Rede doméstica com Virtua: alguém me ajuda?

Iniciado por migraineboy, 06 de Junho de 2006, 17:04

tópico anterior - próximo tópico

migraineboy

Pessoal, estou já há pelo menos 3 dias tentando configurar a minha rede, mas por mais que tenha tentado tudo quanto é tutorial que achei no google, basicamente nenhum para ubuntu e nenhum efetivamente completo, ainda não consegui fazê-la funcionar. Para aqueles que quiserem tentar me ajudar, aqui vão algumas informações:

Computadores:
1 desktop com duas placas de rede, sendo que a que recebe a conexão é a eth1 e não a eth0, como os tais tutoriais me levaram a crer que deveria ser o normal. A placa eth0 é a que está conectada no outro computador, um desknote com uma única placa.

IP: o IP que recebo é do tipo 201.xx.xx.xxx

Conexão: Virtua, através de modem Webstar, não router.

A rede obviamente será feita através de cabos crossover(é isso mesmo?  :oops: ), assim como já está feita e funcionando no windows.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito. Preciso de informações de como proceder em ambas as máquinas.

migraineboy

Caramba, sei que ninguém tem obrigação de ajudar, mas por outro lado também não custa nada a quem sabe a resposta dar uma mãozinha, não é? Não acredito que não haja ninguém aqui pelo fórum que tenha uma rede compartilhada e funcionando no virtua... De qualquer forma, se os dados que disponibilizei forem insuficientes, digam aí que eu procuro aqui o que faltar.

RenatoX

você pode usar tanto o squid como o iptables
eu uso o iptables jah que não nescessito de outras funções extras agora estou começando a migrar pro squid pra utilizar de umas conexão tunnel atravez dele e poder abrir orkut na facul , mas se quise eu ensino atravez do iptables , soh manda uma msg privada que eu te ensino.

o meu iptables é como um firewall eu configurei pra blokear algumas coisas outras redirecionar pra outros pcs e outras pra liberar , mas o iptables soh controla isso baseado nos pacotes , jah o squid dah pra vc controlar a banda e talz , mas eh mais dificil e eu nao sei , po isso se ainda tiver com o problema manda uma msg privada para que eu possa saber

RenatoX

aew se alguem puder dah uma luz pra gente , tamo tentando configurar na casa dele , pelo ke eu pude percerber o ubuntu 6.06 não tah deixando executar quase nada, fora as regras do iptables que ele também nao adiciona , arquivos na inicialização também não vai , não conseguimo fazer o compartilhamento da internet de modo nhenhum , tentei fazer um script na pasta /usr/bin/local nao foi , tentei na /etc/init.d/ também não foi e tentando manualmente também não foi alguem tem alguma idéia?

será que pode ser alguma atualizaçã oque fizerão ou do kernel , eu sei que esgotei minhas ideias pra conseguir resolver o problema to provurando aqui no forum segui passo a passo os tutoriais mesmo assim nao foi , comando chmod +x "arquivo" depois ./"arquivo" ele dah como "binario invalido" , muitas coisas desse tipo , o pc que tah na rede jah consegue ver o servidor pq testamos o comando ping e ele respondeu , tah falatando o ubuntu aceitar as regras do iptables e o ip_forward  onde a unica maneira de modificar ele eh dando um
sudo chown "usuario" /proc/sys/net/ipv4/ip_forward e depois sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward , mas mesmo assim nada , ele nao compartilha no iptalbes ke adicionamos  a regra sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE , não aprece nada, tah mto estranho , amanhã vou pesquisar masi , mas se alguém jah souber como resolver esse tipo de problema e nos ajudar , pelo menos alguma ideia doke possa ser , qualquer resposta está valendo!

brigado!

ps:jah vimos também senão eh uma devcom , e nao eh!

migraineboy

migraineboy

Aê!! Conseguimos!! Quero dizer, o  RenatoX conseguiu. Ao Renato eu só posso agradecer o interesse e a boa vontade dispensada. Para aqueles que porventura tenham a mesma necessidade aqui vai a solução(pelo menos o que deu certo pra mim):

Vou chamar de máquina 1 a que funcionará como servidor(a que possui duas placas de rede). Obviamente, restou pra outra ser a máquina 2, não é?
Eis os procedimentos para cada máquina:

Máquina 1:
sudo gedit /etc/sysctl.conf

descomente a linha --> IPv4 forwarding, salve e feche
sudo ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
sudo chown "usuário" /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

Máquina2:
Vá em sistema-->administração-->rede
clique na sua placa de rede e em propriedades
Em configuração mude de dhcp para endereço estático
Em endereço ip coloque 192.168.0.5
Em máscara de sub-rede coloque 255.255.255.0
Em endereço do gateway coloque 192.168.0.1

Pronto sua rede deve estar funcionando!!

Obs:
1) Os procedimentos para a máquina 2 vc só terá que fazer uma vez;
2) Toda vez que vc reiniciar a máquina 1, vc terá que executar novamente as últimas
4 linhas de procedimentos relativos a ela.

Bom, como viram não conseguimos ainda criar um script que rode na inicialização do sistema e que dispense a necessidade de toda vez ter que digitar manualmente os comandos. Se alguém puder ajudar nessa matéria, só podemos agradecer.

Brakyah

Amigo, to com o mesmo problema de não compartilhamento. Achei esse tuto e vou testar hoje à noite.

http://wiki.ubuntubrasil.org/Iptables

Depois posto o resultado

[]'s

Lamego

Para colocar o procedimento da Maquina 1 no script de arranque faz o seguinte:

Máquina 1:
Citarsudo gedit /etc/sysctl.conf
descomente a linha --> IPv4 forwarding, salve e feche
^ Isto fica gravado permanente, não precisa script
Citarsudo ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0
^Isto é equivalente a configurar com IP estático tal como faz na maquina 2, fica permanente

sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
sudo echo "1" > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

^ Isto é para colocar no script de boot em /etc/rc.local antes da linha exit 0
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

salsa

eu tentei configurar como o migraineboy, mas aqui nao tah rolando nao... eu dou um iptables -L pra ver se ele aplicou as regras... e ele mostra como se nao tivesse sido aplicado nenhuma regra... alguem pode me ajudar?

migraineboy

Pessoal, tive que reinstalar o ubuntu e agora os procedimentos que eu coloquei ali em cima não mais funcionam. Quando eu digito os comandos, não só a outra máquina não ganha conexão, como a minha a perde. Alguém poderia me ajudar com alguma dica?

thimer

pessoal estou na mesma situacao, pq sera q acontece isso?
A internet para no pc servidor e no cliente também nao  funciona.
"If you want to say that a program is free software, please don't say that it is available "for free." That term specifically means "for zero price." Free software is a matter of freedom, not price."

Leonardo C

Cara eu tava com problema bem semelhante ai resolvi colocando ip fixo nos clientes!!! E o servidor é o unico q usa DHCP... Vi isso num topico aqui o forum com passo a passo até... Se eu achar eu volto aqui...

Obs... (preste atenção para ver se as etho não estão invertidas)

Abraço...

Editado...

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5678.0

Tai ai... Não é o mesmo q eu usei mais é quase igual... Espero q te ajude...