formatar partção

Iniciado por AllanCic, 16 de Junho de 2013, 02:34

tópico anterior - próximo tópico

AllanCic

olá, queria saber como faço pra formatar uma partição no linux? tenho uma partição de 30 e poucos giga, ext4, e quero que ela se torne "espaço não utilizado".
por exemplo, no windows colocava o cd, entrava pelo prompt e dava o comando "format C:" ou algo do tipo.

Renan Rischiotto

AllanCic

Arthur Bernardes

Como tentou?

Diga-nos os passos que você já fez e quais os erros que apareciam.

haereticus

Lembrando que para fazer isso você tem que desmontar a partição, vai no gerenciador de pastas e faz isso com o botão direito em cima, aparecerá a opção. Depois você formata de boa.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14" LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

EdvaldoSCruz

Citação de: AllanCic online 16 de Junho de 2013, 02:34
olá, queria saber como faço pra formatar uma partição no linux? tenho uma partição de 30 e poucos giga, ext4, e quero que ela se torne "espaço não utilizado".
por exemplo, no windows colocava o cd, entrava pelo prompt e dava o comando "format C:" ou algo do tipo.

Vídeo-aula do Gparted no Linux
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

clodoaldops

-use o gparted num live-cd >> escolha excluir >> deixe como "não alocada"

Arthur Bernardes

Lembrando que se essa partição estiver dentro de outra estendida ou montada, é necessário desmontá-la.