Re: Recuperação de partição apagada

Iniciado por Homem_da_selva, 24 de Junho de 2013, 21:49

tópico anterior - próximo tópico

Homem_da_selva

Boa noite

Boa noite!...

Eu usei o comando abaixo, onde XXXX é o nome do arquivo iso do mageia 3,  para instalar a distribuição no pendrive.  

sudo dd if=XXXXX.iso of=/dev/sdb

Ocorre, entretanto que usei o pendrive errado e o processo não foi concluído pois o computador foi desligado. Usando o gparted para verificar o pendrive, temos um extensa área aparecendo como "não alocada". Eu  já tentei usar o testdisk para recuperar mas não consegui.

Existe alguma forma de recuperar os arquivos que havia neste pendive.

niquelnausea

Arthur Bernardes

Sergio Benjamim

O que é um "aparaga" ?

Cara, você está brigando com o recurso de "citação" do fórum né.

Vc usou o comando dd, não tem como recuperar seus arquivos.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Renan Rischiotto

CitarCara, você está brigando com o recurso de "citação" do fórum né.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Homem_da_selva

Boa noite...

Realmente dei um vacilo com o comando de citação.

Peço desculpas.

niquelnausea

não existem milagres para resolver seu problema, mas uma maneira de evitar esse problema em um futuro próximo seria dar nomes aos seus discos, dessa maneira com um # fdisk -l seria possível diferenciar seus discos, já que /dev/sdb pode variar dependendo de quantos dispositivos estejam conectados.

Renan Rischiotto

Citarjá que /dev/sdb pode variar dependendo de quantos dispositivos estejam conectados.

O Linux nomeia diferentes dispositivos como sda (HD primário), então os outros dispositivos como sdb, sdc,sdd.... não?

niquelnausea

sim, mas caso tenha vários discos removíveis, como saber quem é o sdb ou sdc? a solução mais elegante ao meu ver é dar nomes a eles.
caso tenha varias partições, em um disco (sda por exemplo) como saber rapidamente quem é quem? no exemplo abaixo deixo meu fstab, onde é possível visualizar os exemplos que citei:

#
# /etc/fstab: static file system information
#
# <file system> <dir>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# UUID=b86cfac4-f7a0-4af6-8ea7-12ccd7a8e259 LABEL=root
/dev/sda1               /               ext4            rw,relatime,data=ordered        0 1

# UUID=ff8db2af-bbc9-4b04-9b33-23b0f289e64c LABEL=home
/dev/sda6               /home           ext4            rw,relatime,data=ordered        0 2

# UUID=d7fbc8dd-89fe-4b52-a9d3-e1f7de49c7a5 LABEL=swap
/dev/sda5               none            swap            defaults        0 0

Arthur Bernardes

Dá pra identificar os dispositivos montado pelo "udev" também, como pendrives e outras mídias removíveis, como o sudo fdisk -l