Instalação Ubuntu

Iniciado por Shaman, 22 de Setembro de 2006, 15:17

tópico anterior - próximo tópico

Shaman

Olá, desculpa estar postando isso aqui... eu tentei dar uma lida sobre como instalar, mas acabei é me confundindo tudo com respeito a partições.
Vamos ao meu caso, tenho um HD SATA de 120 GB onde rodo o windows, com duas partições: 100 GB para arquivos (D:), e 20 GB para o Windows (C:)... comprei um HD de 40 GB IDE, agora no meu windows eu tenho C, D, e E:.
Pretendo instalar o Ubuntu ainda hoje no HD de 40 GB, e deixar dual boot...
Mas eu não sei como fazer as partições, não sei como fazer o dual boot, e não sei como o linux vai reconhecer cada partição do HD... eu tenho alguma idéia de como deve funcionar, pois já pesquisei, mas ainda estou confuso.
Alguém pode me explicar o que eu devo fazer?

EDIT: Vou usar o Ubuntu 6.06 64 bit.

Eduardo Correa

O Instalador é praticamente auto explicavel!
Já que tu não estás muito seguro, sugiro instalar pelo modo gráfico (entrar como live cd e instalar do modo
gráfico)  e seguir os passos direitinho e ler todas as mensagens de erro ou informações...
Aconselho a deixar o hd IDE sem partição nenhuma antes de instalar o ubuntu, assim tu não vai precisar deletar nada (só criar).
Na tela inicial tem um icone bem grande dizendo instalador...
Depois de abrir o instalador é configurada a linguagem e teclado.
Entra o particionador (geralmente a parte mais dificil).
No particionador, seleciona o hd IDE (provavelmente o /dev/hda).. os hds SATA serão reconhecidos como /dev/sda e /dev/sdb, e nestes tu não vai mexer.
Cria uma partição com o dobro da tua ram para SWAP e outra com o resto do HD para /  (barra - raiz).
Ele vai perguntar qual partição tu vai usar para o /, seleciona a partição criada para isso.
Depois é só deixar o sistema instalar sozinho e reiniciar, sem traumas.
Se tu estiver com dúvidas, da uma procurada na internet que sempre encontra, até um passo a passo com as telas (estes dias achei mas não sei em que site).
Claro que é importante fazer um backup das tuas coisas antes de fazer qualquer instalação de sistema operacional.
Boa Sorte!

Shaman

Opa, eu consegui instalar aqui enquanto não havia resposta à minha pergunta...
Consegui!
Mas quando estava na hora de fazer partição, eu não fiz manualmente, o próprio linux usou todo o HD de 40GB e se instalou sozinho não sei como, mas que deu certo, deu.
Seria melhor eu fazer as partições manualmente? Ou posso deixar assim?
OBS.: Na parte onde eu teria que fazer as partições manualmente, eu escolhi para o sistema usar todo HD.

galactus

Se está tudo funcionando bem, não há motivo para mudar. O que ele fez foi criar duas partições, uma Raiz "/" e outra para o "Swap", área de troca.

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.