Não consigo instalar o Ubuntu no netbook Acer Aspire One D250

Iniciado por aslarangeiras, 25 de Junho de 2013, 10:05

tópico anterior - próximo tópico

aslarangeiras

Olá, pessoal!

Fiz uma pesquisa rápida no fórum e não encontrei nenhuma ideia de como contornar o meu problema. Por isso, estou postando a minha dúvida.

Tenho um netbook Acer Aspire One D250, com o Windows XP Pro instalado. Estou tentando instalar o Ubuntu 13.04 no lugar dele.

O Live-CD carrega direitinho, estabeleço a conexão com a internet (via minha rede wifi) e, quando inicio o processo de instalação, a tela "Preparando para instalar o Ubuntu" informa que não há pelo menos 5.3 GB de espaço disponível em disco.

Rodei o Gparted como superusuário (via terminal), para reduzir o tamanho da partição NTFS, mas ele informa que não há nenhum dispositivo detectado. Então, rodei o CD de instalação do Windows XP e excluí a partição do sistema instalado.

Voltei ao Live-CD do Ubuntu e ao Gparted, mas o resultado foi o mesmo de antes. Não sei o que pode estar acontecendo e o que fazer para prosseguir com a instalação do Ubuntu.

Alguém poderia, por favor, me auxiliar neste processo de instalação? Sou iniciante no Linux e tenho forte interesse de migrar para o Ubuntu.

Muito obrigado, pessoal!

Alessandro.

Arthur Bernardes

Entre em Live-CD do Ubuntu, e abra um terminal.

Execute sudo fdisk -l e cole o resultado aqui.

Se possível, tire um Print da tela do Gparted e cole para nós aqui.

Obs: Para postar a resposta do comando aqui, use tag "code" , que facilita bastante para visualizar.

Para postar a imagem, pode usar esse site.

aslarangeiras

Olá, Arthur! Obrigado pela pronta resposta!

Eu executei o comando no terminal, mas não teve resultado. Abaixo, está o código copiado do terminal:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l
ubuntu@ubuntu:~$

O printscreen que me pediu está na url: <http://imageshack.us/photo/my-images/855/quw.png/>

Como sou iniciante no Linux, não tive sorte em acessar o HD a partir do Live-CD, antes de ter excluído a partição do Windows. Pela resposta do comando e do Gparted, a impressão que tenho é que o Live-CD não está conseguindo enxergar o HD. Será que isso procede?

Obrigado pela força!

Alessandro.

Arthur Bernardes

Cara, parece que não há um HD aí.

Fazemos o seguinte, tente dar boot com o "Hiren's Boot CD" e formatar esse HD, depois entre novamente no Live-CD do Ubuntu.

Caso não, certifique-se que o HD esteja conectado, tá muito estranho isso aí. :(

aslarangeiras

Pois é, está muito estranho!

Antes de ter excluído a partição do Windows, o resultado do fdisk e do Gparted também era esse e, dando o boot pelo HD, o Windows carregava normalmente. O HD está lá e funcionando, mas o Live-CD não enxerga ele.

Como posso adquirir esse Hiren's Boot CD?

Muito obrigado pela força!

Alessandro.

Arthur Bernardes

Amigo, estou vendo que essa máquina é um pouco antiga e tem um HD de 160 GB e 1 GB de RAM, certo?!

Para essa máquina, o Ubuntu com Unity fica muito pesado.

Recomendo que tente instalar o Xubuntu 12.04 ou Linux Mint Mate 13.

=============================

aslarangeiras

Olá, Arthur!

Quando eu fechei o Gparted, o terminal exibiu a seguinte mensagem:

ubuntu@ubuntu:~$ sudo gparted
======================
libparted : 2.3
======================
Não posso abrir /dev/sr0 para leitura-gravação (Sistema de arquivos somente para leitura). /dev/sr0 foi aberto somente-leitura.
Não posso abrir /dev/sr0 para leitura-gravação (Sistema de arquivos somente para leitura). /dev/sr0 foi aberto somente-leitura.
Não pode ter uma partição para fora do disco!.
ubuntu@ubuntu:~$

Ela pode dar alguma ideia do que está acontecendo?

Eu tenho o Bart PE aqui e posso dar o boot por ele. Mas, na hora de formatar, tem alguma recomendação sobre o processo, como o tipo de formatação,por exemplo?

Obrigado pela força!

Alessandro.

Arthur Bernardes

Tente formatar o HD. Não, apenas formate o disco, e crie uma "Nova Tabela de Partição" depois entre no Ubuntu.

O computador foi desligado enquanto você apagava a partição Window$? Tente uma formatação com o programinha "Low Level Format".

aslarangeiras

Não, o computador não foi desligado durante a exclusão da partição com o Windows.

Vou tentar formatá-lo e seguir a sua recomendação de instalar o Xubuntu 12.04. A configuração do netbook é essa mesmo que você disse.

Assim que tiver um resultado do processo, volto a postar para dar notícias.

Muito orbigado pela força!

Alessandro.

Arthur Bernardes