ATI Radeon 7000: Missão impossível?

Iniciado por anderos, 16 de Setembro de 2006, 13:31

tópico anterior - próximo tópico

anderos

Beleza gente? Eu tenho uma placa de vídeo velha, uma ATI Radeon 7000 VE (não, o VE não signifiva VElha) e tentei fazê-la funcionar no Ubuntu. Segui os passos da documentação:

1. glxinfo | grep rendering
      direct rendering: No

Imaginava que ia dar isso mesmo. Continuando:

2. sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
      pedi pra detectar automaticamente o hardware e selecionei a opção fglrx, como manda a documentação.
      segui os passos até o final, reiniciei... e aí:

nada de modo gráfico, só uma tela embaralhada dizendo que o X está desconfigurado. Entrei pelo modo texto e fiz outra vez o "sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg", escolhendo o driver "ati" na lista, o restante eu fiz igual da primeira vez. Reiniciei e entrou em modo gráfico certinho, mas a placa continua não funcionando.
       Duas perguntas então: é minha placa que é um caso perdido (então tenho que comprar outra);
                                      ou há outro modo de fazer o dinossauro funcionar?

Muito obrigado.

PS: o restante do hardware é beleza, placa mae Asus nova, 512 de RAM, coisa e tal.

boi

O driver "fglrx" só suporta as Radeon a partir da 8500. Para a 7000 deve ser usado o driver "ati". Na verdade já deveria funcionar o 3D com a instalação padrão, mas infelizmente no Ubuntu as coisas não funcionam como deveriam. Se quiser tentar ativar, instale o pacote libgl1-mesa-dri. Em seguida verifique se estas linhas estão presentes no seu arquivo /etc/X11/xorg.conf, na parte  Section "Module", se não estiverem, adicione:

Load "dri"
Load "glx"

Na parte Section "Device", coloque o driver correto:

Driver "ati"

E ainda acrescente essas linhas, se já não estiverem presentes:

Section "DRI"
        Mode         0666
EndSection

Reinicie o computador e veja se funciona. É quase certeza de que não vai funcionar, mas acho que não custa tentar.

Darcamo

Tenho uma Radeon 7000 (notebook) e o 3D ja vem habilitado.
Embora eu não ache essa placa muito boa, dá pro gasto (jogar Enemy Territory, por exemplo).

O que nunca consegui é fazer a saída para TV funcionar.

anderos

É... acho que vou comprar outra placa... enquanto isso, fico sem joguinhos... hehehe.
ATI Radeon 7000 VE: Missão Impossível

Valeu moçada. Obrigado.

Goathi

Não desista!

Ja tentou setar "vesa' ao rodar $ sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Se o nodo gráfico subir e so instalar o driver. No meu blog tem um how-to, vai o link
http://dfthiagodf.wordpress.com/2006/08/15/instalando-driver-ati-no-ubuntu-dapper/
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

anderos

valeu, amigo!

vou tentar e assim que puder posto aqui.

falow.

anderos

Olha, Goathi, eu fou no seu blog, segui os passos com fidelidade canina... mas não deu não. Como não sou um usuário com expertise, fidelidade pode não ser o suficiente... hehehe. Apareceu a mesma mensagem de que o X estava desconfigurado e só pude entrar no modo texto. Aí eu executei o sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e tudo voltou ao normal. Afinal, mais vale um pássaro na mão... vc's sabem. Obrigado,

André.

Goathi

O modelo da sua placa aceita compartilhar memoria de video com a memoria RAM?
Da uma olhada na sua BIOS, se ela aceitar compartilhamento vai ter essas opções UMA. SidePort e UMA+SIdePort ve ai qual esta usando dependendo de como estiver setado ai na tua bios a ultima versão do driver 8.28.8 não funciona bem
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

rodrigo666

A tua placa é uma RV100 correto?

É que eu acabei de verificar que essa placa parece ser suportada pelos drivers que estão no Edgy Eft.

Foi assim, fui em um blog que ensinava a configurar o AIGLX + Compiz no Edgy Eft e vi nos comentários um cara que conseguiu fazer isso com uma placa Radeon 7000 (RV100).

Talvez seja interessante tu migrares para o Edgy Eft Knot3 e tentar.

Darcamo

Essa placa é sim suportada pelo driver open source (o driver "ati") inclusive com o 3D habilitado, como eu já mencionei.

Ela só não é suportada pelos drivers oficiais da ATI, que só são para placas 8500 pra cima.

rodrigo666

Citação de: Darcamo online 22 de Setembro de 2006, 22:11
Essa placa é sim suportada pelo driver open source (o driver "ati") inclusive com o 3D habilitado, como eu já mencionei.

Ela só não é suportada pelos drivers oficiais da ATI, que só são para placas 8500 pra cima.

De fato, desculpe-me pela duplicidade.