Criar uma rota para a interface ppp0

Iniciado por diogopettres, 06 de Agosto de 2013, 12:08

tópico anterior - próximo tópico

diogopettres

Bom tarde a todos,

Sou novato ainda com o linux, por isto conto com a paciência de todos.

Eu configurei um servidor LINUX para funcionar como firewall e proxy de minha rede (iptables\squid). Ainda não tenho nenhuma regra no iptables e nem no squid. Neste servidor configurei uma VPN PPTP com meu servidor windows e ela está UP e funcionando. A questão vem agora, as maquinas que estão atras do meu linux precisam acessar este servidor windows (que fica em outro lugar) pelo ip da VPN. Exemplo:

Meu servidor tem a interface eth0 (192.168.1.10  "o gateway é meu modem adsl) e quando dico a vpn tenho também a interface ppp0 (192.168.50.233). Eu tenho um computador que tem como gateway meu servidor LINUX e preciso dele acessar o ip 192.168.50.50. Para isto preciso configurar uma rota que tudo que chegar para o ip 192.168.50.50 saia pela interface ppp0. Gostaria de saber como fazer esta regra!!!???

Obrigado!! :P

zekkerj

sudo route add -host 192.168.50.50 dev ppp0

Mas supondo que vc configurou corretamente as interfaces locais, isso não deveria ser necessário. Talvez fosse melhor vc passar mais informações sobre suas configurações, pra gente te ajudar melhor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

diogopettres

Kra, consegui resolver!!

iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

faltou fazer isto na interface virtual da conexão vpn!!!

valeu!!!