Wine e Play on linux são uma opção?

Iniciado por pylm69, 22 de Junho de 2013, 21:21

tópico anterior - próximo tópico

pylm69

Eu to com aquela dúvida sabe, já tirei o windows do pc a tempos e não quero voltar a instalar ele só pra jogar, tava até baixando o Windows 7 (me recuso a comprar algo que só me permite instalar em uma máquina) mas fica aquela coisa de "vou ter que reiniciar sempre só pra poder jogar" e tal, e tava pensando na possibilidade do wine e playonlinux (era só um frontend quando eu conheci, mas ele ajuda bastante com os scripts) e emuladores, ai eu não iria precisar ficar reiniciando o pc e nem ficar ficar mantendo partição com algo com pouco uso (e o HD é pequeno, 160 GB, preciso pegar o do pc antigo de volta e rápido) pq partição eu só to usando pra outros linux, isso quando não uso o virtualbox.
Enfim, os scripts do playonlinux ajudam e muito, eu já rodei GTA SA no meu antigo pc e o desempenho foi sofrível (já não era grande coisa no windows lol) mas agora to com um pc novo e bem (BEM) melhor que o antigo e queria se isso é viável? O que eu quero jogar mesmo são jogos mais antigos como GTA III, SA e VC, Silent Hill (os que sairão pra pc), Need for Speed Most Wanted (e vários outros needs), alguns mais atuais como ARMA 2 (Day Z) e o The War Z e alguns Free To play como Warface, Need for Speed World e Tera (mas esses são os menos importantes) e sempre que possível, dar preferencia aos emuladores (oi pcsx2 e dolphin, pcsxr, mupen64, snesx, fceux, stella e outros que esqueci ;-;), eu sei também que tem a appdb do wine e se diz que não roda é porque não roda mesmo então nessas condições, é um bom negócio? E claro que sempre que possível eu vou usar uma versão nativa (eu nem tenho o wine aqui por isso mesmo) e mais uma dúvida, quanto a mods no gta sa, é possível? Pergunto isso pois eu sou um grande "user" dos mods da comunidade de GTA, ou pelo menos era.
Rolling Release é o máximo \o/

garfo

Um conselho que sempre dou: se você é gamer, use Windows. Eu sei que o ubuntu é demais e tal, mas pra jogos o desempenho dele é sofrível, ainda mais jogos exclusivos só pra Windows. Usar Wine? Meu, joga no sistema nativo, vai por mim. Vai ser bem melhor.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Renan Rischiotto

Usa o Steam!
Agora é nativo Linux!!

http://store.steampowered.com/browse/linux/

DelRod

Não percebi... comprar o Windows ?!?!  ;D

pylm69

Citação de: Renan Rischiotto online 22 de Junho de 2013, 21:30
Usa o Steam!
Agora é nativo Linux!!

http://store.steampowered.com/browse/linux/
Mas claro ;D só que são poucos os jogos nativos :-[ e sou gamer, mas eu simplesmente não consigo mais usar o windows, até tinha instalado ele a um tempinho atrás mas acabei formatando a partição dele, não consigo mais me acostumar em ter que baixar .exe pra instalar, manter antivirus, desfragmentar, limpeza de registro e etc '-'

Renan Rischiotto

Oloco cara, não tem uns jogos legais no Steam?

(Windows é tenso mesmo...fazer dual boot é muito ruim também)

Ioca100

Colega, dá uma verificada aqui sobre o que roda bem através do wine.
Usuário Linux- 449417

Renan Rischiotto

--> Programas compatíveis com o Wine

O Steam para Windows tem compatibilidade Gold com o Wine, então instale o Steam para Windows pelo Wine e aí é só correr pro abraço =)

--> Steam para Windows no Wine

pylm69

Hmn, mas se eu instalar a steam windows no linux, eu teria os problemas de compatibilidade dos jogos em específico ??? e como disse no tópico, eu conheço o appdb e sei, por experiência própria, que se algo diz que não roda é pq não roda mesmo.

Renan Rischiotto

Eu nunca testei, teste e veja se roda cara, segue as orientações lá que deve funcionar um monte de jogos =)

Lá diz assim:

"Additional Comments

As mentioned in other tests, the "no-dwrite" option needs to be passed to Steam:
"wine Steam.exe -no-dwrite"

Other that that, it works perfect, no additional dependencies, or anything."

pylm69

Só vou poder testar algo quando recuperar meu ubuntu que ta uns kernel panic quando eu conecto o celular >:(

williamjuan

A dica que eu dou é, use o wine para rodar os jogos do windows. O wine nem sempre roda, mas se o jogo já tiver sido instalado e você copiar a pasta, as chances do wine rodar são muito grandes. Para você instalar o jogo pode usar uma máquina virtual ou simplesmente instalar em outro computador que tenha windows, depois copiar para um pen drive e levar para seu ubuntu. Isso acontece porque quando o jogo já foi instalado no windows a pasta dele já está organizada, com o arquivos tudo no lugar, sem a necessidade de você fazer nenhuma "gambiarra" no arquivos. Daí o wine só tem o trabalho de ler.

Dual boot é outra opção.

Faço também uma observação: se você curte rpg onlines que usam game guard, esqueça, ainda não vi uma forma de rodar o game guard no ubuntu, ou seja, vai dar pau.

Deixo aqui uma lista de jogos que já foram instalados, basta você baixar e rodar:
http://www.novidadesubuntulinux.com/2011/10/tutorial-wine-jogos-ubuntu-linux.html

Se eu tiver errado em alguma coisa podem me corrigir.

pylm69

Ja ouvi falar que uma instalacao feita no windows tem mais chances de rodar, vou conseguir um Seven aqui e instalar no virtualbox e instalar o jogo e copiar a pasta.
PS eu ate curto RPG`s online mas posso deixa-los pra ficar no linux ;D e alguns jogos ate rodam, exemplo de league of legends e tem o heroes of newearth nativo ;D ;D
PS as palavras estao sem acentos pq estou usando teclado americano ???

williamjuan

Se o seu teclado ta assim pelo fato de estar usando rodando o ubuntu pelo cd, é so clicar lá em cima, no desenho de um teclado, que da pra mudar, se não, desconsidere.

Quanto aos rpgs, é só os que tem game guard, que alias, não são muitos, e mesmo se tiver game guard no servidor br, muitas vezes não tem no servidor global. EX: ragnarok.