Internet lenta no Linux (resolvido e ainda atualizando)

Iniciado por nightside, 02 de Junho de 2013, 15:17

tópico anterior - próximo tópico

zekkerj

CitarFiquei com medo de algum espertão ver tbm isso e coloquei "não revelo" em alguns resultados, o seguro morreu de velho ^^
Não há problema em revelar MAC Adress ou endereço de rede privada. Nenhum desses é roteável na internet, ninguém poderia usar essa informação pra te atacar.

No caso de uma investigação de lentidão, inclusive, isso poderia atrapalhar a análise, visto que uma das causas possíveis da lentidão [para abrir páginas] é o servidor DNS em uso.

Sobre seu problema original, da lentidão: qual a sua conexão internet? Algumas, baseadas em ADSL com PPPoE, exigem um ajuste interno que nem sempre é feito automaticamente pelo Linux --- a diminuição do MTU. Usando um MTU maior que o indicado, os pacotes começam a sofrer fragmentação. Esse problema normalmente não acontece em conexões NetVirtua e assemelhadas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

nightside

Citação de: zekkerj online 24 de Junho de 2013, 09:42
CitarFiquei com medo de algum espertão ver tbm isso e coloquei "não revelo" em alguns resultados, o seguro morreu de velho ^^
Não há problema em revelar MAC Adress ou endereço de rede privada. Nenhum desses é roteável na internet, ninguém poderia usar essa informação pra te atacar.

No caso de uma investigação de lentidão, inclusive, isso poderia atrapalhar a análise, visto que uma das causas possíveis da lentidão [para abrir páginas] é o servidor DNS em uso.

Sobre seu problema original, da lentidão: qual a sua conexão internet? Algumas, baseadas em ADSL com PPPoE, exigem um ajuste interno que nem sempre é feito automaticamente pelo Linux --- a diminuição do MTU. Usando um MTU maior que o indicado, os pacotes começam a sofrer fragmentação. Esse problema normalmente não acontece em conexões NetVirtua e assemelhadas.

Valeu pela resposta, o servidor DNS que uso e que ficou mais rápido aqui (já testei alguns) foi o do Google:

DNS primário: 8.8.8.8
DNS secundário: 8.8.4.4

Sobre o MTU pensei que se aumentasse o valor poderia haver uma melhora e vc me falou que tem q diminuir o valor dele para diminuir a fragmentação.  Interessante isso, minha conexão é da Ultrawave Telecom, ela é instável (via rádio, ping varia pra caramba).  Qual valor vc me recomendaria, na verdade eu colocava o valor 1500 mas vi que com esse valor não adiantava nada, deixei automático...
Os dias do terminal terminaram...

Arthur Bernardes

Renan Rischiotto

Parece que 1400 é o valor ideal quando se precisa alterar o MTU.

Arthur Bernardes

Depende da conexão.

Como uso PPPoE em uma via rádio, o MTU ideal é 1480

nightside

Vou testar e posto resultados, obrigado a todos.  Outra dúvida, qual a diferença entre usar half-duplex e full-duplex, sei que posso usar o google e ver, mas quero experiências de usuários, qual vcs me recomendariam?

zekkerj

CitarQual valor vc me recomendaria
O recomendado pela saída do comando abaixo.

tracepath 8.8.8.8

PS: O comando "tracepath" é disponibilizado no pacote "iputils-tracepath".

CitarOutra dúvida, qual a diferença entre usar half-duplex e full-duplex
Imagine-se falando num Nextel com um amigo. Você aperta o botão e fala; solta o botão e escuta seu amigo falando. Um fala com o outro, mas só um de cada vez. Isso é half-duplex.
Agora imagine-se falando com esse mesmo amigo, mas num telefone. Os dois podem falar ao mesmo tempo, e a menos da confusão que isso causa, um consegue ouvir o que o outro fala. Isso é full-duplex.

Não sei se os exemplos deixaram claro, mas não dá pra usar o nextel em modo full duplex, pq ele não permite. Redes Wireless 802.11B/G são half-duplex, e não há como mudar isso.

No telefone convencional (ou celular), que é full duplex, você pode escolher só falar enquanto seu interlocutor está calado; isso é o comportamento half-duplex, mas o meio ainda será full duplex.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

nightside

Citação de: zekkerj online 24 de Junho de 2013, 23:20
CitarQual valor vc me recomendaria
O recomendado pela saída do comando abaixo.

tracepath 8.8.8.8

PS: O comando "tracepath" é disponibilizado no pacote "iputils-tracepath".

CitarOutra dúvida, qual a diferença entre usar half-duplex e full-duplex
Imagine-se falando num Nextel com um amigo. Você aperta o botão e fala; solta o botão e escuta seu amigo falando. Um fala com o outro, mas só um de cada vez. Isso é half-duplex.
Agora imagine-se falando com esse mesmo amigo, mas num telefone. Os dois podem falar ao mesmo tempo, e a menos da confusão que isso causa, um consegue ouvir o que o outro fala. Isso é full-duplex.

Não sei se os exemplos deixaram claro, mas não dá pra usar o nextel em modo full duplex, pq ele não permite. Redes Wireless 802.11B/G são half-duplex, e não há como mudar isso.

No telefone convencional (ou celular), que é full duplex, você pode escolher só falar enquanto seu interlocutor está calado; isso é o comportamento half-duplex, mas o meio ainda será full duplex.

Entendi mais ou menos vou deixar full duplex mesmo ^^

zekkerj

Boa escolha. Melhor que isso, só um "não mexa nisso" ;D