/proinfo-free-multiseat

[ATUALIZADO] Depois de muita pesquisa, consegui ativar corretamente o dual-head na placa TN-502 via RandR 1.2, utilizando o driver nativo do Ubuntu. Isto vai permitir testar alguma solução baseada em Xephyr para configurar o terceiro terminal. Os arquivos do GitHub já estão atualizados com a nova configuração para ativar o dual-head.

FONTE: Seja Livre
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

fabiopfnir

obrigado  jkmsjq pela ajuda, sera que nao existe uma maneira menos complicada de fazer isso nao??