Dúvida para configurar placa de vídeo Intel 945GM/GMS/GME no note HP530

Iniciado por rafaelnf, 11 de Junho de 2013, 20:27

tópico anterior - próximo tópico

rafaelnf

Galera, queria uma ajuda pra configurar minha placa de vídeo.
Já tentei o Google, fóruns de Ubuntu mas ainda nada.

Meu note é um HP530.
A placa de vídeo é uma Intel 945GM/GMS/GME.
To usando o Ubuntu 12.04 LTS 32bits.

Já tentei o site:
https://01.org/linuxgraphics/downloads
Instalei o programa da Intel mas ele não reconhece também, abre, pesquisa, faz download, instala e nada.

Quando entro em:
Configurações do Sistema > Detalhes > Gráficos

Aparece:
Unidade Desconhecido
Experiência Padrão

O resultado resumido do comando lspci no terminal é:

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)

resultado o uname -a
Linux hp530 3.2.0-44-generic-pae #69-Ubuntu SMP Thu May 16 18:50:07 UTC 2013 i686 i686 i386 GNU/Linux

O que mais eu posso tentar fazer?
Desde já obrigado.

platao

Ola a sua placa de video esta funcionando normal? Os drivers para as placas de video Intel ja vem no kernel, portanto sao instaladas automaticamente.

Quanto a questao de nao aparecer nada referente a ela, que a identifique, e so instalar o pacte mesa-utils;

sudo apt-get install mesa-utils

Sem o mesa-utils aparece grafico desconhecido, no entanto o driver esta isntalado e funcionando normalmente.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rafaelnf

platao, fiz a instalação do pacote mesa-utils

e agora a mensagem está assim:
Unidade Intel® 945GM x86/MMX/SSE2
Experiência Padrão

Muito obrigado.

Ela funciona sim, mas em vídeos ou vídeos do Youtube dentro de sites vejo uma perda de desempenho muito grande.
Quando eu ainda usava o win os gráficos desse note eram ótimos, porém tudo q exige um pouco mais de hardware aqui fica lento.

Será q é só o computador velho ou falta alguma configuração da placa?
Tem algum jeito de eu testar isso aqui?

A resolução máxima que eu consigo é: 1280 x 800.
Será que não consigo mais que isso?

platao

Ola, os driver de video da intel para o linux de um modo geral, nao tem o mesmo desempenho quanto os drivers para windows. Principalmente a sua placa, que se eu nao estiver enganado e mais antiga que a minha, que ja tem mais de 5 anos.

Antigamente essa placa tinha problemas com o compiz onde eram necessarios alguns macetes para ter a composição funcionando corretamente, isso no ubuntu 10.04...muita coisa mudou de la para cá.

Nao sei se e uma boa comparar o Ubuntu com o XP, no caso o Ubuntu e mais "pesado" e carece de mais recursos da maquina, o XP foi projetado para uma realidade de 10 anos atras e foi sofrendo atualizações durante os anos.

Quando vc diz que perde desempenho e uma coisa muito vaga, pois nao temos parametros de desempenho para comparar e ter uma base. O sistema funciona bem? ou o problema de lentidao e so nos videos? quanto vc tem de memoria nessa maquina? tem algum processo consumindo recursos? o problema acontece com sites em flash?

Como vc esta com o 12.04 vc pode ainda encerrar essa sessao e entrar em uma nova sessao mas agora com o unity 2D ao invez do unty 3D que e o padrao. Escolha o unity 2d e teste.

Se ainda persistir escolha algum live cd ou live pendrive para testar com o lubuntu ou xubuntu ou outra distro mais leve e veja se melhora, nao sei dizer se a Intel esta ainda trabalhando com updates e mehorias nesses drivers para placas antigas como a nossa(tenho uma 965).

tente no terminal e poste aqui;

glxinfo | grep render

Quanto a resolução e basicamente isso, a mesma resolução que eu uso no note, se aumentar mais a resolução vc pode perder mais desempenho, faça seus testes.

Veja tbm;

https://launchpad.net/~glasen/+archive/intel-driver  
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

rafaelnf

amigo, como faço pra deixar o unity 2D?

o note tem 2Gb RAM, 120HD, 1.6Ghz x2 (CoreDuo), 32bits

no Youtube fica pouco lento... no Feedly (leitor de RSS integrado no Firefox) vendo notícias ele quase para o computador todo qdo clico no play e espero carregar...

resultado do comando
glxinfo | grep render

direct rendering: Yes
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) 945GM x86/MMX/SSE2
rafael@hp530:~$

Obrigado as dicas, sempre q possível vou atualizando o tópico aqui.

rafaelnf

testei hoje pela primeira vez o Unity 2d que eu nem sabia q existia...

a mesma lerdeza quando tento acessar vídeo dentro desse programinha...
deixa como tá e eu vou usando direto no youtube o vídeo.

Todos os outros detalhes ficaram com a mesma velocidade e mesmas características...
melhor seguir o jogo assim...

obrigado pelo apoio!
abraços

carlos.bagiston

No meu netbook ficava lento também com o unity, mas ai testei o Lubuntu, rodou bem, com o Linux Mint 13 Mate rodou bem também, testei ainda com o LM só que com KDE ficou um pouco pesado, optei pelo LM 13 Mate, o meu netbook tem a placa intel HD 2xxx/3xxxx, a unica coisa que ainda fica lento no youtube é vídeos em alta resolução mas com 360p ou 480p roda numa boa.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.