Como instalar um programa compactado em tar.bz2?

Iniciado por valderisegundo, 02 de Julho de 2013, 12:31

tópico anterior - próximo tópico

valderisegundo

Bom, eu sou iniciante no ubuntu, comecei a utilizar hoje mesmo. Daí eu quero instalar um programinha chamado last.fm Scrobbler. Eu baixei o programa e veio em um arquivo com este nome ''Last.fm-2.1.30.tar.bz2''. Eu já olhei em vários sites tutoriais de como instalar esse pacote mas nao consigo. Sempre dá algum tipo de erro, acho que eu que nao estou fazendo certo, já que é a minha primeira vez xD Ficaria muito agradecido se alguém pudesse me ajudar.

Renan Rischiotto

Esse pacote precisa ser compilado, procure aqui no fórum como fazer.

haereticus

Citação de: valderisegundo online 02 de Julho de 2013, 12:31
Bom, eu sou iniciante no ubuntu, comecei a utilizar hoje mesmo. Daí eu quero instalar um programinha chamado last.fm Scrobbler. Eu baixei o programa e veio em um arquivo com este nome ''Last.fm-2.1.30.tar.bz2''. Eu já olhei em vários sites tutoriais de como instalar esse pacote mas nao consigo. Sempre dá algum tipo de erro, acho que eu que nao estou fazendo certo, já que é a minha primeira vez xD Ficaria muito agradecido se alguém pudesse me ajudar.

Vou facilitar tua vida, entra na Central de Programas do Ubuntu, e procura por CLEMENTINE. Este player já vem com o last.fm acoplado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

jkmsjq

Rhythmbox também tem suporte para o Last.fm

Ou mais fácil ainda. Abra a Central de Programas do Ubuntu (ou Synaptic) e digite na caixa de pesquisa Last.Fm

Clique na opção que aparecer com o mesmo nome e manda instalar.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

nightside

Geralmente (nem todas as vezes) é assim:

./configure
Resolva todos os problemas de dependências que encontrar

make

sudo make install

Se preferir pode construir um pacote .deb, instale o checkinstall:

sudo apt-get install checkinstall

E ao invés de rodar o comando sudo make install, rode o comando sudo checkinstall -D, basta seguir as instruções na tela (melhor, se quiser faça como eu, aperte enter em cada pergunta que fazer) e além de instalar o programa ele vai criar um .deb dele, e ainda por cima ficará disponível para remoção pelo synaptic e pelo comando apt-get remove.
Os dias do terminal terminaram...