Vamos resolver junto o problema de menus do Convertxtodvd

Iniciado por nightside, 24 de Junho de 2013, 20:49

tópico anterior - próximo tópico

nightside

Bem vou ser bem breve.  Quem usou o Convertxtodvd (pelo menos a versão 4) via Wine sabe que ele até consegue gerar os arquivos para o DVD, porém, ele não gera os menus.  Parece que achei a solução no tópico de um fórum do Wine abaixo:

http://osdir.com/ml/wine-bugs/2009-08/msg00662.html

Porém eu queria saber qual é esse patch da mensagem 11 que o cara tá falando?  Ele se aplica aonde?  Creio que aquele que tem mais conhecimentos sobre Linux possa resolver essa questão, acredito que o tal patch possa ser o arquivo de texto que está no link abaixo, pórem não sei como salvar esse texto (se é que é um patch em sh que acredito q seja), nem aonde aplicar...

http://www.winehq.org/pipermail/wine-patches/2009-August/076728.html
Os dias do terminal terminaram...

Solid One

Alguns anos atrás, quando ainda usava DVD para gravar filmes, gravei vários filmes usando programas como o Devede e o ConvertXtoDVD. E de fato, confirmo o que você disse: realmente o ConvertXtoDVD, na versão 4, consegue fazer tudo no Linux, exceto que ele não renderiza menus (ou se renderiza, não o faz corretamente).

Não sei se já corrigiram isso em versões beta mais recentes do Wine (digo, 1.5 em diante), mas uma solução seria utilizar versões antigas do programa. Se você utilizar uma versão mais antiga do ConvertXtoDVD (da 3.0 pra baixo), a criação de menus funciona perfeitamente, muito embora os templates de menus dessas versões não sejam tão bem-feitos como da versão 4 em diante.

Falando no patch da mensagem 11, se não me engano isso aí é uma alteração que deve ser feita diretamente no código-fonte do Wine. Ou seja, você precisará baixar o código-fonte, fazer as alterações e recompilá-lo de acordo. Soa como algo complicado e trabalhoso, de modo que nem sei se vale a pena.

nightside

Citação de: Solid One online 25 de Junho de 2013, 09:30
Alguns anos atrás, quando ainda usava DVD para gravar filmes, gravei vários filmes usando programas como o Devede e o ConvertXtoDVD. E de fato, confirmo o que você disse: realmente o ConvertXtoDVD, na versão 4, consegue fazer tudo no Linux, exceto que ele não renderiza menus (ou se renderiza, não o faz corretamente).

Não sei se já corrigiram isso em versões beta mais recentes do Wine (digo, 1.5 em diante), mas uma solução seria utilizar versões antigas do programa. Se você utilizar uma versão mais antiga do ConvertXtoDVD (da 3.0 pra baixo), a criação de menus funciona perfeitamente, muito embora os templates de menus dessas versões não sejam tão bem-feitos como da versão 4 em diante.

Falando no patch da mensagem 11, se não me engano isso aí é uma alteração que deve ser feita diretamente no código-fonte do Wine. Ou seja, você precisará baixar o código-fonte, fazer as alterações e recompilá-lo de acordo. Soa como algo complicado e trabalhoso, de modo que nem sei se vale a pena.

Valeu pela resposta, a versão 3 do Convertxtodvd tbm n deixa fazer menus, acabei de testar, esse bug ainda n foi corrigido (wine 1.6 rc3)...
Sobre alterar o código fonto, vixe, to fora, já é meio trabalhoso compilar ele na mão ainda mais inserir código...
Vou tentar a versão 2 do Convertxtodvd, senão vou ter que me contentar em usar ele no Windows e se ficar zicando lá como ficou uns dias atrás (o danado não queria converter vídeo), o Devede tem sido uma ótima opção embora seu modelo de menu seja inferior (porém os 2 são os únicos que gravam um DVD com 40 vídeos em uma qualidade aceitável).
Os dias do terminal terminaram...

Solid One

Citação de: nightside online 25 de Junho de 2013, 18:01
Valeu pela resposta, a versão 3 do Convertxtodvd tbm n deixa fazer menus, acabei de testar, esse bug ainda n foi corrigido (wine 1.6 rc3)...
Sobre alterar o código fonto, vixe, to fora, já é meio trabalhoso compilar ele na mão ainda mais inserir código...
Vou tentar a versão 2 do Convertxtodvd, senão vou ter que me contentar em usar ele no Windows e se ficar zicando lá como ficou uns dias atrás (o danado não queria converter vídeo), o Devede tem sido uma ótima opção embora seu modelo de menu seja inferior (porém os 2 são os únicos que gravam um DVD com 40 vídeos em uma qualidade aceitável).

Lembrando: para a criação de menus funcionar, tem que ser exatamente a versão 3.0 do ConvertXtoDVD: http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=14689. Se for 3.1 em diante, é que a criação de menus não funcionarão.

Segundo o link acima, testaram a versão 3.0 do ConvertXtoDVD 4 no Ubuntu 8.04 (cinco anos atrás), e a criação de menus funcionava na época. Não creio que seja diferente hoje (e mesmo se for, é possível rodar o programa numa versão antiga do Wine. um pouco complicado, mas funciona).

EDIT: A propósito, eu usava o ConvertXtoDVD em uma instalação do Windows XP virtualizada a partir do VirtualBox. Funcionava que era uma beleza. Eu só não botava pra gravar porque numa VM isso aí é complicado, mas eu gerava toda a estrutura de pastas, copiava de volta pra instalação nativa do Ubuntu e gravava pelo K3b.