Como instalar o MATE no Ubuntu?

Iniciado por Renan Rischiotto, 21 de Maio de 2013, 23:40

tópico anterior - próximo tópico

Eliseu Carvalho

Citação de: nomade online 22 de Maio de 2013, 20:52
Citação de: Eliseu Carvalho online 21 de Maio de 2013, 23:52
A melhor maneira de ter um Ubuntu com MATE é instalar o Linux Mint 13, que é baseado no Ubuntu 12.04 LTS e usa a interface como padrão.
Devo concordar... fica mais estável. Até mesmo no caso do cinnamon.

Pois é, eu pessoalmente sou meio avesso a ter mais de uma interface no mesmo sistema, pois isso pode gerar uma certa confusão de pacotes e dependências, além de o sistema poder ficar mais pesado (isso pode ou não ser o caso, dependendo de quantas interfaces tem instaladas). Se quero usar uma determinada interface, prefiro buscar a distribuição que já venha com ela por padrão.

nomade

Citação de: Eliseu Carvalho online 23 de Maio de 2013, 18:19
Citação de: nomade online 23 de Maio de 2013, 18:16Cara, não sei se é esse o problema, mas o "caja" (gerenciador de arquivos e janelas) que vem pro padrão no mate do mint, é instalado junto com o mate?

Sim.
Perguntei porque o cinnamon, quando instalei à um tempinho atrás, manteve o nautilus ao invés de instalar o nemo.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Renan Rischiotto

Citarola

para ficar mais bonito use o ambiance-mate que e o mesmo tema ambience

so que com um pequeno patch para funcionar corretamente no mate.

Como instala esse ambiance-mate?

Já executei esse comando --> sudo apt-get install mate-core mate-desktop-environment
Esse também --> sudo apt-get install mate-desktop-environment-extra

Agora falta esse ambiance-mate rsrs

Arthur Bernardes

Este tema Ambiance por padrão não é do Unity??!!

Renan Rischiotto

Vou instalar o Linux Mint MATE mesmo...no Ubuntu fica muito estranho o MATE....tinha instalado o Ubuntu porque queria usá-lo, mas meu PC não perdoa, é lento, o Unity deixa uma carroça =(

adiaswin

Citação de: Arthur Bernardes online 30 de Junho de 2013, 22:09
Este tema Ambiance por padrão não é do Unity??!!
ola

sim mas o tema ambiance padrão do ubuntu não funciona no MATE

por isso recomendei a versão modificada que ja vem com o ambiente grafico....
ubuntu 12.04

King11

Instalei o Mate Cinnamon e ficou pesado, trava toda hora. Gostaria de saber se posso colocar somente a interface gráfica do Mate em cima do Cinnamon, ou é melhor fazer uma instalação limpa do Mate para não gerar conflitos? Se puder, quais os comandos devo usar para fazer a instalação da interface do Mate?

Arthur Bernardes

Pode instalar o Mate normalmente, sem nenhum problema.

Agora, se não se importa em reinstalar, é melhor reinstalar com o Mate por padrão.

King11

Se eu quiser criar uma nova partição e fazer uma instalação limpa com o Mate ficarão três sistemas no meu PC: Cinnamon, Mate e Windows! Minha dúvida é referente ao Grub, terei algum problema, qual Grub vai ficar valendo na hora da inicialização? Vão aparecer as três opções para escolher? 

haereticus

Citação de: King11 online 02 de Julho de 2013, 10:34
Se eu quiser criar uma nova partição e fazer uma instalação limpa com o Mate ficarão três sistemas no meu PC: Cinnamon, Mate e Windows! Minha dúvida é referente ao Grub, terei algum problema, qual Grub vai ficar valendo na hora da inicialização? Vão aparecer as três opções para escolher? 

Acho que você fez uma confusão, Mate e Cinnamon não são sistemas operacionais, e sim ambientes gráficos, você pode instalar eles sem precisar criar uma nova partição.

Você ficará com apenas 2 sistemas operacionais (windows e ubuntu), o ubuntu contará com 2 ambientes gráficos ao qual você poderá escolher no lightdm (tela que aparece para você logar), é só clicar no menu (bolinha da logo do ubuntu) que aparecerá vários ambientes gráficos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Solid One

Ao invés do Mate, por que não usam simplesmente o Gnome Classic no Ubuntu? É só instalar o pacote "gnome-session-fallback" e escolher o Gnome Clássico como modo gráfico ao iniciar o computador.

Ele não tem o visual do Mint, mas tem (quase) o mesmo do Unity no Ubuntu. Coloquei ele no pc do meu irmão, com Ubuntu 13.04, e consegui deixá-lo tal como o Gnome2 quando ele ainda usava o Ubuntu 10.10. Tá certo que no caso do 13.04 eu fiz outras substituições, como trocar o Nautilus novo pelo antigo, por exemplo (os recursos retirados fazem uma falta danada), mas isso é algo à parte, e de resto tá tudo beleza.

King11

Desculpe, estou usando o Linux a pouco tempo e ainda faço algumas confusões! Quais os comandos corretos para colocar a interface gráfica do Mate em cima do Cinnamon, que está travando muito, através do Terminal? Pode causar algum conflito com duas interfaces juntas?

haereticus

Citação de: King11 online 02 de Julho de 2013, 11:40
Desculpe, estou usando o Linux a pouco tempo e ainda faço algumas confusões! Quais os comandos corretos para colocar a interface gráfica do Mate em cima do Cinnamon, que está travando muito, através do Terminal? Pode causar algum conflito com duas interfaces juntas?

Poderá instalar tranquilo, elas não trabalham ao mesmo tempo, você escolhe na tela de login a interface que quer.
Para instalar :
http://pplware.sapo.pt/linux/mate-1-6-um-passo-de-gigante-relativamente-a-versao-1-4/
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2