Não reconhece placa de rede - Centrino Wireless-n 2230

Iniciado por lopesfelipe, 17 de Julho de 2013, 20:12

tópico anterior - próximo tópico

lopesfelipe

Boa noite, galera!
Dei uma pesquisada antes de vir escrever esse tópico! Achei alguns problemas parecidos, mas, até agora, nenhum igual a esse... vamos lá:

Eu adquiri um Ultrabook LG Z460 recentemente, que já veio instalado com o Windows 8. Não me adaptei bem a ele e decidi tentar mexer com o Ubuntu!
Até então, as minhas experiencias com o ubuntu tinham sido como usuário em máquinas que já continham o SO instalado... nunca tinha formatado meus computadores para instalação do Ubuntu.
Pois bem, baixei a versão 12.04 LTS do ubuntu, criei um pendrive de boot e, com muita dificuldade, já que o windows 8 impôs algumas barreiras para conseguir fazer o boot com pendrive bootavel, realizei a formatação e a instalação do ubuntu... vale constar que meu ultrabook possui SSD de 128GB (onde está instalado o ubuntu) e um HD de 320GB.

A instalação foi concluída com exito, mas sem a conexão com a internet ativa... Achei estranho, durante a instalação, a conexão não estar ativa, já que com o windows 8 estava funcionando normalmente! Decidi concluir a instalação e, após isto, tentar conectar a internet.. Porém, não consigo conectar-me a internet!
Pesquisei muito pela internet e, até agora, não consegui encontrar a solução para isto... realizei alguns comandos no terminal, e notei que a placa ethernet não está sendo reconhecida:

felipe@felipe-Z460-G-BG51P1:~$ ifconfig
lo          Link encap: Local Loopback
            inet addr:127.0.0.1  Mask:255.0.0.0
            inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
            up loopback running mtu:16436 Metric:1
            rx packets:1056 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
            tx packets:1056 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
            collisions:0 txqueuelen:0
            rx bytes:85696 (85.6 kb) tx bytes:85696 (85.6 kb)
felipe@felipe-Z460-G-BG51P1:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Ivy Bridge DRAM Controller (Rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel corporation Ivy Bridge Graphics Controller (rev 09)
00:14.0 USB Controller: Intel Corporation Panther Point USB xHCI Host Controller (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel cororation Panther Point MEI Controller #1 (rev 04)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation Panther Point USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Panther Point LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA Controller: Intel Corporation Panther Point 6 port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation Panther Point SMBus Controller (rev 04)

O problema é que além de não conseguir conectar por wi-fi, também não consigo conectar pelo cabo.

Tentei de tudo já, pessoal... se vocês puderem me dar um help, eu agradeço.

Arthur Bernardes

Muito estranho, o lspci não reconheceu suas placas de rede.

Execute sudo lshw -C network e rfkill list all e cole os resultados aqui.

lopesfelipe

Opa, Arthur... o comando sudo lshw -C network não retornou nada..

o comando rfkill list all retornou:

felipe@felipe-Z460-G-BG51P1:~$ rfkill list all
0: hci0: Bluetooth
          Soft blocked: no
          Hard blocked: no
felipe@felipe-Z460-G-BG51P1:~$

Eu também estou achando muito estranho de não listar nada!
se eu executo sudo lshw, ele trás muitas coisas, mas nada de network ou ethernet!  :(

Arthur Bernardes

Amigo, não tem nenhuma chave/atalho liga/desliga no seu Ultrabook?!!

Execute também uname -r e cole o resultado aqui.

lopesfelipe

haha tem sim, cara .. deveria estar listado aí? Ainda sou leigo com linux .. sei o básico mesmo!  ;D
Fiquei com dúvida até se esse tópico deveria ser aberto em Hardware e Periféricos ou Internet, Redes e Segurança, mas como o problema, aparentemente, tá na placa, achei melhor deixar aqui!

o comando uname -r retorna:

felipe@felipe-Z460-G-BG51P1:~$ uname -r
3.5.0-23-generic

Arthur Bernardes

O Kernel 3.5 está na última versão 3.5.0-36

Bom, consegue ver diferença se você ligar/ativar usando a chave/atalho?

lopesfelipe

Não encontrei diferenças não, cara! Aparentemente o SO subiu da mesma maneira e desligou da mesma maneira..
Deveria ter acontecido alguma coisa? haha desculpa a inexperiencia, mas não sei mais o que fazer aqui, tô desde anteontem tentando achar a solução,
já formatei duas vezes, novamente, e reinstalei o Ubuntu, e nada ..

lopesfelipe

mais alguem tem alguma possível solução pro caso? Tô, realmente, precisando de ajuda ...  :-\