Pequena ajuda com rede doméstica

Iniciado por yureee123, 03 de Junho de 2013, 20:55

tópico anterior - próximo tópico

yureee123

Primeiro de tudo, desculpe pelo título vago do tópico. Eu não sabia como ser mais específico com poucas palavras.

Então vamos à questão. Estou há alguns dias tentando colocar meu notebook e meu pc em rede para compartilhar uns arquivos. Eles já compartilham a internet com um roteador wireless.

Já li vários tutoriais "básicos" de como montar rede, mas nenhum deles foi realmente básico pra mim, que sou extremamente leigo no assunto. O único que consegui entender foi este:

http://www.tetolar.com.br/linux/redes.htm

Porém em um determinado ponto do tutorial eu simplesmente não entendi o que ele quis dizer. Ele fala que para acessar as pastas,
" basta usar o ícone Servidores de Rede que está escondido (gconf-editor, App/Nautilus/Desktop, Icon_View) ".

Não entendi essa informação. O ícone está escondido onde? E esse caminho "App/Nautilus/Desktop", fica dentro de qual pasta? o.O

Aproveito pra perguntar: Se eu achar esse ícone o compartilhamento, a rede vai funcionar fácil assim? Ou eu teria que ter alguma configuração à priori que ele não mencionou?

A única coisa que fiz até agora foi configurar o roteador automaticamente pelo cd que veio junto, e seguir alguns tutoriais de rede - onde eu copiava uns comandos de texto sem entender o que estava acontecendo...

Ps: Meu note está com um ubuntu 12.04 e o pc com ubuntu 13.04 (dual boot com windows 7).
Ps²: Fontes de informação novas são sempre bem vindas, principalmente quando voltadas à pessoas sem conhecimentos técnicos quaisquer.

Obrigado pela ajuda.

Arthur Bernardes

Amigo, instale o Samba, e defina os compartilhamentos pelo smb.conf, muito mais simples.

JFMMão de Ferro

Ao colega yureee123

Estas instruções são as que sigo e tenho-as sempre guardadas, foram as únicas de dezenas lidas que me permitiram fazer a ligação entre duas máquinas só com Ubuntu.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,71424.msg397526.html#msg397526

Leia a ver se lhe resolve a situação.

JFMMF