Leitor de Certificado Digital (Atualizado)

Iniciado por lfelipe, 28 de Novembro de 2013, 09:13

tópico anterior - próximo tópico

lfelipe

Prezados, bom dia,

Estou há algum tempo tentando instalar, reconhecer e utilizar meu certificado digital em SO Linux. Atualmente estou usando o Ubuntu 13.10 e minha leitora é uma Gempc Twin.

Até o momento, só havia conseguido utilizá-lo em ambientes Windows nativo (nem máquina virtual estava conseguindo).

No entanto, resolvi encarar o desafio novamente. Pesquisando na internet, localizei o seguinte tutorial: https://sites.google.com/site/ubuntu4us/artigos/ferramentas-de-escritorio/browsers/certificado-digital

Ao segui-lo, consegui fazer o Ubuntu reconhecer o leitor de cartões e até o certificado digital. Entretanto, ao abrir o browser (tanto Firefox quanto Chrome), não consigo fazer aparecer o certificado.

Ao utilizar os seguintes comandos, consigo que o Ubuntu me retorne o modelo da leitora e as informações sobre o meu certificado:

Citar$ opensc-tool --list-readers
$ opensc-tool --atr
$ pkcs15-tool --list-certificates (isto vai listar o certificado contido no SmartCard)
$ opensc-tool --name

O que ocorre é que, ao chegar em determinado passo do tutorial supra, não consigo avançar. O passo onde estou trancando é o seguinte:

CitarConfigurando o Firefox para acesso ao SmartCard:

sudo apt-get install mozilla-opensc

opcionais: sudo apt-get install mozilla-psm

Ao digitar o primeiro comando, retorna a seguinte mensagem:

"O pacote mozilla-opensc não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

E: O pacote 'mozilla-opensc' não tem candidato para instalação"

E ao digitar o segundo, a mensagem é:

"E: Impossível encontrar o pacote mozilla-psm"

Acredito que é por causa disso que não consigo fazer o browser reconhecer o certificado digital.

Por acaso alguém enfrentou o mesmo problema e conseguiu uma solução?

Obrigado e abraços!!

Prezados,

Hoje encontrei esse tutorial: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-cartao-e-CNPJ-no-Firefox

Ao rodá-lo, consegui fazer o site do Supremo Tribunal Federal reconhecer e logar pelo certificado digital. Entretanto, os portais de outros tribunais continuam não reconhecendo o certificado.

Alguma sugestão?

Abraços!