Após instalação não está aparecendo tela de dual boot

Iniciado por moisesprofinfo, 01 de Julho de 2011, 01:44

tópico anterior - próximo tópico

moisesprofinfo

Olá pessoal estou me aventurando no linux e após fazer a instalação do ubuntu em uma maquina com windows xp a tela de dual boot não aparece. O que aparece é uma tela falando sobre a resolução do meu monitor e após isso incia o ubuntu sem aparecer a opção de selecionar o windows xp. Alguem sabe oq pode ser feito pra aparecer o menu para que eu possa escolher o windows xp?

Att
Moisés

druidaobelix

Olá moisesprofinfo,

O seu relato dá a entender que, então, o Ubuntu está carregando normalmente, apenas que vai direto, sem aparecer a tela inicial de menu do sistema, o menu do grub.

Se soubessemos mais exatamente o que aparece nessa "tela falando sobre a resolução" do seu monitor, isto é, se v. retranscrevesse aqui o exato conteúdo da mensagem, possivelmente ficaria mais fácil de tentar identificar a questão.

Também não sabemos qual é a versão do Ubuntu que v. está usando e tampouco, caso se trate da versão mais nova, a 11.04, qual é o tema (Unity ou Clássico), o que dificulta um pouco mais.

Igualmente não temos nenhuma referência do que seja o seu computador e bem assim o seu monitor, o que seria adequado, vale dizer, não estamos diante do seu equipamento, estamos à distância, o que sempre dificulta enormemente a análise, daí porque é sempre importante o fornecimento do que possa de informações, aliás, é sempre conveniente fazer, ainda que seja, uma breve descrição do equipamento.

Apesar disso, dessa ausência de informações, arrisco a dizer que v. deverá fazer o seguinte:

Carregado o sistema, abra um terminal, pode usar as teclas Ctrl+Alt+T.

Pode também, querendo, usar o menu normal do sistema, se versão 11.04, tema Clássico, a partir da barra superior, em Aplicativos/Acessórios/Terminal;

Se tema Unity, clicando no ícone Aplicativos existente na coluna à esquerda, conhecida como launcher (no padrão creio que seja o nono ícone, é o ícone com uma lupa com o sinal de + dentro dela), na caixa da lupa, caixa de 'Pesquisar aplicativos', na parte superior do quadro, digite a palavra 'terminal', sem as aspas, e click no ícone correspondente que aparecerá logo abaixo.

Bem, vou supor que v. conseguiu abrir um terminal, e perdoe se exagero no detalhamento do passos, mas é que também não sabemos seu grau de familiaridade com o Linux e com o Ubuntu.

Faça inicialmente uma cópia de segurança do arquivo envolvido, porque se houver alguma dificuldade v. consegue retornar facilmente ao estado anterior, ainda que iniciando o sistema por um LiveCD/USB.

Digite no terminal (na verdade não precisa digitar nada, é só copiar os comandos daqui com o mouse, colar lá e dar Enter que funciona):

sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub.bak

Vai pedir a sua senha --> entre com a sua senha e dê Enter

Assim, grub.bak é seu arquivo cópia de segurança, o qual se encontra dentro da pasta 'default' e esta, a sua vez, se encontra dentro da pasta 'etc'.

Agora abra aquele arquivo:

sudo gedit /etc/default/grub

Comente as seguintes linhas:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true

Comentar é colocar o símbolo # no começo da linha, como está aí acima.

Descomente a seguinte linha, isto é, retire o símbolo # da frente dela:

GRUB_GFXMODE=640x480

Talvez adiante tenhamos que ajustar, sabendo melhor qual é o seu monitor e a resolução dele, e ainda, se o caso, a placa de vídeo, mas para começar pode ser dessa forma.

Salvar e Sair

Atualize o grub digitando no terminal:

sudo update-grub

Reinicie o sistema e vamos ver o que acontece.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

moisesprofinfo

Valeu pela ajuda você é o cara ou parente dele :)...Obrigado mesmo... Na verdade estou me aventurando no linux poruq etodos dizem que ele como servidor é mais seguro e por isso vou fazer minha experiencia instalar ele como servidor em um cliente... Agora a luta vais er para instalar o samba e o firebird.. mas muito obrigado...

NPS

druidaobelix :D Muito Obrigada! Fiquei o final de semana procurando na net uma solução para este problema, instalei e desinstalei muitas vezes o Ubuntu e até o Win7 que terminou corrompido e mesmo depois seguia com o erro mas agora, Resolvido.