como configurar o ufw para usuarios desktop?

Iniciado por Syler, 28 de Setembro de 2013, 13:33

tópico anterior - próximo tópico

Syler

habilitei o ufw e vi isso no site http://wiki.ubuntu-br.org/UFW  "O aplicativo padrão de firewall para do Ubuntu, a partir da versão 8.04LTS é UFW. Por padrão UFW está habilitado, mas todas as portas estão abertas (caso contrário não haveria acesso à Internet após a instalação). "

se todas as portas estão abertas, então o firewall esta praticamente inútil no ubuntu. Pesquisei como configurar esse firewall, mas nos sites eles só passam exemplos de configuração. Preciso de uma configuração completa para meu pc, nada de configuração de servidor, mas algo suficiente para me dar segurança para um usuário desktop, tipo uma lista de quais portas devem estar fechadas ou abertas.

uso ubuntu 13.04.

Tota

Citação de: Syler online 28 de Setembro de 2013, 13:33
Preciso de uma configuração completa para meu pc, nada de configuração de servidor

Olá,

Em relação a servidor ou maquina pessoal, por favor explique qual a diferença que voce vê em fechar ou abrir determinadas portas.

O que define como "configuração completa"?

Quais portas deseja bloquear? Jogos, torrents, etc?

O que servirá para voce pode não servir à maioria, por exemplo, caso deseje bloquear as portas de e-mail.

Tentou instalar um front end grafico para o ufw?

Syler

a diferença é que eu não preciso dos serviços que utilizam portas  tipo telnet que usa a 23 eu acho.   Torrent eu posso usar no futuro, jogos? eu não vejo nenhum jogo bom pro ubuntu. Thunderbird talvez eu utilize, mas costumo usar hotmail, outlook etc.  È verdade, eu posso utilizar o gufw.
Desculpa se eu não fui muito especifico, é que estou acostumado a usar o Comodo firewall , onde eu achava muito mais fácil.
Mas ainda continuo sem saber quais portas deixar abertas ou fechadas.

jkmsjq

Pelo pouco que eu entendo do firewall, as portas ficam abertas para o acesso do ubuntu para a grande rede e não o contrário.

Portanto, se alguém tentar invadir a sua máquina, mas ela estando atualizada, com uma senha forte e você não ficar clicando em tudo que é link que aparece pela frente, você estará protegido. Faca o teste acessando sites específicos de teste de firewall, exemplo:

https://www.grc.com/x/ne.dll?rh1dkyd2
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz