Partições! (Resolvido)

Iniciado por King11, 14 de Julho de 2013, 02:23

tópico anterior - próximo tópico

King11

De acordo com alguns Tutoriais, para instalar uma Distro há necessidade de criar algumas partições como: / para o sistema operacional, swap, /home, /boot... Gostaria de saber o que representa cada uma delas, e se há necessidade de criar tantas partições para um simples sistema operacional?  

Renan Rischiotto

#1
/ = Raiz do sistema
swap = Como se fosse uma "memória RAM" a mais por segurança
/home = Arquivos pessoais do usuário


Pelo menos essas três são importantes.

Mais informações sobre particionamento na página 2 desse artigo.

luiscarlos

Necessário são apenas as partições /(raiz) e Swap. Alguns tutorias mandam você deixar a /home separada mas isso é só por segurança, uma forma de backup.



[]'s

Sergio Benjamim

#3
Se você quiser uma instalação à lá windows, pode ter uma única partição, só a raiz (/). Na instalação automática do ubuntu é criada somente duas partições, uma para a raiz / e outra para o swap. Nestes casos, a pasta /home fica montada ("dentro") da própria raiz /, o problema é se der algum problema ou se for instalar novamente uma outra distribuição de linux, você poderá perder todos os seus dados importantes, principalmente se você não souber manejar bem partições com Gparted ou na hora da instalação.

Citação de: luiscarlos online 14 de Julho de 2013, 09:26
Necessário são apenas as partições /(raiz) e Swap. Alguns tutorias mandam você deixar a /home separada mas isso é só por segurança, uma forma de backup.
[]'s

Não é bem uma forma de backup, é apenas uma maneira inteligente de separar o sistema (boot, kernel, programas, e etc...) do seus arquivos pessoais.

Eu já fiz instalação em que separei da seguinte forma:

/
/boot
/tmp
/var
/home
swap

Se não me engano foi assim. Tem várias maneiras, depende do que você está querendo fazer. Por exemplo: o sistema de arquivo padrão do Ubuntu e várias outras distros é o EXT4, mas você pode tentar usar algumas novas que prometem melhor desempenho em algumas situações, como a Btrfs ("evolução" do EXT4, ainda em testes) e a F2FS (desenvolvida especificamente para memórias flash, como pen drives e discos SSD), daí você resolve usar esses sistemas de arquivos na raiz (/), mas o problema é que o Grub não reconhece essas partições para dar boot no sistema, daí você precisa criar uma partição de 200 ou 300 MB para o /boot, em EXT4 ou EXT2, para que o Grub possa inicializar o sistema corretamente. Ou ainda, você quer jogar a /tmp em um sistema de arquivos Tmpfs, daí é possível se manter separado essa partição, só alterar o arquivo /etc/fstab do ubuntu (lembrando que não há partição para tmpfs, pois esse sistema de arquivos utiliza um pedaço da própria memória ram como partição).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

King11

Valeu, Obrigado a todos! Vou criar 3 partições mesmo: / (raiz),  swap e /home !

clodoaldops

Eu tbém só uso 3: / + swap + /home
E nunca tive problemas

Andreson Goveia

Que bom que sua duvida foi respondida, se possivel poderia editar seu promeiro post e colocar o icone solucionado, para que outros com a mesma duvida tenha facilidade de encontra a resposta.
;)

Renan Rischiotto