Erro ao usar o rar [Resolvido]

Iniciado por pablinuxmat, 02 de Julho de 2013, 22:31

tópico anterior - próximo tópico

pablinuxmat

Boa noite.
Estou tendo o seguinte problema com meu ubuntu 13.04.
Instalei o rar (sudo apt-get install rar). Porém ao tentar descompactar algum arquivo.rar ele me manda a seguinte mensagem "Ocorreu um erro ao extrair os arquivos".
Ao usa-lo no w7 ele extrai normalmente, no ubuntu todos os arquivos rar acontece isso.

niquelnausea

você tem que instalar o unrar.

haereticus

Eu gosto de usar o 7-zip que tem na central de programas.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Solid One

Amigo, acho que faltou você instalar outros dois pacotes: "unrar" e "unrar-free".

Aproveite e instale também os do 7-zip, pois esse formato é tão utilizado quanto rar e zip. Para isso, instale também os seguintes pacotes: "p7zip", "p7zip-rar" e "p7zip-full"

Dá pra fazer tudo isso só com esse comando: "sudo apt-get install rar unrar unrar-free p7zip p7zip-rar p7zip-full"

Tendo esses pacotes instalados, você conseguirá descompactar, pelo aplicativo padrão do Ubuntu, praticamente todos os arquivos que baixar na net.

pablinuxmat

Citação de: Solid One online 03 de Julho de 2013, 08:45
Amigo, acho que faltou você instalar outros dois pacotes: "unrar" e "unrar-free".

Aproveite e instale também os do 7-zip, pois esse formato é tão utilizado quanto rar e zip. Para isso, instale também os seguintes pacotes: "p7zip", "p7zip-rar" e "p7zip-full"

Dá pra fazer tudo isso só com esse comando: "sudo apt-get install rar unrar unrar-free p7zip p7zip-rar p7zip-full"

Tendo esses pacotes instalados, você conseguirá descompactar, pelo aplicativo padrão do Ubuntu, praticamente todos os arquivos que baixar na net.

Eu fiz como pediu digitei "sudo apt-get install rar unrar unrar-free p7zip p7zip-rar p7zip-full" destes só o unrar-free não esta instalado. O problema persiste.

Fiz um teste depois. Fui até o w7 e compactei um arquivo. consegui abri-lo no Ubuntu e no Fedora. porém os dois arquivos que eu estava tentando abri no ubuntu ainda nao abrem. so consigo abri-los no w7. (obs não abrem nem no ubuntu nem no fedora. só abrem no w7).

Alguém saberia motivo? Existe algum tipo de compactação rar que não tem afinidade com linux?

Tota

Ola

Alguns arquivos compactados no windows podem não abrir no linux devido à codificação de caracteres.

Existem varios topicos no forum abordando o problema. Vale uma pesquisa no forum sobre o assunto.

[]'s

pablinuxmat

Obrigado Tota vou dar uma pesquisada e volto aqui para dar um feedback.

pablinuxmat

Rsrsrs coisas da informática...

A solução era simples... era só desinstalar o rar... dá para acreditar??? rs

Mais tem lógica e vou tentar explicar. rsrs

Pelo que eu entendi o programa rar não consegue descompactar arquivos compactados no windows onde o ascii são derivados do iso-8859-15, somente os que ascii baseado no uft-8. Neste caso é preferível usar o unrar.

Obrigado a todos espero que minha duvida possa ser util para futuros amigos e colaboradores.

Solid One

Possivelmente, isso é um problema de codificação do arquivo. Já tive problemas desse tipo, mas foi num contexto meio "incomum".

Primeiro, no meu PC tenho dois HDs: um SATA 3,5 de 1tb e um SATA 2,5 de 160gb.

No HD de 160gb, instalei o Windows 7 e o Ubuntu 13.04, cada um numa partição de aproximadamente 80gb. Já o HD de 1tb eu uso apenas para dados, numa única partição de formato NTFS (para fins de compatibilidade), não mantendo nenhum sistema operacional instalado nele. Isso facilita muito minha vida ao fazer backups e reinstalar algum destes sistemas operacionais.

Aí, para manter o Windows e o Ubuntu sincronizados, configuro ambos os sistemas para não utilizar os caminhos padrões de documentos, imagens, vídeos, downloads, etc., nos seus respectivos HDs. Ao invés disso, configuro-os para usar diretórios específicos no HD de 1tb. O resultado: Tanto no Windows como no Ubuntu, quando eu acesso a pasta "Vídeos" por exemplo, o sistema apontará para um mesmo lugar em comum. É claro que isso só funciona no Ubuntu se a partição NTFS for sempre montada automaticamente por padrão, o que eu faço isso usando um programa chamado "Mount Manager" se não me engano.

Mas o que isso tem a ver com o problema de arquivos compactados em RAR? Pois bem, como eu configurei para a pasta Downloads do Ubuntu apontar para o meu HD de 1tb em NTFS, um arquivo RAR com codificação fora do comum pode vir a tornar-se impossível de extraí-lo totalmente nessa partição. A solução, no meu caso, é copiar pra área de trabalho (que no meu caso ainda uso a original da partição do Ubuntu), extrair a partir de lá, renomear o arquivo caso possua algum caractere fora do lugar, e em seguida jogo de volta na pasta de antes.

Tá certo que esse meu caso é um tanto específico demais, mas quem sabe não é o seu caso?

pablinuxmat

Citação de: Solid One online 03 de Julho de 2013, 14:17
Possivelmente, isso é um problema de codificação do arquivo. Já tive problemas desse tipo, mas foi num contexto meio "incomum".

Primeiro, no meu PC tenho dois HDs: um SATA 3,5 de 1tb e um SATA 2,5 de 160gb.

No HD de 160gb, instalei o Windows 7 e o Ubuntu 13.04, cada um numa partição de aproximadamente 80gb. Já o HD de 1tb eu uso apenas para dados, numa única partição de formato NTFS (para fins de compatibilidade), não mantendo nenhum sistema operacional instalado nele. Isso facilita muito minha vida ao fazer backups e reinstalar algum destes sistemas operacionais.

Aí, para manter o Windows e o Ubuntu sincronizados, configuro ambos os sistemas para não utilizar os caminhos padrões de documentos, imagens, vídeos, downloads, etc., nos seus respectivos HDs. Ao invés disso, configuro-os para usar diretórios específicos no HD de 1tb. O resultado: Tanto no Windows como no Ubuntu, quando eu acesso a pasta "Vídeos" por exemplo, o sistema apontará para um mesmo lugar em comum. É claro que isso só funciona no Ubuntu se a partição NTFS for sempre montada automaticamente por padrão, o que eu faço isso usando um programa chamado "Mount Manager" se não me engano.

Mas o que isso tem a ver com o problema de arquivos compactados em RAR? Pois bem, como eu configurei para a pasta Downloads do Ubuntu apontar para o meu HD de 1tb em NTFS, um arquivo RAR com codificação fora do comum pode vir a tornar-se impossível de extraí-lo totalmente nessa partição. A solução, no meu caso, é copiar pra área de trabalho (que no meu caso ainda uso a original da partição do Ubuntu), extrair a partir de lá, renomear o arquivo caso possua algum caractere fora do lugar, e em seguida jogo de volta na pasta de antes.

Tá certo que esse meu caso é um tanto específico demais, mas quem sabe não é o seu caso?

Boa tarde. rs.

O meu caso realmente foi o anterior. Só foi desinstalar o rar que deu certo. Mais bem interessante este seu vou ficar esperto aqui. Mais uma vez obrigado solid one.