Problemas com minha placa de vídeo AMD no Ubuntu 13.04

Iniciado por Anderson Abreu, 17 de Julho de 2013, 10:02

tópico anterior - próximo tópico

Anderson Abreu

Olá, Pessoal!

Como vão as coisas com vocês? Espero que esteja tudo bem.

Volto aqui com a minha dúvida sobre as placas de vídeo AMD. Faz algum tempo que uso Ubuntu e sempre tenho problemas com as placas de vídeo da AMD. Tentei migrar para o 13.04 e não conseguia instalar e fazer funcionar a placa AMD. Quando não instalava o drive da placa a tela ficava piscando e ficava muito ruim para usar o notebook. Quando eu instalo o drive original da placa AMD some tudo no Unity menos a seta do mouse. Fucei muito aqui no fórum e vi que as soluções são diversas e nem todas funcionam.

Vamos as primeiras dúvidas antes da solução: Tenho duas placas de vídeo, uma integrada e outra dedicada, certo? Quais são essas placas de vídeo? Devo desativar uma das placas? Qual delas? Que procedimento devo seguir para instalar o drive correto e fazer funcionar o 13.04 redondo?

Dei os comandos abaixo para verificar minhas placas e deu esse resultado.

Agradeço antecipadamente.

Abração!

Anderson Abreu

asa@gengiskhan:~$ sudo lshw -C video
[sudo] password for asa:
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Seymour [Radeon HD 6400M Series]
       fabricante: Hynix Semiconductor (Hyundai Electronics)
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       versão: 00
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm pciexpress msi vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=fglrx_pci latency=0
       recursos: irq:16 memória:e0000000-efffffff memória:f7b20000-f7b3ffff ioport:e000(tamanho=256) memória:f7b00000-f7b1ffff
  *-display
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:56 memória:f6400000-f67fffff memória:d0000000-dfffffff ioport:f000(tamanho=64)
asa@gengiskhan:~$

Dei outro comando para conferir e deu oseguinte resultado:

asa@gengiskhan:~$ lspci -v | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09) (prog-if 00 [VGA controller])
01:00.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Seymour [Radeon HD 6400M Series] (prog-if 00 [VGA controller])
asa@gengiskhan:~$

Sergio Benjamim

A sua placa onboard é a Intel. Você tem aí uma daquelas placas híbridas, é isso? Ou essa placa de vídeo da AMD foi instalada? Tem um tópico aqui no fórum que fala dessas placas híbridas, e ensina a desativar uma delas, veja VGAswitcheroo – Tópico Definitivo.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Anderson Abreu

Benjamim, Meu Querido

Agradeço a dica do tutorial. Vou lê-lo com calma pra tentar resolver meu problema.
Ambas as placas vieram de fábrica no noteboook. É um Inspiron 1510 da DELL.
Sou geofísico e, muitas vezes, eu preciso de uma tela com qualidade para trabalhar,, esse foi o motivo de pedir uma placa dedicada (que seria a AMD).
Vou ver o que faço da minha vida.

Abraço!

Anderson Abreu

Anderson Abreu

Meus Caros

Li o tutorial que o Dileto Amigo Benjamim me indicou e deu pra entender alguma coisa sobre placas integradas e dedicadas.

Dei o comando indicado e obtive a seguinte resposta:

asa@gengiskhan:~$ sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
cat: /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch: Arquivo ou diretório não encontrado

Uso hoje o 12.04 e funciona bem (a tela da umas piscadas, as vezes e isso incomoda um pouco). Tem instalado o drive proprietário da AMD.

Instalei o 13.04 em uma outra partição, fiz apenas a atualização. Por enquanto tá limpo! Sem o drive da AMD (placa dedicada) mas a tela pisca bastante.

O que devo fazer?

Grato.

Abração!

Anderson Abreu

hugoleal85

O procedimento abaixo, utilizado para desabilitar a placa AMD e utilizar apenas a Intel, deve ajudá-lo a resolver o problema:

O processo é o seguinte (Fonte: hardware.com.br):

$ sudo apt-get install git
$ cd ~
$ git clone http://github.com/mkottman/acpi_call.git
$ cd acpi_call
$ sudo make
$ sudo insmod acpi_call.ko
$ cd examples
$ sudo sh turn_off_gpu.sh

Para manter sempre assim o estado da VGA desabilitada, temos que editar o arquivo /etc/rc.local e acrescentar as seguintes linhas:

sudo insmod /<sua pasta pessoal>/acpi_call/acpi_call.ko
sudo sh /<sua pasta pessoal>/acpi_call/examples/turn_off_gpu.sh

Também adicionar no /etc/modprobe.d/blacklist a seguinte linha:

blacklist radeon

Por fim, reinicie o PC e teste.

Veja aí se ajuda.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog