Diminuir Partição Swap e Criar uma nova

Iniciado por Netinhogdr, 29 de Junho de 2013, 13:30

tópico anterior - próximo tópico

Netinhogdr

Olá, estou com um problema, sou novato nesta área do Linux, mas eu gosto muito.
Estou utilizando exatamente o Linux Ubuntu 13.04, e na hora de instalar o linux, era sempre pedido uma partição Swap, mas não era totalmente obrigatório.
Eu pensando que seria uma segunda partição para por meus arquivos pus minha partição que tinha no windows (no caso seria a D: e não a C:) que tinha uns 173GB.

Depois que formatei, tudo certinho, percebi que aquilo era para ajudar o Ubuntu, e não uma segunda partição.

então oque desejo é diminuir essa Partição Swap para 4GB, pois de acordo com a pesquisa, deve-se ter o dobro da Memoria RAM atual.
E criar uma nova partição para que eu fique com dois HD, para eu poder guardar meus arquivos...

Teriam como me ajudar?

pylm69

sudo apt-get install gparted

Agora é só ir arrumando suas partições de swap e arquivos  ;D mas lembre-se de que, o gparted não irá mexer na partição atual em uso, pra isso vc precisa de um live cd.
Rolling Release é o máximo \o/

zekkerj

Dê boot com um LiveCD, instale o gparted (não tem problema de fazer isso no LiveCD, apenas se rebootar tem que instalar de novo), apague a partição de swap existente e crie-a novamente com o tamanho certo.

Ou, se sua máquina tiver o windows, pode usar o gerenciador de discos do windows pra remover a partição de swap.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Netinhogdr

Obrigado por Ambos me ajudarem!!! agradeço muito, consegui fazer oque queria.

OBRIGADO Mesmo ^^