[ DICA ] Instalar o Google Chrome nativo

Iniciado por Kadu_tbj, 11 de Setembro de 2013, 03:25

tópico anterior - próximo tópico

Kadu_tbj

Sim, é verdade: o Chrome já está disponível para o Ubuntu de forma nativa. Apesar de você poder encontrar muitos artigos, na Internet, a prometerem o Google Chrome no Ubuntu, na verdade, apenas explicam como instalar o Chrome do Windows emulado pelo Wine.  Por isso, sim, isto é uma novidade fresquíssima: o Google Chrome já está disponível numa versão Beta, ou seja, numa fase de desenvolvimento não final. Apesar de ser algo ainda em desenvolvimento o Chrome portou-se muito bem e recomendo pela sua extrema velocidade de arranque.

Tal como referi acima, o programa é extremamente rápido e, por isso, fiquei impressionado com a sua velocidade de arranque. No meu computador o programa demora menos de 3 segundos a abrir, ao contrário do meu Firefox que demora cerca de 10 a 15 segundos (com extensões o Firefox ainda demora mais tempo a arrancar). É, por isso, uma grande vantagem que poderá mudar muitos utilizadores para este browser.

Para além de ser rápido, na minha opinião, acho o seu visual extremamente agradável por causa da sua simplicidade, não ocupando praticamente nenhum espaço extra, para além da página. Apesar da sua velocidade e simplicidade, tem efeitos bastante agradáveis à vista, por exemplo quando adiciona novas abas ou downloads, não aparecem logo mas, sim, de uma forma suave e deslizante.

Quanto à abertura das páginas, não senti diferença visual, ou seja, não encontrei qualquer bug em relação ao Firefox, excepto, novamente, à velocidade que me pareceu ainda mais rápida ao as abrir páginas e muito mais rápido a fazer scrolling nas janelas. Aliás, o Google Chrome passou em todos testes do Acid3 por isso, em princípio, não terá qualquer problema na abertura de páginas Web.

Já é habitual a Google apresentar o seu software extremamente completo sob a forma de software Beta. Esta aplicação não é excepção! É muito rápido a arrancar, muito fluido na navegação das páginas, bastante estável e já permite a adição de add-ons (extras) e de temas!

Instalação

Actualmente o Google Chrome não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu. Por isso, será preciso proceder à instalação através de um ficheiro de instalação (.deb). Aquando da instalação, o Google Chrome adiciona o repositório oficial automaticamente. Por isso, já sabe que terá sempre Chrome sempre actualizado! Siga os passos a seguir, sequencialmente, de forma a ter uma instalação bem feita:

Visite a página a seguir e clique no botão "Obter o Google Chrome (BETA)":

http://www.google.com/chrome?platform=linux

Seleccione o pacote apropriado conforme a arquitectura do seu computador, ou seja, ou "32 bit .deb (para Debian/Ubuntu)" ou "64 bit .deb (para Debian/Ubuntu)", leia os termos de utilização e clique no botão "Aceitar e instalar".

No caso de na opção "Abrir Com" do Firefox tiver: "Instalador de pacotes GDebi", pode seleccionar logo essa opção e, depois da transferência, o instalador irá abrir automaticamente. No caso de preferir guardar no seu Ubuntu, depois da transferência estar completa, dê duplo clique no ficheiro para executar o instalador e proceda à instalação normal e simples dos pacotes .deb que o Ubuntu nos habituou!

Depois de instalado, a primeira vez que abrir o Chrome será pedido algumas informações, nomeadamente se você quer partilhar alguma informação do seu computador de forma a melhorarem o browser, se quer tornar esta nova aplicação o browser predefinido e se quer que ele vá recolher todas informações do seu browser actual de forma a não ser necessário ter de digitar as suas palavras passe lá guardadas.

Fonte: Ubunted
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

Kadu_tbj

Se você tentar instalar o browser Google Chrome no Ubuntu 13.04 provavelmente vai deparar-se com um problema na instalação, em que a Central de Programas do Ubuntu irá referir o seguinte:

A dependência não é contentável: libudev0 (>= 147)

Este problema ocorre pois o Google Chrome atual (versão 26) foi construído para usar o pacote libudev0 e o Ubuntu 13.04 traz uma versão mais atual, o libudev1. Espera-se que o Google Chrome só comece a usar o libudev1 na versão 28, portanto não está para breve corrigirem este bug. Assim, neste artigo mostra-se uma solução extremamente simples que possibilita ter o Google Chrome no Ubuntu 13.04.

A solução para este problema é extremamente simples pois passa por instalar a dependência em falta que o Google Chrome tem, instalar o pacote libudev0. Depois disso o Google Chrome poderá ser instalado normalmente. Assim, comece por fazer download do pacote libudev0, conforme a arquitetura do seu Ubuntu (se você não sabe qual é a arquitetura do seu Ubuntu veja este link):

libudev0_175-0ubuntu19_i386.deb ← 32 bits
    libudev0_175-0ubuntu19_amd64.deb ← 64 bits

Depois disso, dê duplo clique no ficheiro para instalar o pacote:

Quando a instalação deste pacote terminar, você já pode instalar o Google Chrome normalmente, ou seja, aceda ao link seguinte e faça download do instalador (um dos ficheiros com a extensão .deb, conforme a arquitetura do seu Ubuntu):

http://www.google.com/chrome?platform=linux

Quando a transferência terminar, dê duplo clique no ficheiro e instale normalmente.

Fonte: Ubunted
Kadu_tbj!Efeito fogo no Ubuntu (compiz)
Notebook Satellite Toshiba L635, UBUNTU 12.04 Unity 64Bits LTS, CORE i5 480M 2.70ghz, HD640, 6G DDR3, HDMI,Bluetooth, Bateria de 6 celulas
Obedecendo ao Chamado do Mestre

pylm69

Rolling Release é o máximo \o/

alfrgs

Eu instalo ele pela central de programas do Ubuntu 13.04 sem problemas, como qualquer outro aplicativo comum.

Por ser tao natural nem sabia que tinha que ter artimanhas para usa-lo por algumas pessoas ou outras versões de ubuntu.

Arthur Bernardes

Eu baixo do site oficial, executo sudo dpkg -i pacote.deb, e a dependência que falta eu corrijo com sudo apt-get -f install

Paulinho1971

Olá pessoal,

Apenas um adendo:

Se muitos deixassem de chamar os derivados pequenos de refiseláoque saberiam que a muito no BigLinux para ter o Google Chrome basta um apt-get install.

Pois é, mas ressalto também que não estou desmerecendo a dica, ok?

T+