Chucrutt
Não sei dizer se o Linux/Ubuntu é mais seguro ou não, eu acho que sim, pois ele é mais bem feito do que o Windows e mais "certinho"....mas é claro que você não pode fazer coisas que não deve, dar permissão para as coisas que não sabe, adicionar repositórios desconhecidos, acessar sites desconhecidos...100% de segurança nunca se vai ter, mas o usuário pode evitar muita coisa e nunca ter um problema mais sério quanto a isso se for cauteloso. Todo sistema está vulnerável a vírus, por exemplo, um hacker de verdade pode encontrar uma brecha no Java, programar um script para execução e burlar a permissão do usuário, pronto! um belo vírus! rsrs
O grande diferencial que eu considero no Linux, o seu grande ponto positivo mesmo, é o fato de ser open source, sendo assim, atualizações são muito mais rápidas do que em qualquer outro sistema, os usuários programadores podem encontrar rapidamente falhas e ajudar a corrigi-las e a comunidade é muito prestativa, além dos programas open source serem superiores ao proprietários (vide Mozilla Firefox, Gimp, VLC...)