Firefox 21 tem boas melhorias na performance

Iniciado por jkmsjq, 15 de Maio de 2013, 08:58

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Seguindo o cronograma de lançamentos, a Mozilla lançou hoje a versão 21 do Firefox. As novidades não foram tão marcantes quanto na edição anterior, mas são bem sentidas especialmente na performance.

O primeiro aspecto relacionado a isso é a inclusão do Firefox Health Report. O recurso monitora o funcionamento do navegador, coletando dados como tempo de inicialização e execução e número de "crashes". Depois, fornece soluções e ferramentas para resolver essas falhas.

O recurso ainda está em fase de implementação, e os relatórios ainda são bem incompletos. No entanto, é de se esperar que ela seja aprimorada nas próximas versões do browser, fornecendo informações mais precisas ao usuário e garantindo um melhor funcionamento do Firefox. O Health Report pode ser acessado pelo menu "Help" do navegador.

Enquanto o recurso ainda não está funcionando totalmente, o Firefox pode analisar o tempo de inicialização do browser. Se o processo for muito demorado, o programa mostra um aviso na parte inferior da tela, que direciona você a um site com dicas para melhorar as coisas.

Outra novidade é relacionada à privacidade. O recurso "Do Not Track", que evita que sua navegação seja monitorada por sites, foi melhorado, e agora apresenta três opções: uma para avisar as páginas que você não quer ser monitorado, outra para dizer o contrário e uma para manter suas preferências ocultas. Vale lembrar que, se o "Do Not Track" for ativado, você não verá mais páginas e buscas personalizadas no Google, por exemplo.

Houve ainda mudanças relevantes na API Social do navegador, que antes suportava apenas o Facebook. Agora, ela pode ser associada a mais três sites: o agregador de notícias Cliqz, a rede social japonesa Mixi e o portal msnNOW. Assim como acontece com a rede de Zuckerberg, uma barra lateral é exibida no navegador, trazendo informações de uma das páginas escolhidas.

O trio de sites não tem a mesma relevância do Facebook na internet, mas o suporte a eles pela API Social do Firefox serve para mostrar a versatilidade dela. Dessa forma, é provável que vejamos novidades relacionadas a ela em breve.

Os desenvolvedores ainda adicionaram algumas ferramentas para desenvolvedores, além de terem corrigido falhas de segurança e de compatibilidade do navegador.

Firefox para Android

Aproveitando o lançamento da versão 21 do Firefox para desktops, a Mozilla apresentou também a nova edição do browser para Android. As novidades mais marcantes são a inclusão de uma função para salvar arquivos de mídia dando um toque "longo" e uma mudança na interface, deixando-a mais parecida com a do sistema do Google. Há ainda algumas tradicionais correções de bugs de compatibilidade e de segurança, assim como acontece nas versões para computador.

FONTE: INFO Exame
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Eliseu Carvalho

Não apareceu a atualização pra mim. Meu Firefox continua sendo 20.

jkmsjq

Meu foi atualizado agora de manhã.

Como estão habilitados os repositórios do seu Ubuntu...?!?!?

Eliseu Carvalho

Citação de: jkmsjq online 15 de Maio de 2013, 10:23Como estão habilitados os repositórios do seu Ubuntu...?!?!?

Todos, inclusive o proposed, mais o Medibuntu, o Getdeb e uma série de PPAs.

jkmsjq

Eliseu Carvalho

Acabou de chegar no meu notebook. Acho que chega no PC de mesa em breve.

Eliseu Carvalho

BrunoPT

Eu reparei na melhoria de desempenho, demora menos tempo a abrir.

Cleiton Nunes

Good, achava mesmo que o firefox tava meio gordo. Tomara que tenham melhorado também a compatibilidade com html 5, o firefox era o que ficava em ultimo aqui nos meus testes.
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.